Topo

Coluna

Flávio Ricco


Jornalismo da Record vive mais uma fase nervosa daquelas

Celso Freitas e Adriana Araújo apresentam o "Jornal da Record" - Edu Moraes/Divulgação/TV Record
Celso Freitas e Adriana Araújo apresentam o "Jornal da Record" Imagem: Edu Moraes/Divulgação/TV Record

Colunista do UOL*

09/08/2017 07h01

O jornalismo da Record atravessa mais uma daquelas fases nervosas, quando tudo parece que acontece de uma vez só. A semana começou com um bispo extrapolando no uso das funções, interferindo numa série de reportagens do “Jornal da Record”, entendendo que o material ia contra o “conceito família”

Medidas do tipo naturalmente mexem com o psicológico e limite de toda redação, o que pode até explicar a chefe Luciana Barcellos reclamar do atraso de 3 minutos na entrega de um relatório de pautas. O que levou a chefe de reportagem, Rosana Simões, ao ser cobrada, não amarelar na resposta.

Não bastasse tudo, vai indo longe demais o desentendimento das apresentadoras Salcy Lima e Patrícia Costa, porque num “Fala Brasil” qualquer, uma pediu que a outra se calasse para não vazar. Foi o suficiente para se instalar uma verdadeira e parece que interminável guerra entre as duas.

Desagradável e pior é que tudo jogando contra o resultado final do trabalho.

Pensa que não?
Entre votos contra e a favor, o árbitro de vídeo vai se tornando uma realidade no futebol. Nos jogos decisivos da “Libertadores” ele já será acionado, assim como em outras competições importantes.

E também não vai demorar muito pra começarem a xingar a mãe dele.

Cantinho sentimental
Chegou ao fim o namoro da estrela do SBT, Larissa Manoela, com o também ator Thomaz Costa.

A informação é que a fila andou.

Passando a limpo
Raimundo Lima, da engenharia do SBT, esclarece que não houve nenhuma alteração no sinal analógico do SBT, tudo ao contrário do que foi publicado aqui:
“São 3 sinais que abastecem as regionais e afiliadas – analógico e Digital (principal e stand by). O sinal digital stand by era SD (4.3) e passou a ser HD (16.9)”.

Foi só o que existiu e não causou transtornos para as mais 100 emissoras.

José Loreto caracterizado como o malandro Bonitão, em “Cidade Proibida”, série que se passa no Rio dos anos 1950. Ele vive à custa de moças e madames que seduz em troca de algum sustento. Estreia da Globo em setembro - Globo/ João Miguel Júnior - Globo/ João Miguel Júnior
José Loreto caracterizado como o malandro Bonitão, em “Cidade Proibida”, série que se passa no Rio dos anos 1950. Ele vive à custa de moças e madames que seduz em troca de algum sustento. Estreia da Globo em setembro
Imagem: Globo/ João Miguel Júnior
 Audiência – 1
A final entre Brasil e Itália pelo Grand Prix feminino de vôlei, domingo passado alcançou 10,5 milhões de telespectadores, considerando os canais de TV aberta e fechada que transmitiram a partida nas 15 regiões metropolitanas pesquisadas pela GfK.

Em seus quatro jogos, a seleção brasileira alcançou 18,9 milhões de pessoas, que ficaram em média 47 minutos torcendo pela seleção em cada um dos jogos.

Audiência – 2
A análise da GfK sobre as quatro partidas mostra certo equilíbrio entre os perfis de telespectadores.

As mulheres foram maioria, com 50,4%. A classe predominante foi a C (50%), seguida pelas classes AB (30%) e DE (20%). Pessoas com 50 anos de idade ou mais formaram 38% do público, seguidas por indivíduos de 35 a 49 anos, com 25%.

Esquisito
Casagrande de óculos escuros no estúdio do “Globo Esporte-SP” também é qualquer nota.

Só conjuntivite explica.

Evento beneficente
O ex-jogador Juninho e o jornalista Flávio Prado promovem nesta quinta-feira, a partir das 20h, na Pizza Paulista 10, a sexta edição de um evento em prol da Associação Cruz Verde, referência em paralisia cerebral grave, particular e filantrópica.

Carlos Alberto de Nóbrega, Cuca, Muricy Ramalho e Vampeta estão entre os muitos convidados.

Moya hospitalizado
Álvaro de Moya, 87 anos de vida e 70 de carreira, sofreu um AVC no último domingo. Está internado no Hospital São Paulo.

Para quem não sabe, entre tantos outros trabalhos realizados, na antiga Excelsior, foi responsável pela criação de novos conceitos que vieram revolucionar a televisão.

Karina Oliani vai mostrar sua aventura ao escalar o Monte Everest no Fantástico - Divulgação - Divulgação
Karina Oliani vai mostrar sua aventura ao escalar o Monte Everest no Fantástico
Imagem: Divulgação
 Escalada

Depois da face sul, Karina Oliani escalou o Monte Everest pela face norte, famosa por ser a mais desafiadora: mais íngreme, mais inclinada, com mais vento e gelo.

Karina subiu acompanhada por Pemba Sherpa, seu amigo desde 2010 e parceiro de escalada desde 2013.

Muito desta aventura será exibida no “Fantástico”, da Globo.

Estaca zero
Esqueça tudo que saiu por ai sobre a próxima “Malhação” na Globo, substituta de “Viva a Diferença”.

Agora, Silvio de Abreu vai avaliar uma sinopse de Patrícia Moretzsohn. 

Bate – Rebate
• Anderson Cheni, no Comunique-se, informou as dispensas de Milton Blay e Frank Fortes pela rádio Bandeirantes...
• ... É a velha história do trocar um por meia dúzia...
• ... Ou o estágio no lugar da experiência...
• ... Não por acaso os resultados da Bandeirantes, como imagem e audiência, em nada lembram o seu passado.
• A Record vai indo bem, obrigado, com a escalação de “Apocalipse”, a próxima bíblica, de Vivian de Oliveira, que vem por aí...
• ... Nas últimas horas foram definidas as contratações de Jandir Ferrari, Débora Kalume e Laís Pinho, que vem de “Rock Story”, na Globo.
• O Discovery Kids estreia dia 28, às 9h e às 18h50, “Mini Beat Power Rockers”, uma série produzida por Juan José Campanella...
• ... Campanella é diretor argentino, vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro de 2010 por “O Segredo de Seus Olhos”...
• ...  “Mini Beat” apresenta uma divertida banda multicultural formada por bebês que gostam de fazer música....
• ... Para promover a série, o Kids trará ao Brasil, dia 24, os produtores executivos Juan José Campanella e Gáston Gorali.

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco