Topo

Coluna

Flávio Ricco


A censura na TV é maior que no regime militar

Maria do Carmo (Carolina Dieckman) foge de repressão policial em cena da primeira fase de "Senhora do Destino" - Gianne Carvalho/Globo/Divulgação
Maria do Carmo (Carolina Dieckman) foge de repressão policial em cena da primeira fase de "Senhora do Destino" Imagem: Gianne Carvalho/Globo/Divulgação

Colunista do UOL*

21/08/2017 07h01

Que aqui é o país do faz de conta todo o mundo sabe desde 1500, mas alguns setores ainda se esforçam, a cada dia, em querer reafirmar esta verdade.

Nos anos 1970, ditadura plena, a novela “Mulheres de Areia” foi exibida sem restrições na extinta Tupi, isto em meio a feroz censura do então ministro Alfredo Buzaid.

Zilhões de movimentos da Terra depois disso, em 2012, um remake da mesma “Mulheres de Areia” na TV Globo foi censurado pelo Ministério da Justiça, porque aparecia o perfil de uma mulher nua na sua abertura.

Em setembro do ano passado, o Supremo Tribunal Federal considerou inconstitucional qualquer tipo de censura.

Ainda assim, agora, nem um ano depois, o MJ quer que a reapresentação de “Senhora do Destino” no “Vale a Pena Ver de Novo”, passando por cima da decisão do STF, tenha várias cenas cortadas.

Em um lugar onde se tem 70 mil assassinatos por ano e o grau de corrupção política é considerado o maior do mundo, o Ministério da Justiça, num universo que não é o nosso, se preocupa com os personagens de uma novela.

Estamos feitos.

Julia Dalavia nos bastidores de "Os Dias Eram Assim", caracterizada como Nanda - Globo/Mauricio Fidalgo - Globo/Mauricio Fidalgo
Julia Dalavia nos bastidores de "Os Dias Eram Assim", caracterizada como Nanda. No capítulo desta segunda-feira, a personagem descobrirá que é soropositiva
Imagem: Globo/Mauricio Fidalgo

Empacando
Simba e Claro é um acerto que pode pintar nesses próximos dias.

A respeito de todo esse braço de ferro, emissoras e operadoras, há uma queixa em setores do SBT e Rede TV!, que a Record sempre endurece o jogo no momento de fechar alguma coisa.

Previsão
A Band trabalha com a data do próximo dia 28, uma segunda, para a estreia de Julia Duailibi na bancada do “Café com Jornal”.

Nova parceira de Luiz Megale, ela já fez vários pilotos com a equipe.

Voando
Houve, lá atrás, certa dúvida de como seria o desempenho de Marco Pigossi, no triângulo com Isis Valverde e Paolla Oliveira.

Se ele daria conta do recado. Só que deu e com sobras. É um dos nomes de “A Força do Querer”. A imagem do galãzinho insosso passa longe.

A série "Máquina Mortífera", baseada no filme de sucesso, será exibida pela Globo - Divulgação/Fox - Divulgação/Fox
A série "Máquina Mortífera", baseada no filme de sucesso, será exibida pela Globo
Imagem: Divulgação/Fox
 Espaço na grade
Depois da TV paga, Fox, a série “Máquina Mortífera”, baseada na franquia do cinema, com Damon Wayans e Clayne Crawford, será exibida na Globo a partir do dia 22 de setembro. Serão, ao todo, 18 episódios, após o “Globo Repórter”.

Abre alas
Terça da semana que vem, dia 29, a Band vai exibir um dos quatro episódios da série jornalística “Ana Paula Padrão.Doc”, este sobre o sucesso do formato “Masterchef” no Brasil e no mundo.

Os outros três, com temas completamente diferentes, serão levados ao ar em dezembro.

Tô fora
A final do “MasterChef”, amanhã, levou a Rede TV! a não queimar um inédito do “Luciana By Night”.

O fato é que se optou por uma reprise, deixando a entrevista com o Aguinaldo Silva para o dia 29.

Última gravação
No ar, o programa “BBQ Brasil  – Churrasco na brasa”, com apresentação de Chris Flores nas noites de sábado do SBT, ainda está no começo.

Mas as gravações já serão encerradas na próxima quinta-feira.  

Sem exceção
Se a crise no país vem batendo forte nas nossas emissoras de televisão, a exemplos de outros setores, tudo aquilo que gira em torno delas também sofre os efeitos.

Como exemplo, as produtoras independentes e de conteúdo.

Que dependem de parcerias para sobreviver e dar sequência em programas de temporada. O quadro, para muitas delas, está bem desesperador.

O destino de Bibi
Além do tradicional quem fica com quem, nos momentos finais de “A Força do Querer”, Gloria Perez também vai ter que avaliar as opções para Bibi perigosa, personagem de Juliana Paes. Dentre elas, prisão e morte.

Bibi (Juliana Paes) e Rubinho (Emilio Dantas) - Estevam Avellar/Globo - Estevam Avellar/Globo
Bibi (Juliana Paes) e Rubinho (Emilio Dantas) em cena de "A Força do Querer"
Imagem: Estevam Avellar/Globo

Não muda nada
No SBT não existe nenhum interesse em mexer com a sua programação do fim de tarde começo de noite.

Vai tudo continuar como está, inclusive com estreia de uma outra novela mexicana, “Um Caminho para o Destino”, segunda-feira que vem.

Improcedente, portanto, esse papo de novo jornal.

Bate – Rebate
• Globo chamou o ator Eucir de Souza para ser Jonas, pai de Clara (Bianca Bin), em “O Outro Lado do Paraíso”, próxima novela das 21 horas...
• ... É uma participação especial e bem curta. Morre numa explosão de uma mina.
• Trabalhos do reality turco da Band devem ganhar maior embalo a partir de hoje...
• ... Além de selecionar de vez todos os participantes, será escolhido um apresentador.
• Está na pauta o nome da Maria Casadeval para a nova novela do João Emanuel Carneiro...
• ... Novela que terá por cenário algumas das mais bonitas praias da Bahia, já selecionadas pelo diretor Dennis Carvalho.
• Globo vai deixar de exibir “Malhação” e a novela das seis “Novo Mundo” na terça-feira, 5 de setembro...
• ... A partir das 17h30, de Brasília, jogam Colômbia e Brasil, em Barranquilla, pelas eliminatórias.
• A segunda temporada do “Posso Ajudar?” e “Choque Ambiental” serão as estreias do “Como Será?”, da Sandra Annenberg, em setembro, na Globo.

*Colaboração de José Carlos Nery
 

Flávio Ricco