Topo

Coluna

Flávio Ricco


Fim do mundo: reality da TV paga ensina como matar

?Desafio sob Fogo?, do History  - Divulgação
?Desafio sob Fogo?, do History Imagem: Divulgação

Colunista do UOL*

11/01/2018 00h06

Se era isso que faltava não está faltando mais nada: todos os dias e noites, em horários dos mais diferentes, o canal History tem um programa de nome “Desafio sob Fogo”, que desafia os seus participantes a criar em aço as armas mais poderosas de matar.

É isso mesmo, não tem engano.

Para os testes são apresentados porcos pendurados, que são decepados pelos cortes precisos das lâminas e bonecos de silicone, na forma de corpo humano, que têm a cabeça decepada com um único golpe.

Ao final, o festivo apresentador dá os parabéns aos ferreiros, vencedores ou não, destacando o poder de criatividade de cada um.

Sinal dos tempos ou fim do mundo mesmo?

A boa notícia é que a chance de um programa desses ser produzido no Brasil é nenhuma. Não resistiria nem um dia à ação do Ministério Público.

Nova edição
O “Masterchef” não terá sua rotina de produção alterada, mesmo diante desse momento de turbulência na Band.

Aliás, nem teria como ser diferente. Com limitações ou não, a vida não pode parar e já se anuncia para 6 de fevereiro o início de gravações da próxima temporada. Será o primeiro sem o olhar de Diego Guebel, que deixou a casa no final do ano passado.

Diante disso...
Sem o Guebel, a receita do “Masterchef” que vem aí já apresentará algumas diferenças, a começar pelos primeiros episódios da temporada.

Em vez das “peneiras”, agora os trabalhos vão começar com duelos diretos entre os candidatos, em dois cenários simultâneos. Essa “pimenta” indica que outras novidades poderão surgir, a fim de evitar o esgotamento do formato.

A jornalista Patrícia Poeta será uma das atrações do "Altas Horas", do Serginho Groisman, neste sábado, na Globo - Ramón Vasconcelos/Globo - Ramón Vasconcelos/Globo
A jornalista Patrícia Poeta será uma das atrações do "Altas Horas", do Serginho Groisman, neste sábado, na Globo
Imagem: Ramón Vasconcelos/Globo

Está marcado
O SBT marcou para 3 de maio, uma quinta-feira, 10 da manhã, a gravação do “Troféu Imprensa”. Um pequeno atraso em relação às edições anteriores, até pela transferência das férias de Silvio Santos.

A exibição será no domingo imediatamente seguinte.

Estreia
O Mais Globosat tem na noite desta quinta a estreia de “Os Casos de Cedar Cove”, protagonizada por Andie MacDowell.

A atriz é mundialmente conhecida pelos seus trabalhos no cinema – “Magic Mike XXL”, “Feitiço do Tempo” e “Short Cuts - Cenas da Vida”. Entre outros. A série é baseada nos best-sellers da autora americana Debbie Macomber.

Divulgação
Figuras as mais importantes e representantes de diversos setores, inclusive contratados de outras emissoras, estão sendo procurados pela produção do Amaury Junior para depoimentos sobre a sua estreia na Band.

Gugu, Carioca, Carlos Alberto de Nóbrega e Ratinho foram só alguns.

Confraria
Tudo certo entre Globo, Walcyr Carrasco e... Aguinaldo Silva para Mateus Solano reviver o Félix, de “Amor à Vida”, nas filmagens de “Crô” – Parte 2, com Marcelo Serrado.

E já tem quem também se lembrou da possibilidade do Paulo Betti, com o Téo Pereira, entrar no meio disso.

Sai desse corpo
O problema, em se tratando de atores com papéis tão marcantes, bem o caso desses três, é o tempo que demoram a se livrar deles. Alguns têm revelado mais facilidade. Outros não.

Até o pescoço: Rômulo Braga e Selton Mello em cena de “13 Dias Longe do Sol” que a Globo exibe nesta quinta-feira. Eles precisam atravessar um andar inteiro tomado pela água da chuva - Divulgação/Globo - Divulgação/Globo
Até o pescoço: Rômulo Braga e Selton Mello em cena de “13 Dias Longe do Sol” que a Globo exibe nesta quinta-feira. Eles precisam atravessar um andar inteiro tomado pela água da chuva
Imagem: Divulgação/Globo

Ponto cego (1)
A Record, sobre seus resultados de audiência, faz de conta que o dia não existe da meia-noite às sete da manhã, faixa dominada pela igreja.

O exemplo é o comunicado disparado ontem: “nesta terça-feira, dia 09/01, a Record TV garantiu a vice-liderança na média de todo o dia de São Paulo”. Atenção no detalhe “de todo o dia”.

Ponto cego (2)
E aí o comunicado da Record prossegue: “Das 7h à meia-noite, marcou média de 6 pontos com share de 13%. E no Rio de Janeiro, conquistou o segundo lugar com média de 6 pontos e share de 13%”.

Mas nem, sob tortura, se fala qualquer coisa da madrugada.

Bate – Rebate
• A nova temporada do “Tá no Ar” terá início dia 23 na Globo...
• ... Mas, como manda a nova regra, chegará uma semana antes para os assinantes da sua plataforma digital.
• Lair Rennó, do programa da Fátima Bernardes, vai reestrear o stand up musical “Olá Lair”, dia 15 agora, no Teatro dos Quatro, Rio...
• ... Depois no Shopping Bangu e Teatro Miguel Falabella.
• Em São Paulo, em se tratando de telejornais, tem uma briga boa por audiência em todos os começos de manhã...
• ... A Globo, com os seus “Bom Dia”, lidera com alguma folga...
• ... Mas sempre sai faísca na disputa pela vice-liderança...
• ... Os números mais recentes apontam vantagem da Record sobre o SBT...
• ... Até com certa distância.

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco