Topo

Coluna

Flávio Ricco


Enquanto Globo segue voando, concorrência tem dificuldades para decolar

Cristiane Cardoso, filha de Edir Macedo, passou a ser responsável pela dramaturgia da Record - Samuel Chaves/Brazil News
Cristiane Cardoso, filha de Edir Macedo, passou a ser responsável pela dramaturgia da Record Imagem: Samuel Chaves/Brazil News

Colunista do UOL*

09/07/2018 00h06

Silvio Santos, mais de uma vez, disse ter colocado do próprio bolso para cobrir prejuízos do SBT. Uma situação nada diferente de Band e Rede TV!.

Portanto, com base nisso, a única emissora em condições de concorrer com a TV Globo seria a Record, se para isso só dinheiro bastasse. Só que não.

A esporadicidade de um produto ou outro em determinado horário chegar à liderança, nunca alterou seu status de perdedora. Uma emissora, em tese e em condições de fazer frente a qualquer uma, mas sem nunca conseguir resultados melhores por absoluta incapacidade daqueles que respondem por ela.

A Record, desde que a Universal assumiu o seu controle, só em algumas ocasiões, com Eduardo Lafon, Hélio Vargas, Luciano Callegari e José Paulo Vallone, teve profissionais do mercado na sua condução. Mas isso já há muito tempo. Depois deles, ninguém.

Ao contrário, só aumentou a disputa entre os membros da igreja pela direção da TV, um poder que parece fascinar a maioria deles, até mesmo a filha do líder Edir Macedo, Cristiane, ao se colocar como supervisora das novelas.

O que se vê, diante da tamanha fragilidade da concorrência, é a TV Globo como um avião lá no alto em velocidade de cruzeiro, enquanto as outras continuam taxiando na pista, sem piloto que saiba fazer o avião decolar.

Dois tempos

Karina (Malu Rodrigues) em "O Outro Lado do Paraíso" - Divulgação/TV Globo - Divulgação/TV Globo
Malu Rodrigues, que esteve no elenco de "O Outro Lado do Paraíso", protagoniza musical "A Noviça Rebelde"
Imagem: Divulgação/TV Globo
O musical “A Noviça Rebelde” chega à Cidade das Artes, no Rio, dia 19 de julho, com elenco liderado por Malu Rodrigues.
Trabalho que ela dividirá com a nova temporada do “Popstar”, na Globo, que estreia em setembro.

Por que não?
Inicialmente, Maurício Meirelles foi chamado apenas para o “Zona Mista”, do SporTV.
Mas não será surpresa o seu aproveitamento em outros projetos da Globosat, após a Copa.

Aí sim
Adaptação de Ruy Guerra para o livro de Carlos Heitor Cony, “Quase Memória” vai estrear na TV.
Exibição programada para 28 de agosto, 10 da noite, na sessão “Filme do Mês”, do Canal Brasil. Trata-se de um drama com tonalidades de teatro do absurdo que aborda o tênue limite da realidade e da memória do autor (Cony) sobre o pai, já falecido.

Olha só
Durante todo esse período de Copa do Mundo, Rodrigo Viana e José Carlos Magdalena estão apresentando “Os Filhos de Putin”, na TV Cultura Paulista, de Araraquara, e Morada do Sol FM.
O programa, em cima dos acontecimentos na Rússia, conta com a participação fixa de Zilda Mayo, sucesso no tempo das pornochanchadas.

Mesmice
À relação já colocada aqui - Alpha, Nova Brasil, Nova Melodia, Mix, Nativa e Antena Um - tem outras duas rádios do Rio, que não podem ficar fora desta lista.
JB e Sul América também são especialistas em repetir as mesmas músicas o tempo todo.

Festa na Fox
O Fox Sports dobrou sua audiência relativa aos primeiros 14 dias da Copa da Rússia em comparação ao Mundial de 2014, no Brasil.
Os jogos ao vivo registraram uma audiência 126% maior. 

Xuxa Meneghel usou um vestido longo e disfarçou a bota que usou no pé quebrado na edição de quarta-feira (4) do "Dancing Brasil" - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
A apresentadora Xuxa Meneghel
Imagem: Reprodução/Instagram

O assunto é sério
Lembra que no passado a Xuxa foi homenageada pelo Ministério da Saúde pelo seu trabalho contra a paralisia infantil no Brasil?
Pois bem, ela agora volta a ser chamada para encabeçar nova campanha nacional, dirigida às mães, para vacinação infantil, diante dos tantos casos, principalmente do sarampo.

A propósito
Saindo de uma cirurgia, questão de prótese no seio, Xuxa agora começa a ajeitar sua viagem à Argentina, bem no comecinho de agosto, para inaugurar clínicas do Espaçolaser.
Já na Record, em setembro, começa nova temporada do “Dancing Brasil”.

Segunda temporada 
As  novas gravações de “O mecanismo”, série da Netflix, terão início no fim deste mês e devem correr até meados de dezembro.
Desta vez, além de atuar, Selton Mello também vai colaborar na direção, ao lado de José Padilha.

Primeira gravação
Gusttavo Lima, Dilsinho, Kekel, entre outros convidados, gravam nesta segunda-feira, na Globo-SP, o programa de estreia do “Só Toca Top”, comandado por Luan Santana e Fernanda Souza.
Novo reforço para a grade de sábado, começa a ser exibido dia 14.

Bate – Rebate
• Última semana da Copa do Mundo. Mesmo diante dos seus momentos decisivos, de leve, já começa a operação de desmontar acampamento...
• ... Uma parcela importante do pessoal que ainda está lá vai retornar antes das finais...
• ... Por aí se entenda Fox, SporTV e até mesmo Globo...
• ... A eliminação da seleção brasileira, claro, tem muito a ver com isso.
• Mesmo empinando orgulhosamente sua barriguinha, Sabrina Sato continua como um dos nomes mais disputados do mercado comercial...
• ... Aliás, ainda em torno da Sabrina, a Record segue  rebatendo todas as notícias de que o programa dela, do jeito que é, só continuará até dezembro...
• ... E que no próximo ano ela também estaria à frente de um formato, como Gugu, Xuxa e companhia bela...
• ... A Record, oficialmente, tem descartado esta possibilidade.
•  “Domingão do Faustão” encerrou, ontem, o “Show dos Famosos” ...
• ... E já se prepara para o lançamento da nova temporada da “Dança”...
• ... Entre o fim de um, começo de outro, algumas semanas com a volta de antigos quadros.
• “Amigos, Sons e Palavras”, programa do Gilberto Gil, estreia dia 21 de agosto no Canal Brasil.

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco