Topo

Coluna

Flávio Ricco

Ordem no jornalismo da Band: melhor defesa é o ataque

RODRIGO BELENTANI/Divulgação
Paloma Tocci e Ricardo Boechat na bancada do "Jornal da Band" Imagem: RODRIGO BELENTANI/Divulgação
Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. colunaflavioricco@uol.com.br

Colunista do UOL*

09/01/2018 00h06

Em meio a toda essa turbulência no Grupo Band, com o anúncio de uma nova onda de demissões, fica a expectativa de como a televisão irá tratar vários assuntos importantes daqui em diante.

Qual atenção será dada a todos eles?

É uma lista das mais extensas, onde se incluem o carnaval de Salvador, estreias, como do Amaury Jr. e Cátia Fonseca, eleições e Copa do Mundo.

Fora isso, a ordem, no seu jornalismo, ao que parece, é não baixar a guarda. Armas apontadas.

Na manhã de ontem, por exemplo, via rádio Bandeirantes, a Crefisa acabou sendo alvo de uma grande reportagem. E não foi a primeira vez que isso aconteceu.

Não faltaram críticas ao comportamento da financiadora, movimentando autoridades, pessoas que se diziam lesadas e constrangidas etc.

“Estão cobrando até os mortos”, destacava a matéria.

Até segunda ordem
A Band, às voltas com os problemas dela, decidiu exibir filmes nas noites de domingo, no horário que era do “Pânico”.

No final de semana que passou já foi assim. Existem até planos de um programa diferente, em condições de ser opção ao “Fantástico”, Silvio Santos e companhia bela, mas não tão imediatamente. É só um plano, por enquanto.

Por que não?
Já de muitos anos, a cerimônia do “Globo de Ouro” chama atenção de um número muito grande de pessoas e a tendência é que venha a chamar ainda mais nos próximos anos.

Considerando que a Globo já tem o “Oscar”, por que nenhuma outra rede aberta até agora se interessou pela sua transmissão?

E o detalhe
Evidente que até o momento não existem números confirmados, mas com toda certeza o canal fechado TNT, uma vez mais, se deu muito bem com a transmissão do “Globo de Ouro”. A repercussão, positiva, nos meios sociais deu bem essa medida..

E, para ser justo, foi mesmo um trabalho bem à altura.

Caô
Domingo, reportagem bem-feita do “Fantástico”, escancarou o procedimento de médicos que batem o ponto, mas não trabalham num hospital de Sorocaba.

Vamos combinar: esse nosso Brasilzinho está meio  bagunçado.

Que novas matérias venham a denunciar o mau comportamento e a desonestidade em outros tantos setores.

Mudou tudo
Luiz Bacci não será o substituto do Reinaldo Gottino no “Balanço”, da Record, em São Paulo, ao contrário do que já estava ajustado. Matheus Furlan foi designado para as funções.

Bacci vai seguir com o “Cidade Alerta” e a missão de alavancar a programação da noite.

Maurício Fidalgo / TV Globo
Sabrina Petraglia, a Olímpia, e Vitória Strada, como Maria Vitória, em "Tempo de Amar" Imagem: Maurício Fidalgo / TV Globo
Tem festa
Sabrina Petraglia, a Olímpia, e Vitória Strada, como Maria Vitória, em “Tempo de Amar”.

Na novela de Alcides Nogueira, as duas se tornarão cunhadas, uma vez que Maria Vitória se casará com Vicente (Bruno Ferrari), irmão de Olímpia.

BBB
A nova edição do “Big Brother Brasil” vai de 22 de janeiro a 19 de abril. Total de 88 programas. Equipe a postos.

Mas, como sempre, a Globo não descarta uma mudança ou outra nesse calendário.

Vice-líder
O “Fala Brasil”, exibido nas manhãs da Record, fechou 2017 com 6 pontos de média e share de 19%, na Grande São Paulo. Segundo lugar no horário, atrás apenas da Globo.

O programa, atualmente apresentado por Roberta Piza e Larissa Alvarenga, mantém a vice-liderança isolada desde 2013.

Artur Igrecias/SBT
Celso Portiolli, apresentador do ?Domingo Legal?, fará uma participação especial, sábado, no "Júnior Bake Off Brasil", no SBT Imagem: Artur Igrecias/SBT
Convidado
Celso Portiolli, apresentador do “Domingo Legal”, fará uma participação especial, sábado, no “Júnior Bake Off Brasil”, no SBT.

Portiolli vai comandar uma releitura do “Passa ou Repassa”, conduzindo um quiz com perguntas de confeitaria para a garotada com direito a torta na cara de quem errar.

Solidariedade
Recebi do jornalista Maurício Kus, um pedido do Ricardo, filho da falecida atriz Riva Nimitz e do ator Henrique Cesar, que transcrevo aqui: “Meu pai, Henrique Cesar, está muito mal, internado no Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, no bairro de Acari, Rio de Janeiro, com pneumonia e metástese de um carcinoma.

Agradeceria muito se você pudesse repassar esta informação aos atores, diretores, produtores e autores de teatro e TV. Ele está muito solitário, e realmente precisa de uma corrente de pensamento positivo e de correntes de orações”.

Mais um
O repórter Vinícius Nicoletti, bom profissional, também entrou na lista de cortes da Band.

Estava no esporte. Além de outros do mesmo departamento.

Bate – Rebate
• A TV Diário, de Fortaleza, mudou toda a programação dela...
• ... Os programas policiais, que antes dominavam a grade quase que por inteira, foram resumidos à hora do almoço e final da tarde...
• ... Entre as estreias recentes, o programa “Ô Comédia”, todos os domingos, 9 e meia da noite...
• ... A sitcom retrata o dia a dia de uma típica família cearense, cheia de alegrias e histórias para contar.
• O espetáculo “Baixa Terapia”, com Antonio Fagundes e companhia bela, vai reestrear no Tuca, em São Paulo, no dia 19...
• ... Esta nova temporada vai até 22 de abril.
• O “Brasil a Bordo”, série do Miguel Falabella, irá ao ar na Globo entre 25 de janeiro e 12 de abril. Noites de quinta, após o “BBB”...
• ... E no dia 29, a Globo reprisa, após o “Jornal da Globo”, a quinta temporada de “Homeland – Segurança Nacional”.
• Fox Sports, números fechados de 2017, apresentou aumento de audiência na casa dos 26% na faixa nobre...
• ... Além das transmissões, a programação do horário também contribuiu de forma importante para este crescimento.

*Colaborou José Carlos Nery

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!