Topo

Coluna

Flávio Ricco


TV ainda é um mundo a ser descoberto por muitas pessoas

Logotipo da Globo - Reprodução/TV Globo
Logotipo da Globo Imagem: Reprodução/TV Globo

Colunista do UOL*

18/09/2017 00h06

Com prazer e uma frequência bem regular, os titulares deste espaço são procurados por estudantes das diferentes áreas de Comunicação, interessados em entrevistas sobre temas específicos ou para realizar trabalhos de conclusão de curso, o TCC.

Que no fim, sempre vira uma troca de figurinhas bastante proveitosa. Se, de um lado, acaba sendo uma ocasião para passar um pouco da experiência vivida, também é uma oportunidade das mais proveitosas para tomar contato com novas maneiras de ver e pensar tudo que existe por aí.

Rodrigo Lima, estudante de Rádio e TV, aí já numa situação diferente, nos apresentou um relato dos mais interessantes que foi a sua experiência de acompanhar 20 famílias, cadastradas nos planos sociais do governo, que acabaram de receber o conversor da TV digital. Todas da periferia de São Paulo e com televisores de tubo.

A pedido da professora, um antes e depois na vida de todos. Pós-digital, essas pessoas passaram a zapear outros canais e tomar conhecimento de alguns. Apenas 6 famílias, por exemplo, sabiam da existência da Rede TV! e só 3, da TV Gazeta. Mesmo estimulados durante 10 dias pelos estudantes a realizar novas buscas, a maioria absoluta continuou preferindo a Globo no todo, os programas policiais da Record e os de auditório do SBT. Entre outras conclusões.

Um trabalho que, estendendo ao território nacional, as TVs devem começar a se preocupar em fazer.

Caminhando
Depois das externas no Rio de Janeiro, o chamado “núcleo da Glória Pires” gravou em estúdio pela primeira vez, na quinta-feira, para “O Outro Lado do Paraíso”, substituta de “A Força do Querer”.

Ainda não existem previsões sobre trabalho em cidade cenográfica, mas a estreia segue definida para 23 de outubro.

Mais um cuidado
Como já dito há pouco tempo, após o vazamento das imagens quentes de Grazi e Rafael Cardozo por ocasião de  “O Outro Lado”, a Globo resolveu adotar uma série de medidas para evitar a ação de paparazzi, porque o “estrago” foi muito forte.

Como outra novidade, fica proibida a divulgação (nomes de parques, praias...) dos locais de futuras gravações de novelas, séries, superséries e outras.

Diante disso...
Para aquele pessoal ligado 24h em rede social, que gosta de postar até pensamento, vai ser um tormento.     

A propósito, a internet deve ser vista apenas como um meio, não a causa dos tantos abutres espalhados e que só torcem pelo mal do próximo. No tratamento dado ao Marcelo Rezende, na falta de respeito a sua situação, o número de pessoas desprezíveis atingiu patamares absurdos.

Lançamentos
“Deus Salve o Rei”, substituta de “Pega Pega” na Globo, vai apresentar caras novas e também oferecer papéis importantes a valores que ainda não tiveram grandes oportunidades nas novelas. Por aí podemos destacar  nomes como Liéser Touma, Daniel Warren, Giovani Di Lorenzo, Vinicius Calderoni e Dayse Pozato.

Também estão sendo fechadas algumas participações especiais, casos de Renata Dominguez e Caco Ciocler.

Olhar interior
Depois de Tocantins, cenário da próxima novela das nove “O Outro Lado do Paraíso”, a Globo segue visitando outras importantes regiões do país para gravação de novos trabalhos.

Paraíba, por exemplo, está confirmada como uma das locações de “Onde Nascem os Fortes”, próxima supersérie.    

Claudia Raia lança novo espetáculo em São Paulo - Divulgação/Caio Gallucci - Divulgação/Caio Gallucci
Na imagem, Isabela Quadros (à esquerda), Júlia Ritondaro, Claudia Raia e Caio Menck (à direita)
Imagem: Divulgação/Caio Gallucci
Teatro
Com produção de Cláudia Raia e direção de Jarbas Homem de Melo, estreia dia 12 de outubro no Teatro das Artes do shopping Eldorado, em São Paulo, o espetáculo “Fala Sério, Gente”, baseado em livros de Thalita Rebouças.

No palco, um musical sobre as dores e delícias de ser adolescente.

Lá vão eles
Depois de despachar na semana passada as equipes técnica e de produção, a Band começa a embarcar nesta segunda o elenco e o apresentador do reality “Exathlon” rumo à República Dominicana.

Todos vão ficar acomodados em um dos mais sofisticados resorts de lá. O curioso é que os participantes irão receber da produtora turca, parceira do programa, que não é cadastrada como empresa no Brasil. Cada uma.
 

Sonia Braga, Gabriela - Divulgação - Divulgação
Atriz Sonia Braga em cena de "Gabriela" (1975)
Imagem: Divulgação
Estreia
O canal Telecine Cult vai exibir, pela primeira vez, no dia 1º de outubro, um domingo, às dez da noite, “Gabriela”, filme de 1983 estrelado por Sonia Braga. A obra “Gabriela, Cravo e Canela”, de Jorge Amado, já havia sido adaptada para a televisão em 1975, quando virou um clássico também no cinema.

Oito anos depois, foi a vez de Sônia viver novamente a personagem que lhe tornou grande símbolo sexual mundialmente. Marcello Mastroianni, Antônio Cantafora, Paulo Goulart e Nelson Xavier também no elenco, dirigidos por Bruno Barreto.

Bate – Rebate
• Hoje a Globo exibe o último capítulo de “Os Dias Eram Assim”, com uma das melhores audiências das produções de dramaturgia nesta faixa de horário.
• Renata Alves, apresentadora do “Hoje em Dia” na Record, entrou em rápidas férias no programas. Volta dia 25.
• Merece ser acompanhado e destacado o trabalho do comentarista Carlos Eduardo Lino no SporTV...
• ... Tanto nas transmissões como nos programas que participa...
• ... Informado, comedido, transparente e isento.
• Acontece nesta segunda-feira no shopping Iguatemi, em SP, a pré-estreia da comédia “Divórcio”, com Camila Morgado e Murilo Benício.
• Ontem, Xuxa foi entrevistada, ao vivo, direto dos estúdios da Record – RJ pelo programa “Por El Mundo”, da argentina Telefe...
• ... E nesta noite, o “”Dancing Brasil” dela, Xuxa, faz a semifinal. Duas duplas serão eliminadas.
• Não me lembro de outra tão interessante, mas com toda certeza a atual é uma das melhores fases do Porchat na Record...
• ... Mesmo em algumas ocasiões não recebendo convidados tão badalados, ele faz o programa. Craque.

. Sophie Charlotte, após "Os Dias Eram Assim" , viverá um dos principais papéis da minissérie "Ilha de Ferro", ao lado de Cauã Reymond, Maria Casadevall e Milhem Cortaz. Gravações a partir de novembro, com direção de Afonso Poyart. 

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco