Topo

Coluna

Flávio Ricco


Segundo lugar de audiência do SBT não faz nenhuma diferença no caixa

SBT está à frente da Record e hoje ocupa o segundo lugar no Ibope - Divulgação/SBT
SBT está à frente da Record e hoje ocupa o segundo lugar no Ibope Imagem: Divulgação/SBT

Colunista do UOL*

19/01/2018 00h06

Como fato absolutamente verdadeiro - atestado e reconhecido, o SBT está na frente da Record e hoje ocupa o segundo lugar na classificação do Ibope.

Situação que já vem de algum tempo, mas que de importante demonstra o seguinte: não foi o SBT quem subiu, mas a Record quem perdeu.

Além do quadro trivial das madrugadas, com os seus conhecidos e naturais resultados, outros horários passaram a fazer diferença. Por exemplo, no embate novela infantil contra novela religiosa, em situação inversa a de outras ocasiões, “Carinha de Anjo” se mantém na casa dos habituais 10 pontos, enquanto “Apocalipse”, diferentemente de suas antecessoras, mal se sustenta entre os 6 ou 7. A Record caiu de maneira bem importante e a questão é: onde foi parar essa diferença? Para o SBT, como se vê, não foi.

Resta saber, como outro ponto, qual o significado dessa vantagem, ainda que pequena, no caixa do SBT? Com toda certeza, nenhuma. A sua grade de programação, com buracos negros, não oferece condições para isso. O faturamento da faixa infantil é pouco expressivo, por conta de limitações impostas por lei, e nenhum na veiculação dos produtos e programas da Jequiti.

Por aí se caracteriza a maior diferença entre as duas: ao contrário do que a Jequiti deixa de fazer no SBT, a igreja usa espaços da Record e paga convenientemente por eles.

Necessidade
Silvio Santos, na festa de final de ano com os funcionários, revelou que, em mais de uma vez, viu-se obrigado a colocar dinheiro do próprio bolso para equilibrar as finanças do SBT – “os dois últimos anos foram muito ruins”.

Cabe a ele e à sua emissora criar situações que possibilitem virar este jogo. Entre as imprescindíveis, a colocação de produtos rentáveis na grade.

Audiência
A Record caminha para ter a pior audiência dos últimos três anos na Grande São Paulo, considerando as 24 horas.

Os números consolidados mostram que até o dia 17 deste mês, a emissora chegou aos 4.43 de média. Maior, apenas, que os 4.25 de janeiro de 2015.

Mesa de discussões
Na manhã desta sexta, o Sindicato dos Radialistas - SP irá promover um encontro com os trabalhadores demitidos pelo Grupo Band no início do mês.

A assembleia é conjunta e terá a participação de radialistas e jornalistas, para que todos saibam o que foi acordado, quarta-feira, na audiência de conciliação e instrução no TRT entre Band e os sindicatos.

Vai daí que...
Os dois órgãos, Radialistas e Jornalistas, e a Band terão um novo encontro, dia 29, no TRT.

Vale informar que uma liminar passou a impedir a efetivação de novos cortes de forma imotivada.

Continua como antes
O deslocamento de Mario Baccei, da vice-presidência de rádios, para a direção comercial da Band, pensada e planejada para o início deste ano, não vai mais acontecer.

Até segunda ordem, tudo continuará como está.

Leticia Birkheuer  - João Miguel Jr./Globo - João Miguel Jr./Globo
Leticia Birkheuer
Imagem: João Miguel Jr./Globo

Sem parar 
Letícia Birkheuer estreia nesta sexta-feira o espetáculo “Além do que os Nossos Olhos Registram”, no Teatro J Safra, em São Paulo, ao lado de Luiza Tomé e Priscila Fantin. Faz Violeta, uma mulher preconceituosa e homofóbica, de 45 anos.

Depois, será um homem em “Senhora dos Afogados”, de Nelson Rodrigues, e emendará em outra peça, “Mercado Amoroso”, ainda este ano.

Mix
Em tempos de economia, ficou decidido que o “Balanço Geral Especial”, que a Record exibirá em São Paulo aos sábados, terá apenas os melhores momentos da semana, ou seja, vai ao ar com o trio original do programa: Gottino, Fabiola e Lombardi.

Começa em 3 de fevereiro.  

Na espera
E a GloboNews, mesmo com chamadas no ar, ainda não tem definida a data de estreia do Heraldo Pereira no “Jornal das 10”.

A decisão, com toda certeza, deve sair a partir de agora, na volta do William Bonner ao “Jornal Nacional”, a quem o Heraldo vem substituindo.

Letícia Colin e Edmilson Filho - Marcos Rosa/Globo - Marcos Rosa/Globo
Letícia Colin e Edmilson Filho
Imagem: Marcos Rosa/Globo

Comédia
Letícia Colin e Edmilson Filho são os protagonistas da série de comédia “Cine Holliúdy”, em gravação em Areias, no interior de São Paulo, mas ainda sem estreia definida na Globo. Trabalho baseado em uma produção homônima do cinema.

No interior do Ceará, a  luta de Francisgleydisson para que a popularização da TV não afaste as pessoas do cinema. Em meio a isso, ele tenta conquistar o coração da vaidosa Marylin.

Teatro
O espetáculo “Feliz por nada”, inspirado no livro de Martha Medeiros, que estreou dia 12, fica em cartaz no Teatro Gazeta, em São Paulo, até o dia 25 de fevereiro, após temporada de sucesso no Rio. Texto de Regiana Antonini, direção de Ernesto Piccolo e elenco formado por Cristiana Oliveira, Regiane Cesnique e Danilo Sacramento. Um trabalho que fala da amizade que surge por acaso, e que passa a ser fundamental para o resto da vida.

Bate – Rebate
• Foi das mais interessantes a estreia do novo “Dancing Brasil”...
• ... O programa, deve-se reconhecer, tem uma produção das mais caprichadas.
• Um verdadeiro exército da Globo foi deslocado para as cidades históricas de Minas Gerais...
• ... Especialmente Mariana e Ouro Preto, entre as cidades que servem como locações de “Orgulho e Paixão”, próxima das seis.
• Dentro da Globo há uma certa resistência a “Segundo Sol” como título da novela de João Emanuel Carneiro...
• ... Aliás, quanto à manutenção deste nome as opiniões continuam bem divididas.
• O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, será o entrevistado do “Canal Livre”, neste domingo, na Band.
• Apresentação da TV Globo na Natpe, em Miami, arrancou demorados aplausos...
• ... É hoje, no mundo e disparada, a emissora que mais produz em português.

*Colaborou José Carlos Nery
 

Flávio Ricco