Topo

Coluna

Flávio Ricco

Direção da Band trabalha com pressa para colocar ordem na casa

Divulgação/Band
A apresentadora Renata Fan, que comanda o "Jogo Aberto" Imagem: Divulgação/Band
Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. colunaflavioricco@uol.com.br

Colunista do UOL*

16/01/2018 00h06

A direção da Bandeirantes, para colocar ordem na casa, está ciente que outras inúmeras ações serão necessárias, além da demissão dos duzentos e poucos funcionários ainda em fase de execução.

Decisão que já estava tomada desde meados do último dezembro, mas que o bom juízo mandou transferir para depois do Natal e das festas de fim de ano. Antes assim.

Aliás, foi bom verificar nas redes sociais a maneira simpática como vários desses dispensados se manifestaram, com agradecimentos educados à casa que os acolheu, independentemente do pouco ou mais tempo de vínculo. Caso do Antonio Petrin, por exemplo, exemplo de bom profissional.

Existe, no entanto, a convicção que outras tantas intervenções terão que ser tomadas, algumas delas com reflexos diretos na grade, em todas as suas faixas.

Na hora do almoço, por exemplo, a tendência é que os dois programas esportivos sejam mantidos. Não excludentes, eles se completam, cada um com seu público e, ambos, com marcas de audiência e faturamento bem razoáveis. Renata Fan e Neto parecem tranquilos quanto a isso.

Além das estreias de Amaury Junior, Cátia Fonseca e do reality “O Sócio”.

Por outro lado
Na Band também existe a certeza que os contratos com alguns concessionários de horário não serão renovados.

Todos já estão em processo de análise e negociação, muito embora não existam chances das igrejas serem atingidas. Ainda mais no momento de agora, não tem como abrir mão do dinheiro que elas pagam.

Duas questões
Ainda em se tratando de Band, há dois outros assuntos preocupantes pendurados, sem grandes perspectivas de acerto.

Um, a Copa da Rússia, cada dia com definição mais complicada e, outro, a continuidade de transmissões da Liga dos Campeões. Nem mesmo a próxima está assegurada.

Nota triste
Walter Silva, o Waltão, produtor de shows musicais, com carreira dedicada a grandes artistas, como Roberto Carlos, Elis, Agnaldo Rayol, Simonal, além de outros tantos, faleceu na noite do último sábado em Ribeirão Preto.

O próprio RC se encarregou, pessoalmente, de todas as providências para o sepultamento na manhã de ontem.

Território marcado
Marcílio Moraes tem contrato com a Record até 2019 e existe, sim, a possibilidade dele vir a desenvolver um novo trabalho na casa.

Desde que não haja qualquer interferência da igreja ou de qualquer outra pessoa no seu trabalho. Algo que ele sempre deixou bem claro. E que jamais aceitará de maneira nenhuma.

Pegação
A nova (?) MTV ficou mesmo um tanto refém de formatos que exploram o tripé jovem, sexo e bebidas. Já há algum tempo, nada mais se destaca em sua programação.

O “De Férias com o Ex Brasil”, por exemplo, figura entre as maiores audiências da TV paga.  É preciso também investir em ideias um pouco diferentes. Ou irão se especializar nisso?
     
Programação especial
A Globo terá uma grade especial voltada à cobertura do aniversário da cidade de São Paulo, 464 anos no dia 25.

O “Antena Paulista”, do próximo domingo, foi escolhido para abrir os trabalhos.

Ação inédita
O lance é que edições extraordinárias do “Antena” serão levadas ao ar durante toda semana que vem, do dia 22 ao 26, resgatando algumas das matérias apresentadas nos últimos anos.

Transmissão apenas para São Paulo, antes do “Hora Um”.

Globo/ João Miguel Junior
Gabriela Duarte caracterizada como a “Rainha do Café” de “Orgulho e Paixão” Imagem: Globo/ João Miguel Junior
Rainhas
Se lá atrás, Regina Duarte se destacou em “Rainha da Sucata”, em um dos seus melhores trabalhos na televisão, agora a filha dela, Gabriela, será Julieta Bittencourt, em “Orgulho e Paixão”, próxima da Globo, faixa das 18, a partir de 27 de março.

Ela, por acaso, será a “Rainha do Café”.

Falta do que fazer
A Assembleia do Rio resolveu votar e aprovar uma lei que proíbe a “propaganda sexista”. Toda e qualquer mensagem comercial que apele para a beleza da mulher não poderá ser veiculada.

Nada mais desastroso ou pior que a censura de antigamente.

Então devemos concluir
Todas as redes de TV estarão submetidas agora a um processo de excludência, assim como jornais, revistas etc.

Uma propaganda qualquer de cerveja, por exemplo, protagonizada por Sabrina Sato ou Aline Riscado, poderá ser veiculada no Brasil inteirinho. Menos no Rio. Cabe isso na cabeça de alguém?

E outra
Em vez dos nobres deputados proibirem as mulheres de ganhar honestamente seu dinheiro, por que não se preocupam ou tentam virar notícia por trabalhos voltados para a Educação, Saúde, Segurança etc.?

Até aqui...
Ainda na fase de aquecimento de “O Outro Lado do Paraíso”, Walcyr Carrasco chegou a postar em uma rede social que Grazi iria “surpreender com Lívia, fazendo uma vilã como nunca fez”.

Resta saber se isto ainda irá prevalecer.

Divulgação
A repórter Gabriela Moreira, da ESPN Brasil Imagem: Divulgação
Ponte-aérea
A repórter Gabriela Moreira, da ESPN Brasil, está deixando a base de São Paulo rumo ao Rio de Janeiro. Trata-se, na verdade, de uma volta.

A partir de fevereiro, a profissional, premiada em diversas oportunidades por suas matérias investigativas, retomará expediente na cobertura da CBF e do COB, além do dia a dia dos clubes cariocas, trabalhando com Cícero Mello e Débora Gares.

Bate – Rebate
• Estreia em março a websérie “Mistérios da Fazenda”, com Babi Xavier e a garotinha Cléo Pinna no elenco. Direção de Willian Vita.
• O próximo “Quem Não Viu Vai Ver”, domingo, no SBT,  será dedicado à “Pousada do Ratinho”
• Programa da Mariana Godoy volta a ser ao vivo, na Rede TV!, nesta próxima sexta-feira.
• Até março, a TV Escola pretende renovar 80% da sua grade...
• ... Serão mais de 15 programas inéditos, embalados por uma nova identidade visual, que inclui chamadas, logomarca e o slogan “É bom saber”.
• Apesar de os preparativos do programa estarem acontecendo desde o fim do ano, a equipe de Amaury Junior vai estrear sua sala de produção na Band somente nesta terça-feira.
• Titina Medeiros e Andressa Cabral começaram a gravar “Onde Nascem os Fortes”, nova supersérie da Globo...
• ... Serão duas presidiárias...
• Atualmente em gravação nos Estúdios Globo, a produção voltará para a Paraíba depois do carnaval.
• Globo trabalha para fechar o quanto antes os protagonistas de “Verão 90 Graus”, substituta de “Deus Salve o Rei”...
• ...Liderando o grupo da novela, Cláudia Raia.    

*Colaborou José Carlos Nery    

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!