Topo

Coluna

Flávio Ricco

Será que não é hora de reexaminar a duração dos desfiles das escolas?

Clever Felix/Brazil Photo Press/Folhapress
Desfile da Beija-Flor, campeã do Carnaval 2018 do Rio de Janeiro Imagem: Clever Felix/Brazil Photo Press/Folhapress
Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. colunaflavioricco@uol.com.br

Colunista do UOL*

16/02/2018 00h06

Como espetáculo de televisão, para acompanhar em casa, mesmo que reconhecidos os esforços das emissoras e profissionais encarregados da sua transmissão, os desfiles das escolas de samba, a cada ano, se transformam em uma atração ainda mais monótona e desinteressante.

De nada tem adiantado avançar nos detalhes, especialmente técnicos, e nem mesmo reconhecer o empenho de narradores e repórteres em buscar diferenças, porque não tem como não se repetir ao longo de um curso dos 75 minutos destinado a cada agremiação. Em se tratando da TV atual, da velocidade e dinamismo que ela passou a exigir, metade desse tempo já seria exagerado.

Algo que, pela frente e interesses envolvidos, terá que sofrer alterações. Ou na duração ou na sua cobertura.

E muito pior e mais sonolentos que os desfiles no Rio e São Paulo, está sendo a mesmice que SBT e Band tem repetido de Salvador. Uma pobreza que deu pena. E atrações, neste ano, limitadas a Claudia Leitte, Harmonia do Samba e Bel Marques. Foi de doer ou de pagar pecado.

No particular
Interessante verificar, e toda imprensa tem comprovado mais de perto, que o agito ou atrações fora das pistas de desfiles se tornaram muito maiores.

Na Bahia, por exemplo, além do nascimento das gêmeas da Ivete Sangalo, foram bem concorridas as apresentações nos camarotes de Wesley Safadão e da dupla Simone e Simaria.

Divulgação
Bruna Pinheiro é mais uma artista na família, com curso de arte dramática concluído. É sobrinha da Ticiane. A sua presença em trabalhos na TV já começa a ser batalhada Imagem: Divulgação
Festejo
Nos interiores da Bandeirantes, os resultados da transmissão Real Madrid e PSG, entre o final de tarde e começo de noite da quarta-feira, foram bastante comemorados.

Pela primeira vez, em se tratando da Liga dos Campeões e numa divisão de jogo com a Globo, 25 pontos, a Band chegou a 9 na média consolidada na Grande São Paulo.

Queimou a língua
Galvão Bueno, narrando pouco, mas comentando muito na transmissão de Real Madrid e PSG, encheu a bola do treinador do time francês, inclusive aprovando as suas substituições. E assim foi até a virada de jogo.

No fim, deu no que deu: 1 a 3, com o time espanhol sobrando em campo.

Dois tempos
Amora Mautner, mesmo envolvida com as gravações da série “Assédio”, tem participado normalmente das reuniões de “Filhos da Terra”, novela na fila das 18 horas.

Dentro da Globo há uma expectativa das mais interessantes com o novo projeto da dupla Thelma Guedes e Duca Rachid que terá Renato Góes como protagonista.

O que acontece?
Não é de hoje que existem problemas de áudio em cenas de “O Outro Lado do Paraíso”.

Diferenças observadas entre o que é feito no estúdio e fora dele, bem perceptíveis no corte de uma para outra. Todos sabemos o cuidado que existe na sonorização, mas alguma coisa diferente está acontecendo. E tem que ser corrigida.

Divulgação / Rede TV!
Isabeli Fontana é convidada do ?Luciana By Night?, de Luciana Gimenez Imagem: Divulgação / Rede TV!
Entrevista
A modelo Isabeli Fontana será a convidada do “Luciana By Night”, da Luciana Gimenez, na Rede TV!, na próxima terça-feira.

No programa, uma conversa sobre início de carreira da modelo aos 12 anos, vantagens e desvantagens da profissão e o casamento com o músico Di Ferrero.

Concessionário
Robério de Ogum assinou com a Band, compra de horário, para apresentação de um programa de entrevistas nas manhãs de sábado, com início às 9h30.

Carlos Alberto de Nóbrega, Rita Cadillac e Renata Banhara serão os primeiros entrevistados, para falar sobre carreira e espiritualidade. Estreia amanhã. 

Regra 3
Marcos Veras já tem um acordo com a Globo para voltar ao “Vídeo Show”, na ausência do titular Otaviano Costa.

Novas participações suas irão acontecer ainda no decorrer deste mês.

Bate – Rebate
• Na noite desta sexta, 22h30, o “Documento Verdade”, da Rede TV!, apresentado por Augusto Xavier, exibirá uma reportagem especial sobre a febre amarela...
• ... Em São Paulo, a repórter Stella Freitas mostra as ações contra a doença nos postos de saúde e também visita Mairiporã, uma das cidades mais atingidas.
• Como é a vida... Gretchen já gastou muita sola de sapato tentando ser lembrada na TV...
• ... Hoje existem vários programas disputando sua presença...
• ... Os convites, de uns tempos para cá, passaram a sobrar, permitindo a ela se dar ao luxo de escolher.
• Direção da Rede TV! já tem dois campeonatos europeus na agulha...
• ... A ordem que existe é não ficar sem futebol, mas de jeito nenhum, na programação deste ano...
• ... O fato é que, mesmo sem colocar ponto final no assunto, reduziram-se demais as chances de continuar transmitindo a Série B.
• Fernanda Rodrigues vai retomar a personagem Fabiana em “O Outro Lado do Paraíso”. Agora, como aliada de Renato (Rafael Cardoso) para destruir Clara (Bianca Bin).

*Colaborou José Carlos Nery