Topo

Coluna

Flávio Ricco


Disputa da "Libertadores" vai começar no campo e nos bastidores

Jogadores do Grêmio comemoram o título da Libertadores de 2017 - AFP PHOTO / JUAN MABROMATA
Jogadores do Grêmio comemoram o título da Libertadores de 2017
Imagem: AFP PHOTO / JUAN MABROMATA

Colunista do UOL*

18/01/2018 00h06

A “Libertadores da América”, que veio ganhar grande importância, não só para o futebol daqui mas também para a televisão no geral, terá mais uma edição disputada a partir da semana que vem.

E assim como aconteceu nesses últimos anos, os canais Fox Sports e SporTV, na TV fechada, continuarão cobrindo todas as partidas, enquanto a Globo na aberta, sempre às quartas-feiras, seguirá fazendo a mesma coisa.

Neste ano, muito mais à vontade para selecionar as suas transmissões porque serão 8 times brasileiros na disputa.

Pela tabela, já conhecida, a competição terá abertura na próxima segunda, com Montevideo Wanderers e Olímpia, mas só nos canais fechados. A Globo, por sua vez, só deverá dar início aos seus trabalhos na quarta-feira, dia 31, com Universidad Concepción contra o Vasco da Gama e a Chapecoense recebendo Club Nacional de Football, na Arena Condá.

Isto, como um todo, será o jogo no campo. Nos bastidores, entre os meses de fevereiro e março terá início a concorrência pelos direitos das próximas “Libertadores” e “Sul Americana” na televisão.

E tem outra
No campo dos direitos esportivos, as emissoras trabalham com a informação que, em março, ainda no comecinho do mês, sairá a decisão da Liga dos Campeões, 2018/2019 e 2020 e 2021.

E com a promessa de fortes emoções.

Futebol: SBT em primeiro
Na transmissão de Confiança de Sergipe x Santa Cruz, terça-feira, pela Copa do Nordeste, o SBT chegou à liderança de audiência no Recife durante boa parte da partida – ganhou inclusive da Globo.

A hashtag #CopadoNordeste2018 foi primeiro lugar no Twitter e chegou a ocupar a quinta posição no mundo. Em Fortaleza, os números foram bem parecidos.

Silêncio
Ainda por aí chama atenção como, de uns dias para cá, um silêncio até estranho passou a ser observado no assunto Liga Francesa.

Mesmo com Neymar em campo e a promessa do PSG se reforçar ainda mais, parece que o interesse por ela não foi na altura do esperado.

Ano enviesado
Em meio a tudo e ao que a TV poderá oferecer nesses próximos tempos, é bom ninguém esperar por grande coisa.

A chance de tudo continuar como está é muito grande. No geral, as aplicações em novos produtos estarão próximas de zero, assim como são enormes as possibilidades de diminuir os investimentos no que já existe.

Carla Cecato - Antonio Chahestian/Divulgação/Record TV - Antonio Chahestian/Divulgação/Record TV
Carla Cecato voltará à bancada do "Fala Brasil"
Imagem: Antonio Chahestian/Divulgação/Record TV
Caminho natural
O fim do “SP Record”, dia 26, irá reconduzir Carla Cecato para a apresentação do “Fala Brasil”, voltando a formar dupla com Roberta Piza.

Larissa Alvarenga, hoje na bancada, também como caminho natural, deverá retornar para a reportagem.

Equipe unificada
Importante ressaltar que o fim do “SP Record” não implicará na demissão de ninguém.

A equipe inteira será realocada no “Cidade Alerta”, que em vez da 1h30 atual voltará a ter 3 horas de duração. Quantos aos repórteres, estes sim, poderão ser distribuídos para outros jornais.

Dentro da “Fazenda”
E surge mais uma informação em relação à próxima temporada do “Power Couple” na Record, com estreia prevista para abril.

Com o objetivo de otimizar a atual locação de “A Fazenda”, o reality de casais deverá ser realizado em Itapecerica da Serra.

Nathalia Dill e Thiago Lacerda em "Alto Astral" - Divulgação/TV Globo - Divulgação/TV Globo
Nathalia Dill e Thiago Lacerda em "Alto Astral"; os dois serão protagonistas de "Orgulho e Paixão"
Imagem: Divulgação/TV Globo
Mudou
Alteração na data de estreia da próxima novela das 18h, “Orgulho e Paixão”, estrelada por Nathalia Dill e Thiago Lacerda.

Em vez de 27 de março, data conhecida e divulgada até aqui, o primeiro capítulo teve seu lançamento antecipado para dia 20 do mesmo mês.

Rádio
Mudança na nova rádio Globo. Sai o ex-Casseta Cláudio Manoel e entra Marcos Veras no “Papo de Almoço”, às sextas-feiras.

A programação, sempre com um apresentador diferente por dia, agora fica assim: segunda, Léo Jayme; terça, Fernanda Gentil; quarta, Adriane Galisteu; quinta; Tiago Abravanel e o Veras, recém-saído de “Pega Pega”, fechando a semana.
 
Bate - Rebate
• “Are You The One? Brasil” volta ao ar dia 22 de fevereiro, às 22h, na MTV, com Caio Castro e episódios inéditos.
• A preparação da equipe de “Malhação: Vidas Brasileiras” - elenco, direção... -  incluiu ações em parceria com a área de Responsabilidade Social da Globo.
• O SENAC - SP inicia dia 22 deste mês o curso de Apresentador de Telejornal e Programas Jornalísticos...
• ... Vai ensinar recursos vocais e técnica corporal na qualidade de comunicação.
• Maurício Meirelles ainda não acertou sua volta à TV, após saída do “Pânico”...
• ... Mas segue com agenda forte no teatro...
• ...Dia 20, ele estreia no Renaissance, em São Paulo, a nova temporada do show “Levando o Caos”.
• Não existe mais preocupação nenhuma da direção da Record quanto a contratos...
• ... O que existia de pendência com César Filho, Ticiane Pinheiro, Rodrigo Faro e até Gugu são casos considerados como resolvidos...
• ... Quanto ao da Ana Hickmann não é agora. Ainda existe tempo para ser resolvido.

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco