Topo

Coluna

Flávio Ricco


Globo prepara ligação direta Rússia-Brasil na transmissão da Copa

Renata Vasconcelos e Tadeu Schmidt, dois dos apresentadores que estarão na Rússia - João Cotta/Divulgação/TV Globo
Renata Vasconcelos e Tadeu Schmidt, dois dos apresentadores que estarão na Rússia Imagem: João Cotta/Divulgação/TV Globo

Colunista do UOL*

26/01/2018 00h06

Em relação ao pessoal que foi enviado pela Globo e SporTV, em 2010, para a África do Sul, total de 310 profissionais, houve uma diminuição importante ao número de escalados para a Copa da Rússia na metade deste ano, de acordo com lista já conhecida. No total serão 197.

Uma redução que não irá implicar em nenhuma subtração ao volume de trabalho entre uma e outra competição, mas provocada por alterações que serão colocadas em prática no esquema de transmissão.

As emissoras do Sistema Globo, ao contrário do que  normalmente sempre se fez e ainda será praticado por grande maioria ou totalidade das TVs ou rádios de vários países, não irão utilizar o Centro de Imprensa como base dos seus trabalhos.

Casas e apartamentos em hotéis, nas principais sedes da competição, serão alugados e transformados nesses centros de apoio, inclusive com capacidade para a construção de estúdios e a possibilidade de enviar o sinal direto para a sede do Rio de Janeiro.

Isto, na ordem geral das transmissões, vai racionalizar todos os serviços, passando para o Brasil toda a responsabilidade da pós-produção. E o que também acaba sendo um avanço bem significativo da Globo em relação a todas as outras TVs do mundo.

Só Brasil
Globo e SporTV, como não poderia deixar de ser, irão concentrar o melhor da sua reportagem na cobertura da seleção brasileira na Rússia.

Os designados para este trabalho serão Tino Marcos, Mauro Naves, Eric Faria, André Gallindo, André Hernan e Eudes Junior.

Luluzinhas
O jornalismo da Globo também estará na Rússia, representado por âncoras de todos os seus telejornais de rede, menos um, o “Jornal da Globo”.

Ana Paula Araújo – “Bom Dia Brasil”, Sandra Annenberg – “Hoje” e Renata Vasconcellos – “Jornal Nacional”. Curiosamente, só mulheres. Tadeu Schmidt vai pelo “Fantástico”.

Dificuldade
No caso do jornalismo, os apresentadores irão centralizar os trabalhos em Moscou.

O problema principal, em se tratando das suas entradas, ao vivo, será o de se acertar com o fuso horário daqui. Serão seis horas, em relação a Brasília.

E a Fox?
Dentro de mais alguns dias deve sair também a lista completa do pessoal que vai viajar pelo Fox Sports para a Rússia.

O que se tem como certo é que todos os integrantes do “Expediente Futebol” e “Fox Sports Rádio” estão com viagens garantidas. Os programas serão transmitidos de lá.

Lado do Denilson
Ainda sobre o impasse na renovação de contrato Band-Denilson, em destaque na coluna de ontem, a assessoria do comentarista enviou o seguinte a nota:
“A sua renovação esta sendo discutida desde o final do ano passado, quando ambos mostraram interesse. Porém, alguns detalhes ainda estão em negociação, o que impediu a assinatura de um novo contrato.

Em comum acordo entre o ex-jogador e a emissora ficou decidido que enquanto o contrato não estiver assinado e formalizado, ele permanecerá de férias.

Durante essa negociação, recebemos  sondagens e propostas de outras emissoras, o que nos deixa honrados e com a certeza de que estamos no caminho certo”.

Silvia Abravanel com os apresentadores do “Júnior Bake Off Brasil” - Artur Igrecias/SBT - Artur Igrecias/SBT
O programa “Júnior Bake Off Brasil”, deste sábado no SBT, terá Silvia Abravanel como convidada especial, interagindo com as 12 crianças que permanecem no reality show
Imagem: Artur Igrecias/SBT
Calendário
Não havendo qualquer alteração de rota no meio do caminho, a Record deve levar o “Dancing Brasil”, da Xuxa, atualmente em cartaz, até 11 de abril. Serão 13 programas.

Pela ordem estabelecida, depois dela virão o “Batalha dos Confeiteiros”, do Buddy Valastro, um novo formato com Gugu Liberato, e mais uma temporada do “Dancing”.

Acertando
Diante disso, e ao contrário do que aqui foi colocado, os dois trabalhos do Gugu, na Record, ao longo deste ano se resumem:

1º - “Power Couple”, diário, a partir de abril e;
2º - novo formato, nas noites de quarta, depois do Buddy Valastro.

Volta da Xuxa
Também de acordo com o que a Record tem estabelecido para a atual temporada, o “Dancing Brasil” terá outra edição após o encerramento do “Power Couple”.

A ideia é produzir sempre duas por ano.

Poliana Abritta conversa com Serginho nos bastidores do "Altas Horas" - Globo/Rogério Fernandes - Globo/Rogério Fernandes
Poliana Abritta conversa com Serginho nos bastidores do "Altas Horas"
Imagem: Globo/Rogério Fernandes
Bastidor
Serginho Groisman tem por hábito, antes de começar as gravações do “Altas Horas”, ir ao camarim de todos os seus convidados agradecer a presença de cada um.

No destaque, ele com Poliana Abritta, apresentadora do “Fantástico” e uma das atrações do programa deste sábado. Walcyr Carrasco, Daniel, Vanessa da Mata e Marcos & Belutti serão os outros.

Carnaval
André Vasco está negociando com a Band participação na cobertura do carnaval.

Se tudo der certo, sua base de trabalhos será São Paulo, para acompanhar a movimentação dos blocos.  

Bate – Rebate
• A Band está colocando no ar dois boletins diários do carnaval...
• ... Um, na faixa da tarde, 16 horas, e o outro à 1h15 da madrugada...
• ... Ambos com 5 minutos de duração.
• Aliás, a grade de programação da Band se caracteriza por momentos bem interessantes...
• ... Quando não tem no ar “Os Simpsons”, é a vez do “Mister Bean”...
• ... Quando não tem o “Mister Bean” é o “Simpsons”...
• ... E o “Mister Bean”, atualmente em cartaz, ainda é do tempo que ele jogava bolinha de gude na rua.
• Isabella Santoni também já está integrada aos trabalhos de “Orgulho e Paixão”, próxima das 6, do Marcos Bernstein, na Globo...
• ... Vai aparecer como irmã do Thiago Lacerda.

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco