Topo

Coluna

Flávio Ricco


Faixa de novela das sete na Globo ganha mais um integrante fixo

 O autor Mário Teixeira, responsável por trabalhos como "Liberdade, Liberdade" e "I Love Paraisópolis" - Globo/Estevam Avellar
O autor Mário Teixeira, responsável por trabalhos como "Liberdade, Liberdade" e "I Love Paraisópolis" Imagem: Globo/Estevam Avellar

Colunista do UOL

07/01/2018 00h06

Já de algum tempo circulavam rumores na Teledramaturgia da Globo sobre a entrada do escritor Mário Teixeira na fila dos autores titulares das 7 da noite. Algo que agora veio a se confirmar.

Teixeira possui uma renomada carreira literária, com trabalhos como “Salvando a Pele”, “Alma de Fogo”, “O Golem do Bom Retiro” e “A Linha Negra”. Foi importante também na colaboração de séries infanto-juvenis como “Castelo Rá-Tim-Bum” e “Sítio do Picapau Amarelo”, além de servir como coautor e colaborador em várias novelas.

Porém, seu grande momento na Globo aconteceu na minissérie “Liberdade, Liberdade”, projeto iniciado por Márcia Prates, mas que ele assumiu e transformou em um grande sucesso. Reconhecimento imediato e que o credenciou a emendar novo trabalho, a também minissérie “O Anjo de Hamburgo”, já inteiramente escrita e prestes a entrar em produção.

Considerado por alguns como o “novo Walcyr Carrasco”, pela facilidade em desenvolver vários trabalhos, Teixeira já tem uma sinopse aprovada para as 19h, porém, de acordo com a Globo, “ainda é cedo para começar a se falar nela”.

Tudo leva a crer que só será produzida a partir de 2019.

O time

Atualmente, desenvolvem sinopses para o horário das sete, na Globo, Daniel Ortiz, Rosane Svartman e Paulo Halm, Maria Helena Nascimento, Claudia Souto e Daniel Adjafre. E são grandes as chances de uma volta da dupla Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari para esta faixa.

Horário das 18h

A faixa das 18h da Globo, no momento ocupada por “Tempo de Amar”, de Alcides Nogueira, a partir de março terá “Orgulho e Paixão”, escrita por Marcos Bernstein. E depois daí, nada decidido ainda. Isso porque há vários projetos concorrendo à vaga, entre eles, “Travessia”, com assinatura de Thelma Guedes e Duca Rachid, e outro, “O Avesso da Vida”, assinado por Elizabeth Jhin.

Em estudo

São boas as chances de Elizabeth Jhin ser a escolhida e vir a escrever a substituta de “Orgulho e Paixão”. Mas, para que isso aconteça, haverá a necessidade de a Globo confirmar a mudança de “Travessia” para a faixa das 23h. A questão está em estudo na Teledramaturgia.

Liderança

O Megapix, da Globosat, se consolidou no ano passado como o canal de filmes mais assistido da televisão brasileira em todos os targets  e fechou o ano com o 4º lugar no ranking de audiência da TV por assinatura no horário nobre. Com o crescimento na faixa nobre, garantiu o melhor resultado de sua história segundo o Ibope. Em média, o Megapix tinha 240 mil telespectadores a cada minuto, o que equivale a três Maracanãs lotados assistindo ao canal. 

Afonso (Rômulo Estrela), de "Deus Salve o Rei'; Jon Snow (Kit Harrington), de "Game of Thrones" - Fotos de divulgação - Fotos de divulgação
Afonso (Rômulo Estrela), de "Deus Salve o Rei'; Jon Snow (Kit Harrington), de "Game of Thrones"
Imagem: Fotos de divulgação

Só o gênero

Nos últimos meses surgiram muitas notícias a respeito de coincidências entre “Game Of Thrones”, da HBO e “Deus Salve o Rei”, nova novela das sete da Globo, que ainda nem está no ar. Quer saber? Esquece. Isso não existe. Em comum apenas o gênero: medieval. Nada mais.

A propósito

“Game Of Thrones” não será exibida na televisão paga em 2018. A temporada final ficou para 2019.

Bem na fita

Fernanda Paes Leme caiu mesmo nas graças do GNT. Tanto assim, que além do elogiado “Desengaveta”, há boas chances de ela comandar um segundo programa, este ano, no canal da Globosat. 

Na luta

Carlos Lombardi, autor, continua conversando e desenvolvendo trabalhos para os canais fechados, após ter encerrado um ciclo na Record. Nada fechado ainda, porque o processo de negociação, em relação às TVs convencionais, é mais lento. Mas ele está bem otimista quanto ao futuro.

Amaury Jr. - Divulgação / Lan Rodrigues - Divulgação / Lan Rodrigues
Amaury Jr. deixou a RedeTV! em 2017 e terá um programa na Band
Imagem: Divulgação / Lan Rodrigues
E aí?

Nenhuma movimentação ainda na Rede TV! em relação ao programa que ocupará o espaço diário deixado por Amaury Junior. Parece até não existir muita pressa em resolver a questão. Alguma coisa nesse sentido só deverá acontecer quando os dois donos interromperem ou terminarem as suas férias. 

Perguntar não ofende

Não está havendo uma superexposição de Luan Santana nos programas de TV? Não sai do ar! Será que isso é bom para a carreira dele? 

Bate – Rebate

• Fábio Rabin, depois dos Estados Unidos, agora leva o  espetáculo “Tô Viajando” para a Europa. Apresentações a partir do dia 20.

• Paulo Gustavo não é um artista da TV aberta, mas nem por isso deixa de ser um destaque quando o assunto é publicidade...

• ... Montado de dona Hermínia, sua personagem mais famosa, o humorista não se cansa de emplacar campanhas na TV.

• O “Domingo Show”, do Geraldo Luís, presta hoje uma homenagem à dupla Bruno & Marrone.

• Como se sairá o “Dancing Brasil”, com a Xuxa, nas noites de quarta-feira?...

• ...É a pergunta que se faz na Record e começará a ser respondida no dia 17.

• Mateus Solano ainda não tem projetos na Globo após “Pega Pega”...

• ...Nesse intervalo, vai se dedicar ao teatro.

• ...Ainda sobre “Pega Pega”, uma novela para esquecer também para João Baldasserini...

• ...Ele que foi tão bem em “Haja Coração”.

• Caio Castro não se arrepende de não manter mais contrato de exclusividade com a Globo...

• ...Isso permitiu escolher seus futuros trabalhos...

• ...Em fevereiro, ele estreia como apresentador na MTV, à frente do “Are You The One? Brasil”.

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco