Topo

Coluna

Flávio Ricco


A culinária é um prato indispensável na televisão dos tempos atuais

Os jurados Henrique Fogaça, Paola Carosella e Erick Jacquin comandam a segunda temporada de "MasterChef - Profissionais" - Reprodução/TV Bandeirantes
Os jurados Henrique Fogaça, Paola Carosella e Erick Jacquin comandam a segunda temporada de "MasterChef - Profissionais" Imagem: Reprodução/TV Bandeirantes

Colunista do UOL*

08/09/2017 00h06

Estimular a competição, usando de todos os mecanismos para colocar um contra o outro, veio a se transformar num dos ingredientes indispensáveis na televisão dos tempos atuais.

O que antes estava restrito apenas aos campos esportivos, em suas mais diferentes vertentes ou formas de disputa, hoje se dispersou para outros tantos setores e também na TV, sob o nome de reality show.

Primeiro vieram os de confinamento, que dentre os vários, só restou o “BBB” como exemplo a se destacar, passando para os musicais, também com a sobra de poucos, até chegar à culinária, mas aí com a diferença dela ter se espalhado por quase todas as emissoras. Entre canais abertos e fechados.

Uma verdadeira febre, que no sentido inverso dos demais gêneros, parece dispor de melhores condições para atender uma maior diversificação de formatos.

Claro que o “Masterchef”, por ser o primeiro, acaba sendo o principal e também aquele que chama mais atenção, no entanto, todos os outros, guardadas proporções, têm conseguido ocupar espaços próprios e alcançar desempenhos muito bons.

No SBT, por exemplo, o “Bake Off Brasil” e “BBQ Brasil”, são dois casos, assim como as diferentes disputas frequentemente promovidas pelo “Mais Você”, da Ana Maria Braga. Entre outros.

Fato é que, mais que uma tendência, a culinária, também para a televisão, passou a se mostrar indispensável.

Fenômeno
Está sentado? Então olha: números fechados do Ibope – Grande SP, na terça-feira, indicaram o “A Tarde é Sua”, da Sonia Abrão, como maior audiência do dia da Rede TV!: 1,5 ponto de média. Até aí, normal. É o que sempre acontece.

Só que a segunda, pasmem, foi a propaganda eleitoral gratuita, naquela noite do partido do Levy Fidelix (PRTB), com 1,3. Não é o fim?

Depois falam...
Quando daqui partem críticas a esta indiscriminada venda de horários na televisão, alguns entendem como exagero. Os resultados aí estão.

Se alguém ainda não percebeu, é bom se tocar que as igrejas têm um projeto de poder, há muito tempo colocado em prática na política e com vistas à dominação da mídia. As perspectivas, do jeito que vai indo, são as mais sombrias.

27.jun.2016 - Buddy Valastro prova comida de participantes na estreia do "Batalha dos Cozinheiros" - EduMoraes/Divulgação/Record - EduMoraes/Divulgação/Record
Buddy Valastro prova comida de participantes na estreia do "Batalha dos Cozinheiros"
Imagem: EduMoraes/Divulgação/Record
 Gravando
Buddy Valastro, nesses próximos 20 dias, estará inteiramente à disposição da Record, preparando a próxima temporada da “Batalha dos Confeiteiros”.

No ar em janeiro, dois meses de exibição e final ao vivo.

Sem chance
Até chegou a ser cogitada a exibição da minissérie catástrofe “13 Dias Longe do Sol”, com Selton Melo, Carolina Dieckmann e Paulo Vilhena, entre outros, ainda este ano.

Só que não. A Globo, oficialmente, diz que só será em janeiro do ano que vem.

A trama
“13 Dias” é inspirada em acidentes nacionais, principalmente os ocorridos com o Palace II e o Edifício Liberdade, no Rio de Janeiro, repetindo na série, muito do que efetivamente aconteceu.

A história: um centro médico, de última geração, foi construído pelo engenheiro Saulo Garcez, papel do Selton, valendo-se de materiais de qualidade duvidosa e mão de obra não especializada. Como resultado, o prédio desaba. Saulo e mais oito pessoas sobrevivem nos escombros e, debaixo da terra, terão que lutar por suas vidas.

Plano de ação
Já existe um projeto na Record que visa destinar toda uma área nas suas instalações da Barra Funda para a construção do novo prédio do departamento de jornalismo.

Um estudo dos mais modernos, que objetiva reunir num mesmo espaço a redação, estúdios e todo setor digital. Algo para muito breve ser colocado em prática.

Angélica recebe Zezé Polessa e Gaby Amarantos no “Estrelas do Brasil” deste sábado na Globo - Leandro Santan da Silva / TV Globo - Leandro Santan da Silva / TV Globo
Angélica recebe Zezé Polessa e Gaby Amarantos no “Estrelas do Brasil” deste sábado
Imagem: Leandro Santan da Silva / TV Globo
 Dupla de frente
Angélica recebe Zezé Polessa e Gaby Amarantos no “Estrelas do Brasil” deste sábado na Globo.

Programa gravado em Belém do Pará.

Não tá fácil
A crise também bateu, e bateu forte, em quase todas as produtoras de conteúdo.

Muitos dos projetos que estavam previstos ainda para este ano, inclusive em sistema de parcerias com TVs, tiveram seus contratos cancelados. Algumas estão perto de fechar suas portas.

Bate – Rebate

• O “Melhores do Ano”, do “Domingão”, já tem data para acontecer: dia 10 de dezembro.
• O diretor Carlos Araújo, após “Os Dias Eram Assim”, entra em férias na Globo...
• ... Mas já tem como próximo trabalho a novela “Arroz de Palma”, escrita por Edmara Barbosa, na fila das 18 horas.
• Rede TV! está presente no Fórum CEO Brasil, representada por Amilcare Dallevo Neto e Celso Zucatelli. Vai até domingo.
• Pessoal da Simba está animado com a possibilidade de fechar com a Net na próxima semana...
• ... Nos bastidores, o comentário é que as bases serão semelhantes as do acerto com a Sky.
• Setores responsáveis no SBT, Record e até na Rede TV! continuam considerando uma briga ruim, o entrave criado com as operadoras...
• ... O prejuízo comercial causado, todo esse tempo fora do cabo, jamais será pago a base de R$ 1 por assinante.
• Lucélia Santos será a convidada da Daniela Albuquerque, neste domingo, no “Sensacional” da Rede TV!.
• William Waack reassume na segunda-feira a apresentação do “Jornal da Globo”.
• Mylla Christie acabou acertando com o SBT e está confirmada no elenco de “As Aventuras de Poliana”.

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco