Topo

Coluna

Flávio Ricco

Interferência da igreja destrói novela e derruba audiência da Record

Marcos Ferreira/Brazil News
Lançamento de "Apocalipse", novela da Record, que não atrai audiência para a emissora Imagem: Marcos Ferreira/Brazil News
Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. colunaflavioricco@uol.com.br

Colunista do UOL*

22/01/2018 00h06

Os números do Ibope têm revelado que a Record poderá, ao fim deste mês, marcar o pior resultado em audiência desde 2015, sob o risco de sofrer a sua maior diferença com o concorrente SBT, estabilizado na segunda colocação.

Evidente que um conjunto de valores leva a isso, mas a novela “Apocalipse” ocupa parte bem importante no tamanho do estrago.

Por aí cabe uma melhor análise: “Os Dez Mandamentos”, o maior sucesso entre as produções religiosas, foi escrita por Vivian de Oliveira, por acaso a mesma autora de “Apocalipse”.

Inclusive ela se fazendo acompanhar de praticamente o mesmo grupo de colaboradores.

Ninguém está livre de um passo em falso na vida. Porém, a principal e pior diferença entre uma e outra é que antes a interferência da Igreja Universal não se fez tão presente e não foi tão prejudicial como agora.

Intromissão a tal ponto de, em vários capítulos, ir ao ar muito daquilo que não foi escrito pela autora e sua equipe. Não tinha como dar certo desse jeito.

O estrago está feito. Resta saber se a lição serviu.

Questão pessoal
Partiu do Evaristo Costa a decisão de deixar a Globo e se afastar da televisão.

Aos poucos, no entanto, a sua volta começa a acontecer. Por enquanto por meio de ações comerciais. Além da Netflix, já existem outras propostas.

É mais um que, por opção dele, deve seguir o caminho do entretenimento.

Antonio Chahestian/RecordTV
Gugu vai apresentar versão brasileira de "All Together Now" Imagem: Antonio Chahestian/RecordTV
Combinado assim
No acerto com a Record, Gugu Liberato irá estrear o “Power Couple” em abril.

Assim como nas duas edições anteriores, quando o reality era comandado por Roberto Justus, terá dois meses de duração.

Exibições ao vivo e diárias, direto das instalações de Itapecerica da Serra.

Passo seguinte
Ainda de acordo com o combinado, Gugu irá se afastar durante todo o mês de julho e voltará ao ar em agosto, mas aí, à frente de um programa de auditório. Também formato.

A se decidir o dia da semana e horário que irá ao ar.

Sacada
Otávio Mesquita, com seu programa do SBT em reformas, decidiu que um dos novos quadros será o “Ombudsman do Instagram”.

Alguém, convenientemente designado para isso, irá analisar muito daquilo que é postado nessa rede de compartilhamento de fotos. Material para melhor análise, com toda certeza, não vai faltar.

Fim de papo

Reprodução/Globo/Twitter
Lica e Samantha se beijaram em "Malhação - Viva a diferença" Imagem: Reprodução/Globo/Twitter

Cao  Hamburger ficou de entregar nesta segunda-feira (22) o último bloco de capítulos de “Malhação – Viva a diferença”, que no ar vai até 5 de março.

Encurtada por causa de eventos como Copa do Mundo e eleições, chegará ao fim com 213 capítulos e bons índices de audiência.

Pegou jeito
Mesmo em se tratando de sua primeira novela na Globo, Hamburger é um roteirista já experiente e sabedor da necessidade de um argumento especial para criar toda uma expectativa em relação ao último capítulo.

Bem por aí a aposta no romance das meninas Manoela Aliperti e Giovanna Grigio – Lica e Samantha.

Para ou continua?
Portanto, as atenções no desfecho de “Malhação” estarão voltadas para o casal Limantha, que possui uma grande torcida nas redes sociais.

A ordem é esconder até lá se elas continuarão namorando ou seguirão outros caminhos, que inclui um ponto final na relação.

Reprodução/Instagram
Clara e Patrick se beijarão em "O Outro Lado" Imagem: Reprodução/Instagram
Tá rolando
As torcidas organizadas muito presentes nas redes sociais, podem ter levado Walcyr Carrasco a antecipar o primeiro beijo dos personagens Clara e Patrick, Bianca Bin e Thiago Fragoso, em “O Outro Lado do Paraíso”.

A cena, gravada, irá ao ar até o fim do mês.

Redução
Record estuda mexer na duração do “Domingo Show”, do Geraldo Luís. Nada certo ainda, mas caminha para perder alguma coisa das suas 4h30 atuais.

Há o entendimento que, sem comprometer o resultado do programa, a diminuição no tempo implicará em uma redução de custo bem importante.

Bate – Rebate
•       O julgamento do recurso do ex-presidente Lula pelo TRF-4, marcado para esta quarta-feira, já está mobilizando os departamentos de jornalismo de todas as TVs...
•       ... O início da sessão está marcado para as 8h30, horário em que Globo, SBT, Band e Record estarão com jornais no ar...
•       ... Várias dessas TVs estão reforçando as suas equipes em Porto Alegre...
•       ... Naturalmente, o trabalho nos canais fechados de notícias, GloboNews e BandNews, será muito maior.
•       Não é por nada não, mas será que já não é hora de trocar a roupa da Duda, personagem da Glória Pires em “O Outro Lado do Paraíso”...
•       ... Desde que foi presa, e já se vão vários capítulos, ela está sempre com a mesma camiseta e o mesmo jeans na cadeia de Tocantins...
•       ... Fica até esquisito.
•       O comentarista Neto reassume nesta segunda-feira o comando de “Os Donos da Bola” na Band.
•       Diogo Portugal voltará em março com o “Fritada”, mas não mais no Multishow...
•       ... Desta vez, os episódios, gravados em um teatro de São Paulo, serão exibidos apenas em seu canal na internet.

*Colaborou José Carlos Nery

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!