Topo

Coluna

Flávio Ricco


Globo já tem esquema definido de cessão de uso de imagens da Copa

Band já tem nomes para cobrir amistosos da seleção, mas nada definido sobre a Copa - AP Photo/Andre Penne
Band já tem nomes para cobrir amistosos da seleção, mas nada definido sobre a Copa Imagem: AP Photo/Andre Penne

Colunista do UOL

27/02/2018 00h06

Após a Band TV manifestar oficialmente, na semana passada, sua opção por não transmitir a Copa do Mundo da Rússia, a coluna consultou a Globo para saber como ficaria a questão da cessão de uso de imagens do evento para grupos que não detêm os direitos de transmissão.

Depois da publicação de um texto no qual constava que os programas esportivos da Band não poderiam mostrar os lances dos jogos da Copa incluindo gols, exceção feita aos jornalísticos, a Globo entrou em contato novamente e se posicionou melhor sobre o assunto. Segundo a assessoria, também os programas esportivos poderão mostrar momentos da Copa e gols, desde que sigam os critérios do comunicado abaixo:

"No caso dos jogos, serão cedidos 3% de sua duração total, aproximadamente 2 minutos e 45 segundos por partida. No caso das cerimônias, será cedido um minuto. As imagens só poderão ser exibidas em programas jornalísticos regulares", destaca a assessoria.

E o detalhe: a Fifa é a titular exclusiva de todos os direitos relacionados às imagens e aos sons dos jogos e das cerimônias da Copa. Essa minutagem, portanto, é padrão, não se trata de algo estabelecido pela Globo.

Questão diferente
A Band tem definido que irá mandar equipes para cobrir os dois últimos amistosos da seleção, agora em março, contra a Rússia, em Moscou, e Alemanha, em Berlim.
Em relação à Copa, nada consta ainda se enviará alguém.

Recuerdo 
Por aqui, não faz muitos dias, se falou que a Joice Hasselmann seria afastada das funções de âncora do programa "Os Pingos nos is", um jornal de análise de tudo, transmitido pela Jovem Pan, das 18h às 19h30. A decisão foi tomada durante, mas colocada em prática na volta das férias dela.

Pois bem
Na noite de domingo, vendo-se obrigada a dar uma satisfação "aos meus milhões de seguidores", Joice colocou um vídeo nas redes sociais, confirmando essa decisão e posicionando-se sobre o assunto.

Diz que, sem consulta prévia, foi afastada mesmo, que vai continuar gravando comentários e, em reunião realizada, não aceitou proposta de novo programa, oferecida em reunião pelo dono da Jovem Pan, Tutinha de Carvalho.

E mais...
Joice, que tem contrato até maio, disse admitir a ideia de um novo programa. "Brasil 2.019" é o título escolhido por ela. Mas sob condições: se a sua liberdade for assegurada, "sem ser biruta de aeroporto", como também o apoio irrestrito à Lava Jato, à Polícia Federal e ao Ministério Público. Só a partir daí, segundo ela, pode começar uma conversa.

Despedida
Sábado foi o último dia do Gustavo Villani como contratado do Fox Sports. A despedida, não no ar, foi num restaurante carioca. A partir de agora ele está liberado para assumir suas funções no Grupo Globo.

E atenção
"Jogo Sagrado" é o título do programa criado pelo Fox Sports, com apresentação do Benjamin Back, para concorrer com o "Bem, Amigos!", "Linha de Passe" e "Baita Amigos".

Estreia na segunda que vem, dia 5.

Menos mal
A direção da Rede TV! deu todo o apoio aos funcionários que tiveram automóveis atingidos por um helicóptero do jornalismo, no estacionamento da emissora, durante forte temporal no fim de janeiro.

A aeronave estava desligada no heliponto e foi arrastada pelo vento. Ninguém se feriu.

Érica Reis durante entrevista com Elton John - Divulgação - Divulgação
Érica Reis gravou com Elton John em Las Vegas
Imagem: Divulgação

Internacional
Érica Reis está de volta de Las Vegas, após gravar entrevista exclusiva com Elton John. Apenas ela e outros cinco jornalistas internacionais tiveram este privilégio.

Uma conversa sobre a despedida da turnê internacional e da animação "Gnomeu e Julieta: O Mistério do Jardim", produzido em parceria, ele e o marido David Furnish, dando ainda a certeza que passará por aqui nesta Farewell Tour.

Bate – Rebate
• Rádio Bandeirantes informa que José Silvério e Cláudio Zaidan não apareceram no institucional gravado porque estavam de férias.
• A Record-SP teve uma manhã bastante movimentada no dia de ontem, devido à gravação do piloto com Bruno Peruka para o novo jornal da manhã...
• ... O teste foi dirigido por Virgílio Abranches, Rafael Bolsinha e João Hélio, reunindo cerca de 20 profissionais...
• ...Novas gravações preparatórias serão feiras ao longo da semana para deixar tudo certo até a estreia, na segunda que vem, dia 5 Peruka é uma grande aposta do departamento...
• ... Em tempo: o SBT, vice no horário, está acompanhando muito de perto os trabalhos deste novo projeto da Record para as manhãs...
• ... Por aí existem chances de vir algumas surpresas.
• O Canal OFF comemora o Dia Internacional da Mulher na quinta-feira, dia 8, com uma grade especial...
• ...A partir das seis da noite, irá ao ar o “Dia da Mulher”, com três horas de uma programação “de pura adrenalina e versatilidade protagonizada por mulheres”.
• ... Entre os destaques, os inéditos “The Women and The Waves 2”, às 19h30, e “Woman’s Guide To The World: Surfing The South Island Of New Zealand”, às 20h15.
• Tudo certo: Ronnie Von será a grande atração do “Mulheres”, da TV Gazeta, nesta quinta e com direito a várias externas...
• ... Um contra-ataque está sendo armado para enfrentar Cátia Fonseca, na mesma tarde, na Band.
   
*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco