Topo

Coluna

Flávio Ricco

Problema de audiência da Xuxa é um mistério a ser esclarecido

Reprodução/TV Record
Imagem: Reprodução/TV Record
Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. colunaflavioricco@uol.com.br

Colunista do UOL*

26/02/2018 00h06

O “Dancing Brasil” é o maior sucesso da Xuxa na TV nesses últimos anos, incluindo também boa parte do seu período final na Globo. Incontestável isso.

O programa tem qualidade, vai ao encontro do que o público deseja assistir e possui um trabalho de formatação muito acima do que a Record apresenta em seus demais produtos.

Como resultado comercial, tem atraído o interesse de marcas relevantes, que fogem da linha padrão de anunciantes da casa. Faturamento tão significativo a ponto de já assegurar próximas edições.

Porém, de acordo com o que informou Ricardo Feltrin aqui no UOL em matéria recente, a temporada de agora, a exemplo de outras e apesar do crescimento de audiência em relação às anteriores, ainda não consegue assumir a vice-liderança na Grande São Paulo.

Está lançado o desafio: saber onde está pegando. Seria a Xuxa e apenas ela o grande problema? A entrega de horário muito baixa? Ou ainda a rejeição à Record por parte de uma parcela do público?

Fixou

Após novas reuniões com os partidos, a Band oficializou as datas de seus debates, uma vez que havia dúvidas tanto em relação à Presidência quanto Governadores.

O primeiro para presidente será em 9 de agosto e o segundo, havendo necessidade, em 11 de outubro. Para os governadores, 16 de agosto e 17 de outubro.

Mais eleições

A Bandeirantes vai exibir a partir de abril, sempre às quartas-feiras, às 23h, o programa “Band Eleições”, para acompanhar toda a movimentação do cenário político.

Além disso, o “Canal Livre” fará duas sequências com candidatos ao Planalto, e a cobertura promete ainda repercutir os dados dos principais institutos de pesquisa.

Aqui é diferente

O fato de a Globo ter firmado contrato com Neymar na Copa 2014 foi revelado agora. Perfeitamente natural ter causado estranheza por aqui. Prática controversa.

No entanto, lá fora, tanto no caso de jogadores de futebol ou outros esportistas, a obrigação de dar entrevistas se resume às zonas mistas. No mais, no caso de exclusivas, todos estão liberados para negociar seus direitos de imagem.

Tudo muito estranho

No comunicado distribuído na semana passada, informando sua desistência de transmitir a Copa da Rússia, porque irá transferir seus investimentos para outros produtos, a Band deixou duas questões no ar:

- Primeira, sendo esta mesmo a razão, por que demorou tanto tempo para resolver?

- E, segunda, se de fato existem recursos para destinar a outros investimentos?

Divulgação
Marina Ruy Barbosa Imagem: Divulgação

Novela é prioridade

Nada de Troféu Imprensa, nesta terça, no SBT, e nem mesmo aceitar os convites de Domenico Dolce e Stefano Gabbana para os desfiles da D&G, em Milão.

As gravações de “Deus Salve o Rei”, na Globo, continuam como prioridade absoluta na vida de Marina Ruy Barbosa.

Equipe montada

A Record acaba de montar uma equipe para gravar “pegadinhas”, que serão exibidas aos domingos, antes do Geraldo Luís.

“Sorria Você Está na Record” terá direção de Alê Gonçalves, o mesmo do “Roberto Justus +”.

Só elas 

A TV Globo, em São Paulo, promove dia 8 o seu primeiro evento do ano na cidade, o “Arte na Rua - Mulher”.

No roteiro apresentações musicais gratuitas exclusivamente femininas, com uma equipe 100% formada por mulheres, passando pela elaboração do projeto, cantoras, eletricistas, produtoras de som... A ação vai acontecer em frente à Bovespa.

Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram


De tudo um pouco

O novo projeto da Band para Milton Neves, noites de domingo, será uma reedição do “Show do Esporte”. Condizente ao título.

Vai ter esporte, claro, e também variedades. O programa será exibido no horário deixado vago pelo “Pânico”, 21h às 24h.

Muito na cara

O assistencialismo, recurso usado por alguns programas para melhorar seus resultados, está em baixa na TV. Muito poucos ainda tentam se prevalecer dele.

Primeiro porque o retorno em audiência não é mais aquele e, de outro lado, a forte resistência que passou a encontrar na área comercial das emissoras.

Mercado

A jornalista Bruna Estivalet, ex-Band e SBT, é a mais nova parceira da GBR, Agência de Comunicação Guilherme Barros, para ficar à frente dos conteúdos para televisão.

Bruna trabalhou muitos anos com jornalismo investigativo e foi vencedora dos prêmios Esso e Vladimir Herzog.

Desandou a maionese

O chef Jurandyr Affonso deixou o “Mulheres”, da Gazeta, para retomar parceria com Cátia Fonseca na Band.

Pelo tom de despedida no vídeo postado por ele, uma saída que não foi nada amistosa.

Bate - Rebate

•       Independentemente da renovação ou não de contrato com a Globo, após “Tempo de Amar”, a gaúcha Vitória Strada vai se mudar para o Rio de Janeiro...
•       ... Segundo a atriz, porque as oportunidades de trabalho são muito maiores...
•       ... Quanto ao desfecho de sua personagem – se com Inácio ou Vicente? - ela está dividida. Missão para o autor Alcides Nogueira.
•       Tá esquisito: em “O Outro Lado do Paraíso”, após descobrir a farsa da Desirée (Priscila Assum), Juvenal (Anderson Di Rizzi), vai ficar abalado...
•       ... Só que um tempinho depois, vai se reaproximar dela.
•       A hipótese de Palmirinha Onofre ter um quadro fixo no  “Melhor da Tarde”, da Cátia Fonseca, está descartada...
•        ... Mas ela será uma das convidadas especiais do programa no seu início.
•       “Xilindró”, série do Multishow, vai para a terceira temporada...
•       ... Início de gravações previsto para abril, mas sem ainda data de exibição.
•       Nesta segunda, no Cinemark Pátio Paulista, em SP, acontece a pré-estreia de “Os Farofeiros”, com Aline Riscado, Danielle Winits, entre outros. Filme de Paulo Cursino.
•       Com passagens por SBT, Record, Cultura e Fox Sports, a repórter Lara Mota montou um canal no Youtube no qual entrevista personalidades esportivas em meio a uma rodada de culinária: é o “Fome de Bola”.

*Colaborou José Carlos Nery

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!