Topo

Coluna

Flávio Ricco

Dinheiro de igreja quebra "Brasil Urgente" no meio

Reprodução
Joel Datena no comando do "Brasil Urgente" Imagem: Reprodução
Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. colunaflavioricco@uol.com.br

Colunista do UOL*

02/05/2018 00h06

Mesmo diante das dificuldades, que são tantas e até tornam compreensíveis alguns desesperos, é impossível encontrar qualquer razoável explicação para determinadas posições que a direção da Band vem tomando.

Sem ser um dinheirinho extra, o que outra coisa poderia justificar a interrupção de um programa jornalístico policial, caso do “Brasil Urgente”, para mais uma intervenção da igreja do R. R. Soares?

Nem tente encontrar porque não existe.

Se o desastre da colocação do mesmo religioso no prime time, desde que existe foi considerada a pior das tragédias, responsável por fazer fracassar todo e qualquer planejamento de grade, se só o estrago daquilo não bastasse, agora se permitiu uma ação em miniatura.

Em troca de outro negócio mal feito, passou-se a fragmentar todo o esforço e resultados que este programa sempre se prestou como alavanca de grade.

O dinheiro fácil, e mais caro, mesmo com todos os prejuízos ao patrimônio, outra vez acaba por prevalecer. Pobre Band.

Não por acaso
Ontem, pavoroso incêndio em São Paulo, e a maioria das TVs nem tchuns  pra ele.

SBT e Cultura preferiram exibir desenhos, Rede TV! seguiu com sua programação normal e nem mesmo a Band, que em outros tempos já destinou maior seriedade ao jornalismo, se alterou com a tragédia. Só a Record, mais no começo da manhã, e a Globo, desde a madrugada e por boa parte do dia, com total cobertura ao acontecimento. Impressionantes as imagens do cinegrafista Abiatar Arruda no momento do desabamento.

Em particular
Deve-se destacar também, além do que a GloboNews fez o dia inteiro, o trabalho do Reinaldo Gottino e o empenho do pessoal da Record em colocar o “Balanço Geral” na rua.

O programa foi todo realizado no local dos tristes acontecimentos.

Estevam Avelar/Divulgação/TV Globo
Jesuíta Barbosa como a Shakira do Sertão em "Onde Nascem os Fortes" Imagem: Estevam Avelar/Divulgação/TV Globo
Banho de loja
O elenco de “Onde Nascem os Fortes”, após rápida pausa, está de volta aos estúdios da Globo.

Tempo necessário para modificações em alguns espaços, como é o caso da boate onde se apresenta Shakira do Sertão, personagem de Jesuíta Barbosa.

Reabertura
Após 18 anos fechado para o público, o Teatro Adolpho Bloch, antigo Teatro Manchete, no Rio, vai reabrir nesta sexta-feira com o show de Cláudio Lins, “O Musical da Bossa Nova”.

Com direção de Sérgio Módena e mais nove atores em cena, o espetáculo traça a história de um dos movimentos mais importantes da música brasileira, dos tempos de “Ela é carioca”, “Samba da minha terra”, “Chega de saudade” e “Garota de Ipanema”.  

Lançamento

Divulgação
Sara Vidal interpretará a personagem de Milena Toscano na fase jovem Imagem: Divulgação
“Poliana”, no SBT, como próxima novela, deve se caracterizar também pelo lançamento de gente nova.

É o caso da modelo e atriz Sara Vidal, que fará a fase adolescente da personagem de Milena Toscano.  

Nova data
A estátua de cera do Silvio Santos, que Gugu Liberato mandou fazer em Nova York, não foi entregue na segunda-feira, como estava previsto. Os dois resolveram desmarcar o que haviam combinado.

Agora ficou para uma outra data, quando e onde SS desejar.

Fase de ajustes
Antes mesmo da estreia se sabia que o formato do “Superpoderosas”, da Band, seria obrigado a passar por ajustes em seu formato, já em pleno período de exibição.

É o que, na medida do possível, está acontecendo. Por exemplo, já são maiores os investimentos em links ao vivo. Aos poucos vai.

Se todos fossem iguais a você
Com a devida licença do mestre Tom Jobim, ninguém melhor que Fernanda Montenegro para se ajustar ao título de outro dos seus grandes sucessos.

Atrasada, por causa das gravações, para uma entrevista combinada nos Estúdios Globo, ela fez questão de chegar pedindo desculpas e se colocar inteiramente à disposição.

Raquel Cunha/Globo
Lima Duarte e Fernanda Montenegro em "O Outro Lado do Paraiso" Imagem: Raquel Cunha/Globo
Saideira
A propósito da Fernanda, Walcyr Carrasco preparou uma cena muito bonita para o desfecho dos personagens dela e do Lima Duarte em “O Outro Lado do Paraíso”.

Com direito a declaração de amor e até um beijinho mais prolongado.

Cada uma
O canal BandSports, encarregado da transmissão exclusiva, ainda não confirmou se enviará narrador e comentarista para transmissão de Roland Garros.

Mas já decidiu que o apresentador Elia Junior irá. Vamos parar pra tentar entender.

Adiantado
O elenco de “O Sétimo Guardião” - no caso, os nomes confirmados – já recebeu mais de 40 capítulos, para os devidos estudos.

Isso prova que Aguinaldo Silva está mesmo disparado no texto. A novela estreia em novembro.    

Indiscutível
Geraldo Luís continua sendo o grande nome da Record nos domingos.

Mesmo com seu “Domingo Show” baleado, sem metade das condições que tinha antes, ainda assim manteve a mesma disposição e tem conseguido preservar a boa audiência de antes. Faz toda diferença.
       
Bate – Rebate
• No próximo domingo, às 12h30, a TV Aparecida vai exibir o filme “A Imagem da Tolerância”, lançado em fevereiro e inédito na TV aberta...
• ... Trata-se de um filme/documentário sobre relatos de fé, também apoiado por Globo Filmes e GloboNews. Maria Bethânia e padre Fábio de Melo participam.
• Eliseu Caetano renovou contrato para mais uma temporada do reality de culinária “Na Cozinha” no “The Portuguese Channel”.
• ... Este é o primeiro canal em língua portuguesa, na rede aberta dos Estados Unidos...
• ... O mesmo jornalista, Eliseu Caetano, também é correspondente do SBT.
• Lançado em abril, o clipe de Lucyana Villar, “Cê tá bem? Eu tô melhor!” gravado em Las Vegas já registra mais de 1 milhão de views no canal oficial da cantora, no YouTube.
• Hoje tem Liga dos Campeões na Globo, Band e Esporte Interativo...
• ... A partir das 15h45, em Madri, o segundo jogo entre Real e Bayern...
• ... Roma e Liverpool jogam amanhã na Itália.
• O goiano Wilton Sampaio será um dos 13 árbitros de vídeo na Copa da Rússia.

*Colaborou José Carlos Nery