Topo

Coluna

Flávio Ricco


Feiras em todo mundo contribuem para TV cada dia mais universalizada

Paulo Miklos, Fernanda Paes Leme, Alinne Rosa e Rick Bonadio no lançamento de "X Factor Brasil"; formato que não deu muito certo no Brasil - Manuela Scarpa/Brazil News
Paulo Miklos, Fernanda Paes Leme, Alinne Rosa e Rick Bonadio no lançamento de "X Factor Brasil"; formato que não deu muito certo no Brasil Imagem: Manuela Scarpa/Brazil News

Colunista do UOL*

22/09/2017 00h06

Deixando de fora as que trabalham com programações segmentadas, o que não é nada comum nas emissoras abertas, a televisão do mundo inteiro hoje está dependente dos conteúdos universais.

Daí justifica-se a existência de tantas feiras, bastante concorridas em todo calendário, como é o caso da MipCom, em Cannes, entre 16 a 19 do mês que vem.

São intensos quatro dias de negócios ou simples observação do que está acontecendo de mais importante em todo o mercado. A Globo, entre as nossas, é sempre a que se envolve mais.

Uma prática que se aprimorou com o tempo, passando ensinamentos importantes, porque o sucesso de um produto, desde a rejeição simples ou má realização, pode não ser o mesmo e não se repetir em todos os lugares.

“X Factor” e “Got Talent”, no sentido ruim, são apenas dois exemplos. Campeões de audiência em quase todos os países, aqui não foram além de enormes fracassos.

A televisão está cada dia mais universalizada, mas será sempre recomendável observar que, na MipCom ou em outras tantas, nem tudo que é bom lá fora, vai dar certo aqui. A chance de quebrar a cara nunca deixará de existir.

Em cima disso
A propósito de formatos e como um dos poucos com muitos anos de exibição, a 18ª edição do “Big Brother Brasil” já está com sua produção completamente na ativa dentro da Globo.

Este, sim, é um programa que mudou a história ou alterou o calendário da televisão brasileira. O ano de trabalho, que antes só se iniciava em abril, a partir dele passou a começar em janeiro.

Vai longe
O filme “Nada a Perder”, de todos os brasileiros, é aquele que promete chegar mais longe.

A sua distribuição, antes mesmo de concluído, já foi acertada para mais de 50 países.

Pisada na bola
A quantidade de falhas, erros técnicos se repetindo e o Justus meio que caindo de paraquedas na apresentação, apenas demonstram que a Record não soube preparar convenientemente o lançamento de “A Fazenda – Nova Chance”.

A simples mudança de locação já era razão suficiente para gravar vários pilotos. Tudo que não fizeram.

Luma Costa - Divulgação - Divulgação
A atriz Luma Costa
Imagem: Divulgação
Até 2020      
Luma Costa acaba de renovar contrato com a Globo por mais 3 anos.

A atriz, que esteve em “Sol Nascente”, muito em breve terá sua presença anunciada em um próximo trabalho.

Cuidado redobrado
Ocorrências e sustos do passado levaram a Globo a ser mais precavida nas externas de “A Força do Querer”.

Desde um recente problema, que acabou envolvendo pessoal da técnica e elenco, agora os cuidados são redobrados. Tudo é verificado e analisado cuidadosamente antes, além de todas as providências no momento das gravações.

Novo endereço
O projeto é antigo e não se trata de algo tão agora, no entanto, a mudança da TV Alterosa para o prédio de O Estado de Minas, na avenida Getúlio Vargas, em BH, com toda segurança irá acontecer.

Já existem vários andares do edifício reservados para o projeto da televisão. A ideia é reunir tudo num lugar só.

E um detalhe
Definitivamente afastados os boatos de venda, a Alterosa é hoje uma das TVs mais organizadas e bem administradas do país.

Inclusive com registros de audiências dos mais significativos.

Faixa de Gaza
A Bandeirantes está completamente dividida e os tiros, em forma de críticas, são disparados a todo o momento, nas mais diferentes direções.

Entre os questionamentos, visto como um dos maiores absurdos, permitir a realização de um reality show fora do país, como mais um sério candidato a engrossar a lista dos prejuízos e fracassos.

“Pega Pega”, esbanjando luxo, vai mostrar Nanda Costa, Mariana Santos e Rômulo Neto, todos cheios de presença à beira da piscina em seus próximos capítulos - Divulgação / TV Globo - Divulgação / TV Globo
Nanda Costa, Mariana Santos e Rômulo Neto, cheios de presença, à beira da piscina
Imagem: Divulgação / TV Globo
Gravação no estilo
“Pega Pega”, esbanjando luxo, vai mostrar Nanda Costa, Mariana Santos e Rômulo Neto, todos cheios de presença à beira da piscina em seus próximos capítulos.

Os três, naturalmente, como  Sandra Helena, Lourenço e Maria Pia.

Foi bem
Durante a entrevista de Antonia Fontenelle, quarta-feira, o programa “Gugu”, na Record, ficou em segundo lugar em São Paulo, com média de 8 pontos de acordo com o Ibope. No horário completo, marcou 7, ocupando a terceira posição. Já no Rio de Janeiro, o “Gugu” emplacou a vice-liderança o tempo todo. 

No Viola
O cantor Daniel será homenageado no “Viola, Minha Viola”, neste domingo, na Cultura, a partir das 9 da manhã, com apresentação de Adriana Farias.

Tudo que se faça ao Daniel será sempre merecido. Está entre os melhores desse meio. O programa vai relembrar momentos importantes da sua carreira.

Bate – Rebate
• Acidentes de percurso superados, a nova novela das seis, “Tempo de Amar”, terá uma estreia tranquila na Globo...
• ... Exibição a partir da próxima terça-feira, 26, mas com frente confortável de capítulos gravados...
• ... Como todo trabalho de época, os cuidados de produção são sempre redobrados especialmente nas externas...
• ... Agora, com as obras da cidade cenográfica praticamente concluídas, será possível dar um ganho ainda maior.
• O SBT Interior acaba de lançar uma programação exclusiva para a internet. É o Tela 2...
• ... Aliás, outro trabalho digno do melhor registro do Luiz Barreto, já há três anos na sua direção geral.
• Usando a força da sua novela, sempre que possível Glória Perez tem passado a mensagem que a polícia é a menos culpada no caso da bandidagem à solta...
• ... Botar a cara em paradas complicadas e entrar em trocas de tiro, isso os policiais muitas vezes fazem...
• ... O problema, como todo mundo sabe, está na frouxidão da justiça.
• As pessoas no Twitter adquirem tal grau de intimidade, que o Evaristo Costa já é chamado pelos seguidores só com as iniciais, “Êva”.

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco