Topo

Coluna

Flávio Ricco


Produção independente torna-se essencial na vida das TVs aberta e fechada

A série Carcereiros, com Rodrigo Lombardi, produção da Gullane Entretenimento e Spray Filmes - Manuela Scarpa/Brazil News
A série Carcereiros, com Rodrigo Lombardi, produção da Gullane Entretenimento e Spray Filmes Imagem: Manuela Scarpa/Brazil News

Colunista do UOL*

09/06/2018 00h06

É interessante observar como o comportamento da maioria das TVs, em relação aos trabalhos da produção independente, foi se modificando com o tempo. Muito mais ainda nesta última década.

Exceção feita a algumas poucas, entre elas a Casablanca, que tem uma antiga história de sucesso e sempre se colocou entre as principais empresas do setor, muitas ficaram no meio do caminho, superadas pela forte resistência que existia. A luta pela tal “reserva de mercado” provocou o fechamento de muitas dessas empresas.

Uma situação completamente diferente dos dias atuais. Hoje, se já não bastasse uma boa maioria dos canais fechados, praticamente todas as grandes redes de televisão estabeleceram parcerias, valendo-se das inúmeras vantagens – para ambos os lados – que esta maneira de operar passou a oferecer.

E não há nenhuma ousadia em se referir a todas, porque até mesmo a Globo, com maior e incontestável capacidade de produção, também aderiu a esta prática em setores da sua teledramaturgia. Mais especialmente na realização de séries.

Não tinha como

Em “O Tempo não Para”, sua próxima das 7, a Globo está trabalhando para evidenciar as singularidades entre os dois núcleos, o “congelado” e o “contemporâneo”.

Como a novela tem humor e parte de uma premissa improvável – pessoas congeladas durante séculos-, será possível contar com uma licença poética e não se prender tanto às referências da época. É assim que a figurinista Paula Carneiro está trabalhando.

Bom senso

Boa notícia chegando da Band: depois de reexaminar o assunto, a sua direção voltou atrás e vai mandar um repórter da televisão para a Copa da Rússia.

Fernando Fernandes, o escolhido, estará seguindo viagem já na noite deste domingo.

Stepan Nercessian se prepara para estrear seu programa de variedades na tela da Band - Instagram/Reprodução - Instagram/Reprodução
Stepan Nercessian se prepara para estrear seu programa de variedades na tela da Band
Imagem: Instagram/Reprodução
Está fora

O personagem do Stepan Nercessian ainda vai aparecer, mas acabará morrendo na segunda temporada de “Sob Pressão”.

Nem haveria outro jeito. Agora, a partir de julho, ele passará a cumprir seu compromisso com a Bandeirantes.

Ano que vem

Apesar de já ter fechado contrato com a Bandeirantes, o programa de Stepan Nercessian, para as tardes de sábado, só vai estrear em 2019, segundo o estafe do artista.

Na proposta, musicais, show de calouros e, claro, humor.

Maior do rádio

A Transamérica – FM, comando do Eder Luiz, isoladamente, será a rádio brasileira com a equipe mais numerosa na Rússia.

Um total de 10 pessoas. O narrador Guilherme Laje será o último a viajar, porque estará envolvido com as transmissões do campeonato brasileiro até quarta-feira.

Por que isoladamente?

O Grupo Band, a bem da verdade, vai cobrir a Copa do Mundo com 13 pessoas na Rússia.

Mas somando representantes de duas emissoras, rádios Bandeirantes e BandNews.

Aviso do dono

Está terminantemente proibido o uso de câmeras escondidas no jornalismo do SBT.

Silvio Santos já havia avisado sobre isso. E não quer que nunca mais se repita.

Paolla Oliveira participa de evento para divulgar reprise de "Belíssima" na Globo - Paulo Belote/Globo - Paulo Belote/Globo
Paolla Oliveira
Imagem: Paulo Belote/Globo
Fila das nove

Oficialmente, a Globo diz que ainda não existe um novo projeto de novela para Paolla Oliveira.

Porém, nos seus bastidores, são fortes os comentários de que a atriz irá liderar o elenco de “Troia”, de Manuela Dias, em 2019.

Game

Está sendo tratada como uma alternativa das mais interessantes transferir a exibição do game show “A Fuga”, do “Agora é com Datena”, para outro dia da semana. Só ele, claro, o game show.

Como já está totalmente gravado, esta possibilidade passou a ser analisada pela direção da Band.

Bate – Rebate
• Neste domingo, 9 e meia da noite, no Canal Brasil, José Trajano vai receber Hamilton de Holanda no último episódio do “Bonde do Zé”.
• Grazi Massafera, depois de alguns trabalhos seguidos, está em férias na Globo...
• ... Ainda não há qualquer definição sobre uma próxima novela ou série.
• Substituída a altura pela Natuza Nery, Renata Lo Prete reassume, neste sábado, 11 da noite, o comando do “Painel” na GloboNews...
• ... E a sua volta já será nos novos cenários do programa...
• ... Agora, em vez das cadeirinhas distribuídas, a novidade é a colocação de uma mesa no cenário...
• ... Segundo Renata, é a forma a serviço do conteúdo.

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco