Topo

Coluna

Flávio Ricco


Em momento muito ruim, futuro da Band também é dos mais incertos

Yuko Tappabutt apresenta prato aos jurados do "MasterChef Brasil" - Carlos Reinis/Divulgação/Band
Yuko Tappabutt apresenta prato aos jurados do "MasterChef Brasil" Imagem: Carlos Reinis/Divulgação/Band

Colunista do UOL*

07/08/2017 07h01

São conhecidas as dificuldades da Band, assim como reconhecidos os esforços da sua direção em contornar mais esta situação de crise, responsável pelo quase completo esfacelamento da sua linha de produção.

De tudo que existia, como consequência direta, quase nada sobrou, além do “MasterChef”, o trabalho do jornalismo e alguma coisa de esporte.

Quanto ao mais, ou vem de fora ou é sustentada por igreja e demais vendas de horários, que se de um lado hoje são essenciais para minimizar alguns dos mais urgentes problemas de caixa, por outro tem contribuído irreversivelmente para a quase completa destruição da sua imagem.

Os reflexos de tudo são apontados no triste quadro da sua média mensal de audiência: abril – 2,1; maio e junho, 2,0; e julho – 1,9.  Um doloroso cenário de queda, que não foi estancado ou de alguma forma beneficiado nem mesmo com toda bobagem feita pelas emissoras da Simba.

Pior que os resultados atuais é a falta de qualquer perspectiva de melhora para os tempos futuros. Isto é o que mais preocupa.

Tem futebol
Em se tratando de Band, amanhã, terça, tem futebol internacional, com a decisão da Super Copa. Real Madrid, campeão da Liga dos Campeões, contra o Manchester, campeão da Liga Europa.
Narração de Oliveira Andrade e comentários do Neto.

Olho nele
Diante da decisão da Mara Luquet em dar outro rumo à vida dela, é de se estranhar o fato de a Globo não promover Samy Dana para o lugar dela.
Como melhor referência, as suas participações no “Conta Corrente”, da GloboNews, e “Hora Um”, da própria Globo.

Homens trabalhando
Uma comitiva turca desembarcou há alguns dias por aqui, para dar início aos trabalhos de seleção do “Exathlon Brasil”, novo reality da Band.
A seleção está começando por São Paulo e Rio, para depois seguir por cidades do Nordeste e Sul do País.

Bom repetir
O “Exathlon Brasil”, a partir do seu lançamento, terá exibições diárias, no horário hoje ocupado pelas novelas, e dois especiais semanais no prime-time.
Provavelmente às terças e quartas-feiras.

A gaúcha Vitória Strada caracterizada como Maria Vitória, nos bastidores de gravações de “Tempo de Amar”. Atriz e modelo, ela é a grande aposta desta história de época que substituirá “Novo Mundo”.  - João Miguel Junior/Globo - João Miguel Junior/Globo
A gaúcha Vitória Strada caracterizada como Maria Vitória
Imagem: João Miguel Junior/Globo
Novo programa
“Tá certo”, um programa de perguntas e respostas com bonecos, acaba de ser confirmado na grade da TV Cultura.
Exibição de segunda a sexta, faixa das 8 da noite, com apresentação de Warley Santana, a partir do próximo dia 28.

Faixa das seis
Depois de “Velho Chico” e “Dois Irmãos”, Juan Alba fechou um novo trabalho na Globo.
Foi confirmada a sua escalação em “Tempo de Amar”, novela de Alcides Nogueira que substituirá “Novo Mundo” na faixa das 18 horas, com estreia em 20 de setembro.  

Curioso isso
O “Zorra”, da Globo, é outro daqueles que passa para o telespectador a imagem de um programa de humor, mas que está longe de ser engraçado.
Muito mais que o público, deve divertir bastante a sua própria equipe. Se for só este o objetivo, está valendo.

Mau humor
Em tempos tão complicados como os de agora, o país meio que do avesso e tantas notícias ruins se espalhando, bem que a televisão poderia, pelo menos nos programas ditos de entretenimento, seguir no sentido contrário.
Mas não. Alguns fazem questão de apostar e insistir na linha da desgraça. Muito por isso que a velha “A Praça é Nossa” cada semana dá mais audiência.

Mais espaço
Além do “BandSports News”, todas as noites, Lucilene Caetano foi escolhida para apresentar o “KO Arena”, um programa que dará espaço a todas as modalidades de luta.
Exibições às quartas-feiras, das 21 às 23 horas, a partir de 6 de setembro.

Nota Mais Espaço Flavio Ricco - Divulgação - Divulgação
Lucilene Caetano
Imagem: Divulgação


No stop
Preta Gil e Hugo Gloss fecharam as gravações da segunda temporada de “Lady Night”, programa de Tatá Werneck no Multishow que voltará ao ar em outubro.
Férias? Que nada! Tatá começou a gravar participação no “Vai que Cola” para o mesmo canal pago e depois emenda nos trabalhos de “Deus Salve o Rei”, próxima das sete na Globo.

Nova edição
Nesta quinta-feira às 20h30 o GNT estreia a nova temporada de “Cozinheiros em Ação”, agora sob o comando do chef Thiago Castanho em substituição a Olivier Anquier.
O programa ganha também um novo painel de jurados com as presenças de Lígia Karazawa, Carmem Virgínia e Rusty Marcellini.

Nota Nova Edição Flavio Ricco - Eliana Rodrigues - Eliana Rodrigues
Nova temporada de “Cozinheiros em Ação”
Imagem: Eliana Rodrigues

Posição de comando
O “Lazinho com você”, novo programa de Lázaro Ramos que estreia em dezembro nas tardes de domingo da Globo, terá direção-geral de Daniela Gleiser e direção-artística de Rafael Dragaud.
As gravações para a etapa na TV começam em outubro. Só que ainda neste agosto, haverá um conteúdo exclusivo para internet.    

Bate – Rebate
• A quem possa interessar, de acordo com release que recebi aqui, a esposa do cantor Naldo Benny fez lipo enzimática. Portanto...
• A primeira temporada da nova série de humor do Paulo Gustavo, “A Vila”, estreia nesta segunda, 22h30, no Multishow.
• Programação da Record, aos sábados, tem durante o dia desenhos e filmes antigos...
• ... E as reprises de “A Casa” e do “Dancing”, da Xuxa...
• ... Será que não é o caso de pensar em alguma coisa para a faixa da tarde?
• Faixa da tarde que, no passado, consagrou Marcio Garcia e Rodrigo Faro como apresentadores?
• O programa “Todo Seu” desta segunda-feira, pela TV Gazeta, recebe o geofísico Sérgio Sacani Sancevero, o youtuber Filipe Soares, a apresentadora Lígia Mendes, e o grupo Sambô.
• O SporTV está com um grafismo diferente no instante de apresentar a escalação dos times de futebol...
• ... O detalhe é que só lá, por algum desarranjo que não se explica, o lateral esquerdo joga na direita...
• ... E o direito na esquerda.

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco