Topo

Coluna

Flávio Ricco


Globo, fora do ar, ganha de Band, Record e SBT em Porto Alegre

Globo de Porto Alegre saiu do ar durante 3h07 para manutenção dos seus transmissores, mas ainda assim foi líder de audiência - Reprodução/TV Globo
Globo de Porto Alegre saiu do ar durante 3h07 para manutenção dos seus transmissores, mas ainda assim foi líder de audiência Imagem: Reprodução/TV Globo

Colunista do UOL

14/10/2017 00h06

Uma geral na grade de todas as emissoras leva qualquer um a verificar que a disputa na TV, nas suas diversas faixas, está cada dia mais intensa. Inclusive, provocando um crescimento bem importante no número de aparelhos ligados, de acordo com o Ibope. A televisão de hoje não se resume mais ao “prime time”, embora ele ainda permaneça como “horário nobre” ou aquele que é o mais procurado pelo telespectador. Mas, as faixas da manhã, tarde e até a madrugada, formando um só conjunto, passaram a ser essenciais para a aferição da média/dia.

Daí o próprio Ibope, diferentemente do que acontecia no passado, hoje se preocupar em fornecer resultados das 24 horas, mesmo que eles registrem certos absurdos, como os cometidos na madrugada da última segunda (9). Em Porto Alegre, a Globo saiu do ar durante 3h07, de 0h49 até 3h56, para manutenção dos seus transmissores, mas ainda assim foi líder de audiência o tempo todo, com incríveis 2,8 pontos. Ganhou do SBT (2,3), Band (2,2) e Record (1,7) que estavam com as suas programações normais. Aí fica estranho.

No papel

Apenas para confirmar, considerando os resultados de setembro de 2016 comparados aos deste ano, o número de aparelhos ligados no PNT – Painel Nacional de Televisão - observou crescimento de 0,51%.
Enquanto que em São Paulo, também de acordo com o Ibope, foi de 2,64%.

A propósito

Sobre audiência, erros do Ibope à parte, depois de GfK, Simba e outros, a Globo tornou-se uma fora de questão. Toda e qualquer discussão sempre fica, muitos pontos abaixo, entre SBT e Record ou Record e SBT. 

Outros nomes

A Record continua acelerando na escalação de elenco da próxima novela de Cristianne Fridman, substituta de “Belaventura”. Só nesses últimos dias foram acertadas as participações de Letícia Peroni (Andrea), Rick Tavares (Bruno), Gustavo Rodrigues (Edvaldo), Cacá Ottoni (Rebeca), Brenno Leone (Baltazar) e Giselle Batista (Angélica).

Questão do título

Não foi mesmo possível, ao contrário do que a Record pretendia, fazer valer o título “Rosa Choque” para esta  novela de Cristianne Fridman. É que já existe um registro para ele.

Serginho recebe Anavitoria no Altas Horas - Ramon Vasconcelos/Rede Globo - Ramon Vasconcelos/Rede Globo
Serginho recebe a dupla Anavitoria no Altas Horas
Imagem: Ramon Vasconcelos/Rede Globo
Programa do Serginho

Recém-indicada ao Grammy Latino 2017, a dupla Anavitória é um dos destaques do “Altas Horas”, na Globo, depois do “Zorra”.

Entre sucessos como “Trevo” e “Singular”, as cantoras comentam sobre a rápida ascensão da carreira, que começou em 2015, e a amizade com o cantor Tiago Iorc. 

Conversa de cinema

Convidada do “Cinejornal”, do Canal Brasil, neste sábado (14), às 21h, Claudia Abreu fala, em entrevista a Simone Zucolotto, sobre a sua participação em “Berenice Procura”, um dos destaques do Festival do Rio. Dirigido por Allan Fiterman, o filme é uma adaptação do livro homônimo, de Luiz Alfredo Garcia-Roza, lançado em 2005.

Lambança

Terminou da pior forma possível a confusão envolvendo “O Sétimo Guardião” e, lamentavelmente, o trabalho foi parar na lata do lixo. Perderam todos: Globo, Aguinaldo, Cerceau... e, principalmente, o telespectador.

Quem teve acesso à sinopse, garante, a novela reunia todos os elementos de um grande sucesso. Diante dos fatos, no entanto, a emissora  agiu certo – ela é maior que tudo isso.

Quanto ao autor, agora vai ter que criar outra história e depender de avaliação da Teledramaturgia. E, cá pra nós, nesta altura da vida, Aguinaldo, de tantos sucessos, não precisava passar por tamanho constrangimento.

cleber machado - Divulgação - Divulgação
Cleber Machado retorna às transmissões
Imagem: Divulgação
Bola em jogo

Depois de uma ligeira folga, entre eliminatórias e os jogos do meio de semana, Cleber Machado retorna às transmissões da Globo neste domingo (15).

Importante lembrar que, com o início do horário de verão, as partidas da tarde terão início às 17h.
 

Bate – Rebate

• O “Caldeirão do Huck”, neste sábado, na Globo vai a Itajubá, Minas Gerais, prestar uma homenagem a Telmo Pereira, professor de História há mais de 30 anos.
• A próxima série do médico Dráuzio Varela, no “Fantástico”, agora no mês que vem, vai tratar de dores nas costas.
• Aí aparece um gaiato, procura a coluna e diz que tem o local onde é gravado o reality show do Valdemiro Santiago...
• ... Mas com condições: pede sigilo do seu nome e pergunta quanto a coluna pagaria pela informação?
• ... Evidente que ele ficou com a informação pra ele...
• ... E que faça bom proveito dela...
• ... Essa é só mais uma entre as tantas aventuras diárias, entre os que se acham com beleza acima da média e querem trabalhar em novela...
• ... Além de outros que têm projetos extraordinários de programas etc.
• O “Família Record”, em seu especial de fim de ano, como se planejava, irá mesmo prestar uma homenagem a Marcelo Rezende.
• Agora sim: Sandra Annenberg volta à bancada do “Hoje”, na próxima segunda, a exemplo de Renata Vasconcellos no JN.  

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco