Topo

Coluna

Flávio Ricco


TV e mídias sociais criam relação de estreita e saudável dependência

"MasterChef Brasil": reality show é sucesso nas redes sociais - Marcos Ribas/Brazil News
"MasterChef Brasil": reality show é sucesso nas redes sociais Imagem: Marcos Ribas/Brazil News

Colunista do UOL*

09/03/2018 00h06

Para a televisão, como veículo, as redes sociais passaram a ter uma importância muito grande, porque além de difundir as suas ações, também funcionam como um medidor indireto de audiência.

Ibopes fora, a partir delas e como nova ferramenta colocada à disposição, tornou-se possível avaliar, instantaneamente, o comportamento e acolhimento dos diferentes produtos que a TV disponibiliza.

Exemplo clássico é sempre o “Masterchef”. O barulho causado por ele na internet, no momento da exibição, é bem superior aos índices consolidados apresentados no dia seguinte.

E, se para a TV esses meios passaram a ser fundamentais,  a ponto de ser impossível abrir mão deles, a recíproca também é, e a cada dia tem se mostrado mais verdadeira.

Não por acaso, além dos programas intensamente comentados, comunicadores como Luciano Huck, Danilo Gentili, Porchat, Eliana, Mion, Rodrigo Faro, entre tantos outros, são recordistas em número de seguidores. Isso sem contar Fausto Silva e Silvio Santos.

Como se vê, é o típico caso de uma mão lavando a outra.

Novos tempos
Em meio a tudo que acontece, com uma novidade atrás da outra na vida de todo mundo, a televisão tem que esquecer a improvisação, o jeitinho e alguns métodos que valiam no passado. É necessário se atualizar, juntar forças a cada instante. E foi-se o tempo de bater escanteio e tentar cabecear na área. 

De um lado isso...
Os feitos dos seus mais novos contratados, Amaury Junior e Catia Fonseca, são comemorados pela direção da Band. Os resultados comerciais, tanto de um como de outro, são bem interessantes. É dito lá dentro que os dois já se pagaram.

Cátia Fonseca - Renato Stockler/Band - Renato Stockler/Band
Band comemora entrada de Catia Fonseca na programação
Imagem: Renato Stockler/Band

... Do outro aquilo
A partir dos bons resultados de vendas, o que se espera agora é um crescimento de audiência. O trabalho, pelo menos no caso dos dois, faz por merecer melhores registros. O problema é que a própria Band não ajuda. Como um todo, ela tem apresentado números muito ruins.

Virou o jogo
No começo do “Ding Dong”, o “Domingão” teve dificuldades para arrumar convidados, o que levou sua produção a se virar muito mais nos 30 para levar boas atrações, entre cantores e cantoras. Hoje, com o sucesso do quadro, nos dois casos, sobram pedidos dos interessados em participar.

Jornalismo
Lídice Leão deixou ontem a chefia de redação da Rede TV!.
Nada foi tratado ainda sobre a sua substituição.

Planejamento
O “Amor & Sexo”, na Globo, entra em produção agora em agosto, mas para estrear só em 2019. Antes, Fernanda Lima terá pela frente mais um “Popstar” aos domingos, com a segunda temporada confirmada para o segundo semestre.

Ela vai...
Ana Paula Padrão já confirmou presença na estreia do “Superpoderosas”, dia 2, na Band, que terá apresentação de Natalia Leite. De acordo com o combinado, as suas participações no programa serão esporádicas e sempre na condição de convidada especial.

Celso Freitas e Adriana Araújo da Record - Antonio Chahestian/ Record TV - Antonio Chahestian/ Record TV
Os jornalistas Celso Freitas e Adriana Araújo
Imagem: Antonio Chahestian/ Record TV

Debate na Record
A Record iniciou contato com os partidos políticos para agendar o debate presidencial. A ideia, a exemplo das eleições anteriores, é fazer o encontro uma semana antes do primeiro turno, no dia 30 de setembro. Caso aconteça segundo turno, a data proposta será 21 de outubro. Adriana Araújo e Celso Freitas estarão à frente dos trabalhos. 

Em questão
A pergunta de agora, nos interiores da Rede TV!, é se a já anunciada separação de Luciana Gimenez – Marcelo de Carvalho terá reflexos na grade de na programação. Resposta que ainda ninguém tem.

Acidente
Hermano Henning viu um portão cair em cima dele, na noite de quarta, quando saía da televisão que trabalha em Guarulhos e ia retirar seu carro da garagem.
Cena pavorosa. O susto acabou sendo maior que as consequências. Nada além de pontos na testa e alguns arranhões.

TV paga
Jacqueline Sato estará na próxima temporada de  “(Des)Encontros”, do canal Sony, vivendo Marina, jovem cineasta que faz de tudo para ajudar seus amigos - até mesmo namorar um deles de mentirinha. A série tem previsão de estreia para o segundo semestre. O projeto é uma coprodução entre o Sony e a Chocolate Filmes.

Jacqueline Sato canal Sony - Guilherme Raya/Divulgação - Guilherme Raya/Divulgação
Jacqueline Sato viverá jovem cineasta em "(Des)Encontros"
Imagem: Guilherme Raya/Divulgação

Estaleiro
Foi notada a falta do Marcão do Povo, ontem, no “Primeiro Impacto” do SBT. Ausência programada em virtude de uma pequena cirurgia, marcada há seis meses e já realizada pelo dr. Urias Carrijo, em Goiânia. Volta na segunda.

Bate – Rebate
• Datena, pelo andar da carruagem, deve apresentar o “Brasil Urgente”, hoje, pela última vez...
• ... De acordo com o combinado, ele sairá de férias...
• ... E só deverá voltar ao ar no comando do seu novo programa...
• ... Chamado ontem para acertar novo contrato, Joel Datena deverá assumir o programa em definitivo.
• O fortalecimento da programação jornalística da Record, no começo das manhãs, está levando o SBT a se mexer...
• ... A iniciativa de mudar alguma coisa está partindo do próprio Silvio Santos.
• Gullane e a VideoFilmes, em coprodução com o Space, iniciaram as gravações de “Os Irmãos Freitas”...
• ... Criada por Sérgio Machado e Walter Salles, a série vai contar a história de Acelino Popó Freitas...
• ... O ator Daniel Rocha foi chamado para o papel do campeão...
• ... Roberto Birindelli e Maria Flor também estão no elenco. As gravações começam em São Paulo.

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco