Topo

Coluna

Flávio Ricco

Datena vai encarar o domingo sabendo que não terá vida fácil pela frente

Instagram/Reprodução
Datena estreará programa dominical em abril Imagem: Instagram/Reprodução
Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. colunaflavioricco@uol.com.br

Colunista do UOL*

24/03/2018 00h06

Sobre o novo programa do Datena, fora pendências para ainda tirar da frente, existe a certeza que a sua estreia será mesmo em abril, na segunda quinzena, inicialmente com três horas de duração.

E diante deste que será um novo grande desafio, talvez o maior da carreira dele, as providências estão sendo tomadas, todas sob a sua supervisão direta. Ainda assim algumas questões precisam ser colocadas desde já.

A briga nos domingos, especialmente na faixa da tarde, sempre se deu em níveis bem diferentes e de maior exigência, porque afora outras questões, até as condições meteorológicas entram como complicador a ser considerado. Sol, chuva e frio, por exemplo, acabam por exercer forte influência no número de ligados. Para cima ou para baixo.

A expectativa é enorme, até porque existe a novidade de ser mais um que trocará o jornalismo, ainda que não totalmente, pelo entretenimento. E por ser quem é, com todas as condições de mexer com as pedras desse jogo. Desde que lhe sejam oferecidos tempo e condições. 

Para tanto, considerando o tamanho das dificuldades que existem pela frente, todo o apoio da produção da Band será sempre indispensável. 

Ajeitando a casa
A preferência sempre é dos mais velhos de casa. A produção do “Melhor da Tarde”, da Cátia Fonseca, teve que abrir mão das instalações que vinha ocupando e mudar para um outro local na sede da Band.
Todo seu antigo espaço já foi ocupado pela produção do Datena.

Avanço
Na próxima quarta-feira, 28, o sinal analógico será desligado em outras 53 cidades do interior de São Paulo. Entre elas, Presidente Prudente e Bauru.
Além de 10 municípios do Maranhão, incluindo a capital São Luís.

AFP PHOTO / MARCO BERTORELLO
RedeTV! está próxima de adquirir transmissão do Campeonato Italiano Imagem: AFP PHOTO / MARCO BERTORELLO

45 do segundo
Nesta altura já é possível dizer que a Rede TV! está muito perto de bater o martelo com o campeonato italiano.
Entendimentos praticamente concluídos, faltando apenas a assinatura do contrato.

Indiscutível...
A Liga dos Campeões é, hoje e sem dúvida, um dos melhores produtos da TV esportiva como apelo de audiência.
Nem poderia ser diferente, tamanha a qualidade do futebol jogado na Europa, com as suas equipes reunindo o que há de melhor no mundo.

... Mas tem um porém
As obrigações colocadas pela UEFA – União das Associações Europeias de Futebol - é que sempre atravancam a vida de muitas emissoras.
Especialmente as de ordem comercial, que obriga as emissoras programar exibições dos seus anunciantes. Tipo da conta paga com dinheiro dos outros.

Leonardo Nones/SBT
Celso Portiolli comandará "Passa ou Repassa" dentro do "Domingo Legal" Imagem: Leonardo Nones/SBT

Está de volta
O “Passa ou Repassa” voltar a ser uma das atrações do “Domingo Legal”, do Celso Portiolli, no SBT.
E neste seu retorno, já a partir de amanhã, terá a turma da Eliana contra o pessoal de “A Praça é Nossa”.

Pode ser uma
Essa anunciada estreia de “Senhor dos Céus”, na Band, a partir da próxima quinta-feira, 22h30, será uma boa alternativa para o público. No mínimo
Uma superprodução, inteiramente realizada no México, com muita ação e que se tornou grande sucesso. Ganhou o Emmy Internacional. É a primeira série da Telemundo a ser exibida no Brasil.

Tão caprichada quanto
Ninguém pode se queixar da Globo, pelo menos em relação à sua faixa de novelas das 18 horas.
Depois de “Tempo de Amar”, veio “Orgulho e Paixão”. Esta, ainda com poucos capítulos, tem revelado a mesma qualidade de produção que a outra.

Em cima disso
Natural que, em relação à novela “Orgulho e Paixão”, ainda é impossível dizer a que veio. Está tudo muito no começo.
No entanto, deve-se se destacar a leveza do tema de abertura, “Doce Companhia”, cantada pela Lucy Alves, como o capricho de toda sua trilha sonora.

Reprodução/Instagram
Nego do Borel será convidado de Anitta no Multishow Imagem: Reprodução/Instagram

Na agulha

Marília Mendonça e Nego do Borel serão os convidados na estreia do novo programa da Anitta no Multishow. “Anitta Entrou no Grupo” é o título.
No ar, a partir do dia 3 de abril, ao vivo, às 20h30. Serão apenas quatro edições.

Ponto a favor
Bem ou mal, com a estreia da Cátia Fonseca na Band, percebe-se que todas as grandes emissoras têm procurado investir mais na faixa vespertina das suas programações. Cada uma à seu jeito. Globo, com uma grade estabilizada de muito tempo, SBT, Record, Rede TV! e Gazeta-SP.
Gostar ou não gostar vai de cada um, mas todas têm procurado se virar de alguma maneira.

Band/Divulgação
Daniel Zuckerman, Jojo Todynho, Amaury Jr e Mauricio Meirelles Imagem: Band/Divulgação

Amaury
Amaury Júnior vai receber neste sábado, em seu programa da Band, Daniel Zukerman, Maurício Meirelles e Jojô Todynho.
Questionada sobre o atual momento político, a cantora explicou que não gosta de falar sobre o tema. “Não me envolvo em nada de política. Você fala “A” e o povo entende “Z”. Melhor coisa é ficar quietinha”, E completou dizendo que nunca votou na vida. Sempre justificou.

Silêncio
A morte do Miranda surpreendeu e entristeceu a todos. Falar o que dele, além de tudo que já dito? Um cara, no particular, super do bem, talentoso e responsável pelo sucesso de muita gente. Triste.

Esporte da Band
Em comunicado distribuído ontem, assinado por Paulo Saad, a Band anunciou novas mudanças na estrutura de esportes da aberta e do canal BandSports.
Rosa Maria Cicirelli deixou a função de Gerente do BandSports para assumir a Gerência de Esportes da Band, subordinada a Guillermo Pendino, do Artístico.
Denis Gavazzi, por sua vez, passa a responder integralmente pela Direção do Canal BandSports e deixa suas atividades na Band.

Bate – Rebate
• “Programa da Sabrina”, neste sábado, 22h15, na Record, terá Amado Batista como principal atração...
• ... E ainda contará com as presenças de Naiara Azevedo e Thiago Brava.
• SBT está programando para maio a estreia de “Poliana”...
• ... Na penúltima semana do mês ela começa, correndo junto com “Carinha de Anjo”, em seus últimos capítulos...
• ... E na última seguirá sozinha. É o que está armado, mas que não significa certeza...
• ... Tudo, por questões de estratégia, pode se modificar a qualquer momento.
• Fernanda Paes Leme, que se assume no quesito bagunça, será a convidada do “Santa Ajuda”, segunda-feira, às 21h30, no GNT.
• Record não quer mais ninguém parado na sua redação de São Paulo...
• ... A nova ordem, que vale especialmente para os seus repórteres especiais é que, na falta de algum trabalho específico, sejam aproveitados no factual.

*Colaborou José Carlos Nery