Topo

Coluna

Flávio Ricco


Liderança: omissão de concorrentes levará a Globo a ampliar resultados

Silvio Santos apresenta o Troféu Imprensa: SBT manterá a grade de programação como está em 2018 - Lourival Ribeiro/SBT
Silvio Santos apresenta o Troféu Imprensa: SBT manterá a grade de programação como está em 2018 Imagem: Lourival Ribeiro/SBT

Colunista do UOL*

05/03/2018 00h06

No anúncio da sua programação de 2018, a Band apresentou como novidades principais a estreia de Cátia Fonseca e o Datena, aos domingos, assim que for possível. Abril como prazo inicial.

Fora isso, com o ano já no seu terceiro mês em curso e sem contar a Globo, nenhuma das demais redes de televisão se apresentou com mais nada.

A Record fará alguns ajustes de grade ou mudanças que em nada irão alterar a ordem das coisas. E o SBT nem isso. É o “tá bom do jeito que está”.

Se considerarmos que em 2017 a TV aberta teve uma das maiores audiências dos últimos tempos, muito possivelmente em função da crise que nos assola, o panorama atual é, no mínimo, desolador. A maioria continua não querendo nada com nada.

Exceção à primeira colocada, que o tempo todo se renova e trabalha em busca de atender o seu público da melhor maneira possível, as outras irão continuar na espera de um milagre cair do céu para continuarem se mantendo na situação que estão.

Como se vê, diante do quadro colocado, não existe nem mesmo o esforço para se conter o avanço da Globo. A tendência é que, pela indolência ou incapacidade das demais, ela ainda amplie os seus espaços de audiência e faturamento.

Que susto!
Entre os tantos releases registrados em nossa caixa de entrada, um, em especial, chamou atenção pelo inusitado: “Cavalo Crioulo ganha programa no Terra Viva”.

De cair de costas ou de pensar que agora não faltava mais nada. Mas, não. Foi só mais um título para chamar atenção. O fato é que o Terra Viva terá novo programa dedicado à raça crioula, com apresentação da jornalista Valéria Maciel. Ufa!

Falando sério
Nada a ver diretamente com a TV, mas com o que diariamente ela tristemente apresenta: o registro de motociclistas mortos, cada dia em número mais elevado, nas marginais e avenidas das grandes cidades.

Será que não existe um jeito de alguém, com peito, enfrentar a questão? Quanto mais demorar, maior será o número de vítimas.

Parte - 1
Em uma rede social, Elias Abrão anunciou sua saída da superintendência artística da Rede TV!, mas que “seguirá colaborando no programa ‘A Tarde é Sua’”.

Sobre o assunto, a emissora informou que “não vai comentar”.

Parte - 2
Como não é a primeira vez que isso acontece e o nome do Elias continua aparecendo normalmente nos créditos da programação, manda o bom juízo usar de alguma cautela.

Vai que ele resolve voltar de novo.

Dois tempos
Nesta terça-feira, às 22h30, a Band estreia a quinta temporada do “Masterchef”, versão amadores.

O programa, coproduzido com o Discovery Home & Health, também será exibido às sextas-feiras no canal pago, às 19h20, a partir do dia 9.

Veronica Debom na paródia "Como uma Virgem" - TV Globo / Marília Cabral - TV Globo / Marília Cabral
Veronica Debom na paródia "Como uma Virgem"
Imagem: TV Globo / Marília Cabral
Como uma virgem
Em uma das próximas edições do “Tá no Ar”, na Globo, Verônica Debom vai aparecer caracterizada como a cantora Madonna.

No clipe, uma paródia da música “Like a Virgin”.

Período definido
Num acordo bem conversado, a participação da Paula Fernandes em “Deus Salve o Rei” será só num determinado número de capítulos: seis.

As partes entendem que a experiência dela em novelas  não vai além de rápidas passagens, mas sempre como “ela mesma”. Agora, com uma personagem, será diferente.

As suas cenas, como freira Paulina, começam a ser gravadas na semana que vem.

Renata Kuerten apresenta o "Conexão Models" - Artur Igrecias / Divulgação - Artur Igrecias / Divulgação
Renata Kuerten apresenta o "Conexão Models"
Imagem: Artur Igrecias / Divulgação
Banho de loja
A nova temporada do “Conexão Models”, programa da Renata Kuerten nos domingos da Rede TV!, vai começar somente no fim do mês, permanecendo reprises até lá. Prestes a completar dois anos no ar, o “Conexão” se prepara para mostrar seus novos cenários, provas e diferentes desafios.

É o caso de “Doce vida de modelo”, no qual as tops irão enfrentar seus maiores medos em esportes e aventuras radicais.

Bate – Rebate
•       As mudanças que a partir de hoje acontecem no jornalismo matinal da Record irão reconduzir Matheus Furlan para o núcleo de reportagens especiais...
•       ... E cobrir folgas do “Cidade Alerta” também.
•       A primeira edição deste ano do “Bem Estar Global”, parceria da TV Globo com o Sesi, será na sexta-feira agora, dia 9, em Salvador...
•       ... Uma iniciativa que oferece serviços gratuitos em diversas áreas, como saúde, aulas de dança e atrações musicais...
•       ... A temporada 2018 do “Global” terá 8 edições pelo país, com Mariana Ferrão e Fernando Rocha revezando-se na sua apresentação.
•       A respeito de nota publicada na coluna e admitindo que não tem programação jornalística nos domingos, a Band informa que mantém esquema de plantão...
•       ... E que tem equipes completas para colocar no ar, ao vivo, qualquer notícia de última hora....
•       ... Dos males, o menor.

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco