Topo

Coluna

Flávio Ricco

Presença da mulher nos programas e transmissões esportivas não tem volta

Arquivo Pessoal
Regiani Ritter: pioneira no jornalismo esportivo entre as mulheres Imagem: Arquivo Pessoal
Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. colunaflavioricco@uol.com.br

Colunista do UOL*

20/04/2018 00h06

O que até bem pouco tempo via-se ou se considerava exceção à regra, a presença da mulher no noticiário e transmissões esportivas veio a se tornar absolutamente imprescindível.

As experiências da rádio Mulher, isso ainda nos idos dos anos 70, com uma equipe inteira transmitindo jogos do campeonato paulista ou o pioneirismo e atrevimento da desbravadora Regiane Ritter, foram importantes para o surgimento e aperfeiçoamento de profissionais inteiramente dedicadas a este ofício.

Uma realidade, ao mesmo tempo agradável e relevante, e que não tem volta. É daí para muito mais, para funções que não se restringem apenas a apresentação de programas, reportagens ou participações especiais, mas até no ofício da narração e comentários, experiências que Globo, Band, ESPN e Fox Sports têm procurado ampliar na medida do possível.

Elas passaram a ser muitas. Mais que quebra de preconceito, uma realidade que a imprensa no geral não consegue mais renunciar.

Em cima disso
É curioso observar como antes, até bem poucos anos, as mulheres não valorizavam a possibilidade de seguirem carreira no jornalismo esportivo. Hoje sim.
São muitas, em quase todas as emissoras, batalhando seu espaço.

Divulgação
Rita Guedes será Telma em série Imagem: Divulgação

Espelho da vez
Rita Guedes está no elenco da terceira temporada da série “1 contra Todos, estreia do Fox Premium, na próxima segunda, às 22h30.
É o seu trabalho de volta ao Brasil depois de 10 anos nos Estados Unidos. A personagem, Telma, uma mulher casada com político, que vivia no luxo e troca de favores. Lembra quem?

No limite
Em medida combinada com a Globo, Walcyr Carrasco vai atrasar a entrega dos momentos finais de “O Outro Lado do Paraíso”. Só vai fazer isso na véspera do último capítulo.
Ladainha de todo final de novela. O discurso nunca é diferente.

João Miguel Júnior/TV Globo
Em "Deus Salve o Rei", capítulo da próxima terça-feira, Afonso (Rômulo Estrela) é traído pelo rei Otávio (Alexandre Borges) e levado para uma pedreira Imagem: João Miguel Júnior/TV Globo

Vamos combinar
Se existe mesmo o desejo de não deixar vazar final de novela, por que a Globo nunca foi fundo no assunto e agiu com maior severidade em cima disso?
Não tem outra: ou não existe como evitar ou, apesar do cineminha, jamais se deu ao caso a importância que deveria.

Valeu por tudo
A presença do Jô, na noite de quarta e ontem, foi muito mais que um momento especial no programa do Porchat. 
Fez bem a Record em dividir o programa em duas partes, para não perder nada do que foi gravado. Valeu por tudo. A única crítica, o excesso de “pi” na edição, algo absolutamente desnecessário e dispensável naquela altura da noite. No mais, 10.

É por aí
Hoje, com Porchat, Pedro Bial e Danilo Gentili, o crescimento da qualidade no fim de noite da TV, acaba por se tornar incontestável.
Todos eles, a seu jeito e maneira. Bial, por exemplo, nesta sexta-feira, até vai cantar, plenos pulmões, com a dupla Chitãozinho e Xororó.

Ramon Vasconcelos/TV Globo
Pedro Bial canta com Chitãozinho & Xororó em seu programa Imagem: Ramon Vasconcelos/TV Globo

Pode disparar
Depois de todos os detalhes conferidos, a Sony recebeu de Roberto Carlos sinal verde para lançar, ainda este mês, o primeiro DVD da banda “RC na veia”, reunindo músicas dele com novos arranjos e identidade rock’n roll.
O projeto foi gravado em outubro e tem participação de Digão, Toni Garrido, Andreas Kisser e Rogério Flausino, além do próprio Roberto, em duas músicas. Dudu Braga, filho do artista, é baterista da banda.

Festa do Dan
O “Fim de Expediente”, do Dan Stulbach, completa hoje mais um aniversário na rádio CBN, o 12º, com direito a festa no Teatro Faap e convidados especiais. Jô Soares e a jornalista Andréia Sadi entre eles.
O programa tem a participação fixa do escritor José Godoy e do economista Luiz Gustavo Medina.

Exposição
A Globo promove a partir desta sexta-feira no IED Rio (Istituto Europeo di Design), com entrada gratuita,  uma exposição sobre a novela “Deus Salve o Rei”.
Vai até o dia 13 de maio e conta com elementos de figurino, cenografia, produção de arte e caracterização. A ideia é realizar este trabalho também em São Paulo.  

Bate – Rebate
• SBT ainda não definiu se a estreia de “As Aventuras de Poliana”, sua nova novela, será no dia 15 ou 16 de maio.
• Tom Cavalcante e a Formata pretendem rodar ainda este ano a parte 2 de “Os Parças”.
• Jornalismo da Record trabalha com a possibilidade de realizar debates no primeiro e segundo turnos das eleições...
• ... As datas serão apresentadas aos partidos já nessas próximas semanas.
• Toda a família Abravanel começa a retornar ao Brasil a partir de hoje...
• ... Silvio Santos e dona Iris devem chegar no domingo...
• ... Mas ainda não há uma definição se ele retomará as gravações na próxima terça ou na quinta-feira.
• Na Record já existe a decisão que a estreia de “Jesus” só será em agosto.
• ... Entre o final de “Apocalipse” e o lançamento da nova novela serão exibidas duas séries bíblicas, as histórias de Lia e de Ruth.
• Apesar de todos os problemas que tem apresentado, o planejamento de “Deus Salve o Rei” será mantido...
• ... A dramaturgia da Globo não trabalha com a possibilidade de antecipar o final da novela.

*Colaborou José Carlos Nery