Topo

Coluna

Flávio Ricco


Vice Marcelo Mainardi deixa a área comercial da Band

Marcelo Mainardi - Kelly Fuzaro/Band
Marcelo Mainardi Imagem: Kelly Fuzaro/Band

Flávio Ricco

Colunista do UOL*

12/06/2017 18h06

O vice-presidente Comercial da Band, Marcelo Mainardi, está deixando o Grupo Bandeirantes. Por meio de comunicado, a emissora confirmou nota da coluna, como também anunciou que Diego Guebel, do Artístico, a partir de agora, vai acumular funções. Está mais forte do que nunca, à frente da Vice-Presidência de Televisão. 

Em fevereiro de 2013, o Grupo Band anunciou a criação de uma nova organização para as suas áreas, determinando uma vice-presidência para cada uma de suas plataformas. Assim, cada uma delas passou a ser comandada por um executivo, que já era responsável por aquele assunto nos negócios do grupo.

Foi nesse período que aconteceu a promoção de Mainardi para a Vice-Presidência de Comercialização. Sempre reconhecido internamente e pelo mercado como um profissional atuante, ele respondia pelo cargo de diretor executivo comercial.

Diego Guebel, vice-presidente de televisão da Band - Leticia Moreira/Folhapress - Leticia Moreira/Folhapress
Diego Guebel, novo vice-presidente de televisão da Band
Imagem: Leticia Moreira/Folhapress
Com a ascensão, passou a ser responsável por todas as negociações da emissora na televisão aberta, tanto em rede nacional quanto nas afiliadas. Foi também em 2013 que se deflagrou uma intensa auditoria, cujos desdobramentos se fazem sentir até hoje e levaram o Grupo a uma enorme reestruturação para conter gastos – a perda do Brasileirão pode ser colocada nessa lista. 

Tudo leva a crer que a saída de Mainardi tenha sido motivada por um forte desgaste na relação com diversos setores. Ele já vinha expressando sua insatisfação, inclusive por meio de comunicação interna com outros executivos.

Em comunicado distribuído há pouco, a Band confirma a saída de Mainardi e causa surpresa ao anunciar que Diego Guebel, agora, praticamente terá superpoderes no Grupo, ficando responsável por todos os departamentos da emissora, via Vice-Presidência de Televisão.

Na íntegra, o comunicado:          

“Com o objetivo de adequar o perfil do Grupo Bandeirantes de Comunicação às necessidades atuais do mercado brasileiro, iniciamos, neste momento, reestruturação  conforme as seguintes orientações:
A partir desta data Diego Guebel assume a vice-presidência de televisão, ficando sob seu comando todos os departamentos da emissora: artístico, jornalismo, operações e comercial. 
Assume a vice-presidência de Rede André Aguera, que comandará também o departamento de engenharia, com foco em transmissão e regulamentação. André ficará ainda respondendo interinamente pelos departamentos de administração e finanças.
A vice-presidência de Rádio continua sob direção de Mario Baccei , assim como a vice-presidência dos canais por assinatura segue sob o comando de Paulo Saad em todos as áreas, inclusive comercial.
Informo também que por iniciativa própria, Marcelo Mainardi se afasta da vice-presidência comercial. Mainardi deixa o Grupo Bandeirantes após longa e brilhante carreira. O Grupo Bandeirantes agradece pela dedicação e competência demonstrada durante esses anos. Temos certeza que Marcelo Mainardi terá sucesso em sua nova empreitada e esperamos que nossos caminhos voltem a se encontrar.
Todas as VPs continuarão sob a coordenação desta VP Executiva.
Ao mesmo tempo que desejamos sucesso, pedimos o necessário apoio de todos.
Atenciosamente
Marcelo Meira (VP executivo)

*Colaboração de José Carlos Nery 
 

Flávio Ricco