Topo

Coluna

Flávio Ricco


Destacada em prêmio, "liberdade" impulsionou sucesso de A Força do Querer

Paolla Oliveira e Anitta nos bastidores do Troféu Domingão -- Melhores do Ano, em que a atriz foi premiada pelo papel de Jeiza  - João Miguel Jr / TV Globo
Paolla Oliveira e Anitta nos bastidores do Troféu Domingão -- Melhores do Ano, em que a atriz foi premiada pelo papel de Jeiza Imagem: João Miguel Jr / TV Globo

Flavio Ricco

Colunista do UOL

12/12/2017 00h06

Como não poderia deixar de ser, a novela “A Força do Querer” foi o centro das atenções e discussões do prêmio “Melhores do Ano” realizado domingo pela equipe do programa comandado por Fausto Silva na Globo. Nos bastidores muita gente não digeriu muito bem a vitória de Paolla Oliveira na categoria Atriz de Novela, por entender que a honraria deveria ter ficado com Juliana Paes. Zebra?! Em hipótese alguma. Houve estranhamento ainda em relação ao fato de Débora Falabella ter levado para casa o prêmio de Atriz Coadjuvante, no duelo com Elizangela e Zezé Polessa.

Polêmicas à parte, também chamou atenção uma constatação da maioria dos atores de “A Força do Querer” durante a festa, e isso precisa ser destacado. É sobre a liberdade concedida por Glória Perez e o diretor Rogério Gomes para que eles pudessem criar e desenvolver seus personagens. Improvisar, até, se necessário. Isto foi relatado pelo elenco como um dos principais motivos do sucesso da novela.

Mas esta tal “liberdade” não é uma característica geral em se tratando de novelas ou séries e, em muitos casos, pode se tornar um “campo minado”. Há autores totalmente contrários à ideia de alguém “fugir do roteiro” ou de colocar “cacos” no texto. Dão chiliques, mandam recadinhos para a produção e até “explodem” personagens...

No caso de “A Força”, no entanto, tudo deu muito certo.

Vem aí
Em relação ao serviço de streaming prestes a ser lançado pelo Grupo Globo, o responsável por ele é o diretor João Mesquita, que foi “pescado” da Direção Geral do Telecine para tocar o trabalho.

Que, aliás, trata-se de um projeto em sociedade da TV Globo com a Globosat.

Sinais
A produtora Floresta, comandada por Elisabetta Zenatti, está muito cotada para voltar à programação da Record em 2018.

É o que se comenta nos corredores da emissora em São Paulo.     

Gui Pádua protagoniza o “Aprendiz Animal”, no canal pago Animal Plantet - Divulgação  - Divulgação
Gui Pádua protagoniza o “Aprendiz Animal”, no canal pago Animal Plantet
Imagem: Divulgação
TV paga
O canal Animal Planet, da Discovery, estreia em fevereiro a produção nacional “Aprendiz Animal” protagonizada pelo atleta de esportes radicais Gui Pádua.

Desta vez, ele não vai saltar de paraquedas ou base jump,  mas sim lidar com todos os tipos animais. Ele viajará pelo Brasil para encontrar pessoas que trabalham e cuidam das mais diferentes espécies, participando do trato de cada um deles. A série é uma coprodução com a TX Filmes.

Rojões
A equipe da minissérie “Ilha de Ferro” também comemorou a conquista de Jonathan Azevedo, domingo, prêmio Ator Revelação.

Lá, ninguém o conhece como “Sabiá”. É o Negueba. 

Tudo certo
Chay Suede, protagonista em “Novo Mundo”, foi confirmado no elenco da novela que substituirá “O Outro Lado do Paraíso”, escrita por João Emanuel Carneiro. Mas já está na hora de encontrar outro título, porque ela ainda é anunciada como “De Volta pra Casa”, marca que pertence à Record TV.   

Casal
Pelo menos para o elenco de “O Outro Lado do Paraíso”, não há mais dúvidas sobre o romance dos protagonistas Sérgio Guizé e Bianca Bin.

Nos bastidores da novela, todos estão dando o maior apoio.

Tem data
“Orgulho e Paixão”, novela de Marcos Bernstein, escolhida para substituir “Tempo de Amar” na Globo, vai estrear em 27 de março.

Alessandra Negrini, Nathalia Dill e Thiago Lacerda vivem os protagonistas.

A americana Victoria Vida, uma das protagonistas da série “Project MC²”, exibida pela Netflix, é uma das atrações da 15ª edição do Natal do Bem, marcada para esta terça-feira, no Palácio Tangará, em SP. Thiago Arancam, Paula Fernandes e Leo Chaves também participam - Mike Allen / Divulgação - Mike Allen / Divulgação
A americana Victoria Vida, uma das protagonistas da série “Project MC²”
Imagem: Mike Allen / Divulgação
Evento
A americana Victoria Vida, uma das protagonistas da série “Project MC²”, exibida pela Netflix, é uma das atrações da 15ª edição do Natal do Bem, marcada para esta terça-feira, no Palácio Tangará, em SP. Thiago Arancam, Paula Fernandes e Leo Chaves também participam.

Vice-líder
O “Domingo Show”, programa do Geraldo Luis na Record, em sua faixa horária só fica mesmo atrás da Globo. Apesar dos esforços e mudanças na equipe, o programa de Celso Portiolli simplesmente não consegue reagir. Continua em terceiro lugar no Ibope da Grande São Paulo.       

Bate – Rebate
• Silvio Santos completa 87 anos nesta terça-feira...
• ...E tudo indica que ele vai comemorar, trabalhando normalmente nos estúdios do SBT.  
• O especial em homenagem a Chacrinha, gravado pela Rede TV!, recebeu muitos elogios, internamente...
• ...Dirigido por Leleco Barbosa, filho do Velho Guerreiro, vai ao ar dia 24.
• O programa “Foco&Gestão”, exibido pela Record News, recebeu sexta-feira o prêmio Excelência e Inovação em PR 2017, representado pelo Troféu Jatobá.
• SBT pretende exibir dia 19, em horário ainda a ser definido, o especial “Amigo Secreto” do Neymar. 
• Globo promove nesta quinta-feira, no Rio, o evento de lançamento da novela “Deus Salve o Rei”.
• As igrejas, que antes corriam atrás de espaços nas  emissoras de TV, hoje são caçadas por executivos...
• ...Até mesmo Valdemiro Santiago, que perdeu força, é sempre procurado.
• Falando nisso, Cristiane Cardoso, filha de Edir Macedo, está se dividindo entre os assuntos da igreja e a programação da Record TV...
• ... O líder da Universal tem apostado muito no trabalho dela.   
• Muito oportuna a reportagem sobre crimes virtuais, envolvendo roubo de dados de cartões de crédito e senhas, domingo no “Fantástico”. Merece uma série.

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco