Topo

Coluna

Flávio Ricco


Duas situações de "O Outro Lado do Paraíso" que não podem ser esquecidas

Reprodução/Gshow
Imagem: Reprodução/Gshow

Flavio Ricco

Colunista do UOL

13/02/2018 00h06

Sobre “O Outro Lado do Paraíso”, em cartaz, duas observações, uma para não passar batido e outra para fazer necessária justiça ou se dar o devido reconhecimento. A cena do atropelamento da juíza Raquel (Érika Januza), exibida já há uns 10 ou 20 capítulos, deve ser colocada entre um dos trabalhos técnicos e artísticos mais perfeitos apresentados nas novelas em todos os tempos.

Fugiu a tudo que sempre se fez ou daquilo que, ao longo dos tempos, nos levaram a entender como paradigma - tudo muito rápido, fechado e disfarçado. Desta vez, não. Existiu a opção de trabalhar em plano aberto, com cortes de imagem e edição tão perfeitos que levaram o telespectador a se surpreender e se assustar com aquilo.

Outro detalhe, e sem sair da mesma novela, é constatar como alguns atores, mesmo escalados em papéis secundários, sabem muito bem aproveitar a oportunidade oferecida. Em “O Outro Lado do Paraíso” os exemplos são fartos: aqui mesmo foi destacado o trabalho da Fernanda Nizatto, da Mayana Neiva, entre tantos outros, mas sem esquecer a Priscila Assum, sob risco de cometer injustiça.

Ela é a quenga Desirée, que passa por moça inocente em cenas sempre interessantes com Juvenal, vivido pelo também excelente Anderson Di Rizzi. Alguns exemplos entre os muitos desta e de outras novelas.

Estreia amanhã

A TV Aparecida inicia amanhã, às 19h, a exibição da novela “O Direito de Nascer”. É a versão que foi produzida pelo SBT em 1997, mas só levada ao ar em 2001, com Guilhermina Guinle, João Vitti, Luiz Guilherme, Neco Villa Lobos, Fernando Eiras, Jorge Pontual, Dhu Moraes, Cynthia Benini e Elaine Cristina. Direção do Roberto Talma.

Arrebatamento

Cena da novela Apocalipse - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Dentro da própria Record e mesmo entre componentes da sua direção, seguidores da Igreja Universal, existem críticas sérias à pregação religiosa colocada em prática na novela “Apocalipse”. E o mais lamentável: a chance de qualquer mudança, agora ou em tempos futuros, do jeito que vai, é nenhuma. Fanatismo exacerbado dá nisso.

Reformulação

Ana Médici e Gustavo Minari - Divulgação - Divulgação
Ana Médici e Gustavo Minari
Imagem: Divulgação

Com direção de Pola Galé, o programa “Fique Ligado”, apresentado por Ana Luisa Médici e Gustavo Minari (foto) na TV Brasil, terá novos cenários, horário e formato, além de mais tempo no ar, a partir do dia 19. Deixa a faixa da tarde e vai para as 20h30, e amplia cobertura de temas relacionados à cultura, entretenimento e tecnologia.

Disparado

Aguinaldo Silva acelera em Portugal os capítulos de “O Sétimo Guardião”, novela na fila das 21h. É bem provável que até a estreia, em novembro, ele já tenha um total de 80 escritos.

Ruim de serviço

Muitas TVs têm procurado se valer das ações de merchandising, em quase todos os seus programas, para compensar o vazio dos seus intervalos. Nada mais justo. Chama atenção, no entanto, o pouco caso e a falta de cuidado nenhum na apresentação desses trabalhos. E o mais lamentável é que, a cada dia, conseguem a proeza de ser ainda piores.

Mercado aquecido

Se existe alguém que hoje não pode se queixar da vida ou de falta de serviço é aquele que trabalha com dublagem. O mercado nunca esteve tão aquecido, com volume de encomendas bem acima do normal. Demanda muito forte, em se tratando do material de novelas, filmes e séries.

Resultado

Desfile São Paulo - Simon Plestenjak/UOL - Simon Plestenjak/UOL
Imagem: Simon Plestenjak/UOL

Como acontece todos os anos, na tarde desta terça-feira (13) a Globo vai transmitir a apuração dos desfiles das escolas de samba de São Paulo, direto do Anhembi. Um trabalho que sempre chama atenção pelos inúmeros interesses em jogo.

Economia

Roland Garros, próximo Grand Slam a ser disputado, terá cobertura completa do BandSports e transmissão das finais na Band aberta. Isto é o que já está decidido. A dúvida é se serão enviadas equipes do Brasil ou se será feito tudo daqui. Nenhuma providência para a viagem de ninguém foi tomada até agora.

Bate – Rebate

O comentarista PVC - Reprodução - Reprodução
O comentarista PVC
Imagem: Reprodução
 •        O Fox Sports ainda não tem inteiramente escalada a sua equipe da Copa do Mundo...
•       ... Este é um assunto que o diretor Eduardo Zebini chamou para ele...
•       ... E só para ele...
•       ... Entre os absolutamente certos para a viagem, o narrador Gustavo Villani, os comentaristas PVC e Edmundo, além de todo pessoal dos programas do Benjamin Back...
•       ... A lista, no entanto, promete ser enorme. Passar fácil de 50 nomes.
•       Marília Gabriela e Aguinaldo Silva continuam inseparáveis...
•       ... E até com certa frequência dividindo mesas nos principais restaurantes de São Paulo...
•       ... Mas nada que signifique ou garanta a presença dela na próxima novela dele.
•       O Canal Brasil programou para esta próxima sexta, 10 da noite, a exibição do filme “Cazuza – O tempo não para”...
•       ... Um trabalho impressionante do ator Daniel de Oliveira.
*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco