Topo

Coluna

Flávio Ricco


Globo tira bom proveito da barbeiragem de suas concorrentes

SBT, Record e RedeTV! pagam alto após aposta em novo instituto de pesquisa; Globo tira proveito - Divulgação
SBT, Record e RedeTV! pagam alto após aposta em novo instituto de pesquisa; Globo tira proveito Imagem: Divulgação

Colunista do UOL*

25/09/2017 00h14

Determinadas situações nos levam a admitir que, no caso de algumas emissoras, entre outras tantas coisas, o que mais falta mesmo é juízo.

Senão vejamos: todos sabíamos, até baseados em resultados passados, no que poderia dar a vinda de um novo instituto de pesquisas. No entanto, SBT - desconsiderando a malsucedida experiência do Datanexus -, Record, Rede TV! e Bandeirantes pagaram alto nessa aposta que, no fim, como resultado prático, só serviu para passar recibo de idoneidade ao Ibope.

Não bastasse uma quebrada de cara, três delas, só com a Band de fora, em outro momento também nada apropriado, decidiram comprar briga com as operadoras de cabo, deixando de contar, de um dia para o outro, dos serviços prestados por elas.

Depois de quase quatro meses de desligamento, só recentemente conseguiram chegar a acordos que, se bobear, ainda terão que botar do bolso para honrar os compromissos prometidos.

Impossível calcular o quanto perderam ou deixaram de ganhar, porque na TV, muito mais que qualquer outro setor, a máxima do segundo não se estoca é absolutamente verdadeira.

A Globo, na dela, olhando de longe, apenas vai tirando proveito dessa barbeiragem toda

Fora dessa
No sentido inverso, em ambas as situações, o que fez a dona Globo?

Ficou fora da experiência do GfK e continuou em todos os cabos, certa que em televisão, faturamento e audiência só se alcançam com produção. Foi na contramão de tudo o que as outras deixaram de fazer ao longo de todo esse tempo. E só se deu bem.

Sob pressão

Ellen Rocche e Eriberto Leão em "O Outro Lado do Paraíso", próxima novela das nove da Globo - Globo/Raquel Cunha - Globo/Raquel Cunha
Ellen Rocche e Eriberto Leão em "O Outro Lado do Paraíso", próxima novela das nove da Globo
Imagem: Globo/Raquel Cunha
 

Ellen Rocche e Eriberto Leão - Suzy e Samuel – começaram a gravar “O Outro Lado do Paraíso”.

Na nova novela do Walcyr, Samuel é o diretor de um hospital, e Suzy trabalha no mesmo local como enfermeira. Ele, gay homofóbico, decide investir num romance com ela, apenas para evitar cobranças da família.

Estado de choque

O “Caldeirão”, do Luciano, fez da Ivete Sangalo a sua última vítima, na gravação do quadro “Visitando o Passado”.

O apartamento que ela viveu na infância foi remontado nos detalhes e a Ivete, ao se deparar com tudo aquilo, precisou de alguns minutos para se recompor e passar da porta. Em breve no ar.

A propósito

Luciano sofreu uma torção no joelho e está caminhando com muletas de braço - Reprodução/instagram/lucianohuck - Reprodução/instagram/lucianohuck
Luciano sofreu uma torção no joelho e está caminhando com muletas de braço
Imagem: Reprodução/instagram/lucianohuck
Luciano vem acompanhando Angélica nas gravações da série de especiais sobre várias cidades brasileiras, e esteve em São Paulo na última semana.

Acompanhando numas. Vítima de uma forte torção no joelho, ele está caminhando com auxílio de muletas de braço, também conhecidas como “muletas canadense”. Por que “canadense”?.

Efeito dominó

O jornalismo da Band lá fora começa a sentir os efeitos da contenção de gastos que impera no Brasil.

A ordem é fazer somente o possível e absolutamente necessário. Ou até não fazer se o assunto em questão implicar em qualquer tipo de gasto.

Não entendi

O SBT, como todas as grandes redes, se preocupou em deslocar um dos seus repórteres para a cobertura dos recentes estragos causados no México. No caso dele foi a correspondente Yula Rocha, já há muitos anos nos Estados Unidos.

Pois bem, a Yula, competente como é, foi lá, mas na maioria das matérias só entrou fazendo cabeça, no mais, coberta por imagens das agências internacionais.

Minissérie no mar

Cauã Reymond está no elenco da minissérie "Ilha de Ferro" - Imprensa/Globo - Imprensa/Globo
Cauã Reymond está no elenco da minissérie "Ilha de Ferro"
Imagem: Imprensa/Globo
Uma equipe do diretor Afonso Poyart, da Globo, passou a última semana visitando plataformas de petróleo, em busca da melhor alternativa para as gravações da minissérie “Ilha de Ferro”.

A ideia é dividir o trabalho: parte em uma de verdade, no meio do mar, e outra, na cidade cenográfica. Cauã Reymond, Maria Casadevall e Sophie Charlotte estão à frente do elenco.

Integração

Entre as propostas de “Lazinho com você”, novo programa de Lázaro Ramos para as tardes de domingo da Globo, estreitar ainda mais as relações da TV com a internet está entre as principais.

Quatro músicas enviadas pelo público para a plataforma digital do programa vão ganhar formato de videoclipe com participação do elenco da casa e exibição em dezembro.

Tudo eu

Lázaro Ramos - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação
 

Aliás, esse momento “dominou geral” do Lázaro na Globo, como líder do “Mister Brau”, integrado ao “Criança Esperança” e prestes a apresentar programa, chama atenção por lá.

Nesse caso, com tanto olho em cima, sempre é conveniente buscar a proteção de todos os orixás. 

Bate – Rebate
• A Record News agora tem um programa diário de esportes, 13h30 às 14 horas, gerado de Araraquara.
• O Senac Largo Treze, em São Paulo, começa hoje a ministrar uma Oficina de Roteiro...
• ... Todas as segundas e quartas, a partir das 19h, até 25 de novembro.
• Nesta altura dos acontecimentos pode-se afirmar que só uma grande zebra vai tirar a Bandeirantes da Copa da Rússia no ano que vem...
• ... O acerto é dado como certo, pelo menos do lado dela...
• ... Prazo limite, como se falou, esta quarta-feira.
• Lorena Comparato também está no elenco da série “Cidade Proibida”, da Globo.
• Ainda não existe a certeza se Fabíola Gadelha será mantida ou não na equipe do “Cidade Alerta”...
• ... “Cidade Alerta” que deve passar, inclusive, por uma troca de cenários muito em breve...
• ... Tudo como parte da tentativa de fazer desaparecer a marca do Marcelo Rezende.

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco