Topo

Coluna

Flávio Ricco


Ricardo Lessa vai substituir Augusto Nunes no "Roda Viva"

Repórter Ricardo Lessa e o cinegrafista Ricardo Rossini, na Turquia, em trabalho para o "GloboNews Especial" em 2010 - Divulgação / Globo
Repórter Ricardo Lessa e o cinegrafista Ricardo Rossini, na Turquia, em trabalho para o "GloboNews Especial" em 2010 Imagem: Divulgação / Globo

Flavio Ricco

Colunista do UOL

19/03/2018 15h57

O jornalista Ricardo Lessa fechou com a TV Cultura para assumir o comando do “Roda Viva” a partir de abril. Ele vai substituir Augusto Nunes, que deixa o programa após quase cinco anos. A última gravação de Nunes será com o juiz Sérgio Moro.

Em nota, a Cultura afirma que o primeiro programa comandado por Lessa vai ao ar no dia 9 de abril (leia íntegra abaixo).

Lessa tem passagens por vários veículos impressos, como Jornal do Brasil, Isto É, Estadão...,fundou e editou o jornal Hora do Povo, e depois editou a revista Brasil Hoje e foi colaborador do jornal O Pasquim até 1983.

Trabalhou na TV Globo do Rio como editor chefe e apresentador do “Bom dia Rio” até o fim de 1990, também passou pela TV Manchete e foi assessor de imprensa na Prefeitura do Rio de Janeiro, sob a gestão César Maia.

Após setembro de 2003, deixou o Portal Terra e voltou para a Globo, de São Paulo, para a chefia de reportagem do “Jornal Nacional”; em seguida passou a repórter de mercado financeiro e âncora do Globonews; no canal pago permaneceu por cerca de dez anos.

Em 2010 passou a integrar o comitê de comunicação da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, uma entidade filantrópica voltada para cuidados com a primeira infância, com base em São Paulo.

Atualmente, se divide entre a atividade de escritor com trabalhos freelancers para alguns veículos da imprensa além de atuar como conferencista nas áreas de macroeconomia e meio ambiente.

Nota

"Dando início a um processo de renovação em seu Jornalismo, a TV Cultura anuncia nesta segunda-feira (19/3), por meio desta nota, o nome de Ricardo Lessa como o novo apresentador do Roda Viva. A primeira edição do programa comandada pelo jornalista vai ao ar no dia 9 de abril.

Com mais de 40 anos de carreira, Ricardo Lessa formou-se em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1977. Iniciou sua trajetória no Jornal do Brasil; foi apresentador e editor-chefe do Bom Dia Rio, da TV Globo; repórter especial de Política do jornal O Estado de S. Paulo; subeditor de Política do Correio Braziliense; editor e âncora da Voice of America, de Washington DC; apresentador do Primeira Página, da TV Gazeta; chefe de reportagem do Jornal Nacional, da TV Globo; repórter de Mercado Financeiro e âncora do Jornal das 10, da GloboNews. Também é autor de seis livros, entre eles The Amazon in a nutshell, Brasil e Estados Unidos: o que fez a diferença, Amazônia: raízes da destruição e A que hora vem o povo?. Além disso, Lessa foi vencedor do Prêmio Embratel e do Prêmio Icatu de Jornalismo Econômico."

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco