Topo

Coluna

Flávio Ricco


Band precisa colocar urgentemente ordem na casa e na sua programação

Henrique Fogaça, Paola Carosella e Érick Jacquin, jurados do "MasterChef", da Band - Carlos Reinis/Divulgação
Henrique Fogaça, Paola Carosella e Érick Jacquin, jurados do "MasterChef", da Band Imagem: Carlos Reinis/Divulgação

Colunista do UOL*

12/03/2018 00h06

Boa arrumação de grade, entre várias imposições, é condição essencial, indispensável na vida de qualquer TV, para conquista de bons resultados.
Isso desde sempre e tudo que a Band hoje não tem para alavancar seus recentes lançamentos ou o que ainda está para estrear.

Uma parte dos seus atuais programas, sem esquecer as tantas igrejas, não possui força suficiente para contribuir na divulgação de todos os produtos. Falta o que nas emissoras, internamente, se conhece como um bom “alto-falante”.

As chamadas distribuídas ao longo dos seus tantos e intermináveis intervalos têm efeito próximo do nada e assim sempre será se não houver um completo redesenho da sua programação. É imprescindível ter alguém com capacidade suficiente para cuidar disso.

E não permitir insanidades como colocar no ar um “MasterChef”, no mesmo instante em que outro reality show, por acaso o “BBB”, está voando desse jeito.

E aí se cai no velho e importante ensinamento do Buzoni, em seus tempos de Globo: “montar uma grade de programação não exige conhecimento nenhum de matemática. Mas requer, isto sim, muita sensibilidade”.

Cansativo
Nas muitas transmissões de futebol, muito especialmente do nosso, tornou-se comum as mesmas e intermináveis informações ou encheção de linguiça, que como bola na trave, em nada alteram o placar.

O que muda o resultado do jogo dizer que um ganhou ou perdeu do outro trocentas e tantas vezes? Isso, além de repetido, é analisado às profundezas pelo comentarista de plantão.

Vínculo
O contrato da Juliana Silveira entrou em contagem regressiva na Record.

Dura somente até o fim da novela “Apocalipse”. 

Bruno Gagliasso e Marina Ruy Barbosa - Manuela Scarpa/Brazil News - Manuela Scarpa/Brazil News
Bruno Gagliasso e Marina Ruy Barbosa
Imagem: Manuela Scarpa/Brazil News

Embalados 
Bruno Gagliasso e Marina Ruy Barbosa parecem fadados a continuar parceiros de sempre.

Os dois já trabalharam juntos em comercial de automóvel, filmaram “Todas as canções de amor”, ainda sem data de lançamento, e já estão escalados como par romântico em “O Sétimo Guardião”, novela de Aguinaldo Silva que estreia em novembro, após “Segundo Sol”.

Ritmo intenso
A propósito de “O Sétimo Guardião”, Aguinaldo já escreve o capítulo 36. Tá muito adiantado.

Nesta semana, “pretendo chegar ao 40”, informa o autor.

Será que dá?
Existe um movimento, com alguns defendendo a causa, que pode fazer a Band voltar a transmitir jogos do basquete profissional americano.

O problema é saber o que isso poderá representar como resultado.

Lado social
Em “O Outro Lado do Paraíso”, a gravação do casamento de Mercedes (Fernanda Montenegro) e Josafá (Lima Duarte), nesta semana, vai movimentar o elenco inteiro da novela.
Algo simples, mas marcante. Ainda não tem data para ir ao ar.

Cozinha 
Não há nenhum exagero quando se reclama maiores investimentos e mais cuidado no jornalismo do SBT.

Na sua edição de sexta-feira, o “SBT Brasil” levou ao ar duas matérias que o “Jornal Nacional” tinha apresentado há dias: jovens sem perspectivas de melhores empregos e futuras placas para carros no Brasil.

Novo teto
Nesta quinta-feira, a rádio Globo irá inaugurar os seus novos estúdios em São Paulo.

Trocará o tradicional endereço da rua das Palmeiras por modernas instalações em um prédio da avenida Roberto Marinho, no Brooklin.

Bate – Rebate
•       Marcelo Zanini vai apresentar o “Aparecida Debate”, todas as noites de quarta-feira, a partir de 4 de abril, na TV Aparecida.
•       O Esporte Interativo está anunciando para esta segunda, seis da tarde, no Museu do Futebol, uma resenha de lançamento do programa “10 x 10”...
•       ...  É aquele que irá reunir os principais camisas 10 do futebol...
•       ... Mas que só será levado ao ar no mês de maio.
•       Fernanda Rodrigues voltou a participar das gravações de “O Outro Lado do Paraíso” na semana passada...
•       ... Agora bem mais loira do que antes.
•       Vale destacar: “Tempo de Amar”, em sua reta final, teve mais um trabalho primoroso de direção do Jayme Monjardim...
•       ... O público da novela, em toda a sua exibição, pôde perceber o trabalho e dedicação em cada uma das cenas.
•       Não sei se de público, mas com toda certeza o filme “Nada a Perder”, sobre a vida de Edir Macedo promete ser mais um estouro de bilheteria...
•       ... O lançamento nacional está confirmado para o próximo dia 29.
•       Licença: hoje, na Leitura Megastore, do Shopping Pátio Savassi, em Belo Horizonte, a partir das 18h30, lançamento da “Biografia da Televisão Brasileira”.

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco