Topo

Coluna

Flávio Ricco


A sempre discutida relação dos técnicos de futebol com jornalistas

O técnico Vagner Mancini, do Vitória, durante entrevista de imprensa - Reprodução / TV Globo
O técnico Vagner Mancini, do Vitória, durante entrevista de imprensa Imagem: Reprodução / TV Globo

Colunista do UOL*

22/08/2017 07h01

A rotina das sempre enfadonhas coletivas dos treinadores de futebol após as partidas foi quebrada, neste último final de semana, pela discussão do técnico do Vitória, Vagner Mancini, com o repórter da rádio Bandeirantes, Felipe Garraffa.

A proporção que tomou, dividindo opiniões e provocando reações furiosas nas redes sociais, apenas relevou o quanto é tão mal resolvida a relação entre os profissionais do futebol com a imprensa esportiva.

E, no fundo, revelando que a preocupação, antes do dever profissional de cada um, está em fazer prevalecer suas convicções e vitórias pessoais.

Uma situação tão maluca como problemática, a ponto de surgir, também depois do jogo, suposto telefonema do treinador a um amigo – igualmente espalhado na rede - comemorando mais o seu desempenho no embate com o jornalista, que o fato do time dele ter quebrado a longa invencibilidade do líder do campeonato.

A tal ”DR”, discutir a relação, como se vê, não vale só para os melhores ou piores namoros e casamentos. Ao caso, treinadores e repórteres, ela até que se aplicaria muito bem.

Curioso, para finalizar, é que, contrastando com a situação atual, em outros tempos já existiu maior respeito de parte a parte.

Perdeu a graça
O futebol era outro, e as entrevistas muito mais interessantes quando aconteciam dentro dos vestiários, até debaixo do chuveiro.

Hoje, como todos os interesses comerciais em jogo, os ensaiados discursos se repetem o tempo todo. Essa briga do sábado, com efeitos discutíveis, quebrou a rotina.

Não é a dela
A Record publicou um “estamos aí”, em forma de anúncio nos jornais, colocando-se como alternativa para os anunciantes que não se incluírem no futebol da Globo.

Assim como é difícil lembrar qual foi a última, também é impossível saber qual será a próxima partida que a Record irá transmitir.

Bianca Bin e Erika Januza em gravação na vereda do Capim Dourado, no Jalapão - Globo/Raquel Cunha - Globo/Raquel Cunha
Bianca Bin e Erika Januza em gravação na vereda do Capim Dourado, no Jalapão
Imagem: Globo/Raquel Cunha
 Desmontar acampamento

O diretor Mauro Mendonça Filho, nesta terça-feira, coloca um ponto final na primeira bateria de gravações da novela “O Outro Lado do Paraíso”, substituta de “A Força do Querer”, em Tocantins.

Próxima escala, estúdios no Rio.

Casa cheia
No Espaço das Américas, em São Paulo, cabem 8 mil pessoas e o “Stomup”, do Tom Cavalcante, na noite de domingo, teve casa cheia.

O show está entre os melhores da carreira dele.

Mala cheia
“Rock Story”, novela de Maria Helena Nascimento, será um dos principais produtos de venda da Globo na Mipcom, feira de conteúdo multimídia que acontece em outubro, na França.

Junto com ela, como alternativas de negócio, sucessos como “Sol Nascente”, “Haja Coração” e “Liberdade, Liberdade”, além das sempre solicitadas “Avenida Brasil”, “Verdades Secretas” e “Joia Rara”.

Da esquerda para a direita: Marcela Rafael, Cris Cyborg, Mayara Munhos e Flavia Delaroli - Divulgação - Divulgação
Da esquerda para a direita: Marcela Rafael, Cris Cyborg, Mayara Munhos e Flavia Delaroli
Imagem: Divulgação

Nova temporada
A ESPN deu a largada na gravação da próxima temporada do “Olhar EspnW”, em 13 episódios, que aborda temas do esporte relacionados ao universo feminino. Um dos programas contará com a participação de Cris Cyborg, atual campeã da categoria pena do UFC.

Sob o comando de Marcela Rafael e com a participação da ex-nadadora Flavia Delaroli, o “Olhar” volta a ser exibido semanalmente em episódios inéditos a partir do dia 4 de outubro, na ESPN+.

Novo quadro

Formato da Endemol, “Muro dos Famosos” estreia nesta sexta-feira no “Legendários” do Marcos Mion, na Record.

Na atração, um “muro” aparece no telão com a imagem de nove celebridades e os convidados (time feminino vs masculino) terão de adivinhar qual famoso tem a resposta certa para cada pergunta feita por Marcos Mion.

No primeiro, participações de Samara Felippo, Gabi Lopes, Maytê Piragibe, Zé Felipe, Carlos Bonow e Matheus Mazzafera.

Bate – Rebate
• Na divulgação das suas audiências conquistadas no dia anterior, Record e SBT ficam se cutucando o tempo todo...
• ... Algo que muitas vezes beira e até ultrapassa os limites do baixo nível...
• ... Tanto de um lado, como do outro...
• ... A parceria do Simba, como se vê, só vale para efeitos de briga com as operadoras...
• ... No mais é a antiga e feroz rivalidade de sempre.
• A Ultrafarma, que antes só tinha olhos para a Rede TV!, hoje está com os dois pés dentro da Band...
• ... E com negociações limitando-se aos dois donos. Sem intermediários ou interessados.
• “Patagônia Selvagem” entra no dia 24, quinta agora, às 20h30, no Discovery...
• ... Em toda a sua série são explorados os perigos e a beleza da região.
• São Paulo, na Livraria da Vila, dia 24 e Salvador, Livraria Leitura, dia 27, terão o lançamento de “O Raul que me contaram – A história do Maluco Beleza revisitada por um programa de TV”...
• ... Este trabalho do Tiago Bittencourt reúne depoimentos de familiares, amigos e profissionais que trabalharam com Raul Seixas.
• O professor Mário Sérgio Cortella será o entrevistado do Fábio Porchat, na noite desta terça-feira, na Record.

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco