Topo

Coluna

Flávio Ricco


Diferentemente da TV, a publicidade ainda é branca no Brasil e no mundo

Fabricio Boliveira e Leticia Colin em cena de "Segundo Sol" - Divulgação/TVGlobo
Fabricio Boliveira e Leticia Colin em cena de "Segundo Sol" Imagem: Divulgação/TVGlobo

Colunista do UOL*

16/07/2018 00h06

“Segundo Sol”, em seu começo, foi alvo de críticas pela falta da representatividade negra em seu elenco, ainda mais por se tratar de uma novela com base na Bahia. Algo que aos poucos, e na medida do possível, de uma forma ou de outra, se corrigiu.

A Globo foi bem ao agir rapidamente e por provocar uma discussão perfeitamente cabível, envolvendo a todos numa questão das mais pertinentes.

E, ainda que indiretamente, por colocar em discussão mais este aspecto que, como tantos outros, será melhor observado daqui em diante.

Mas também é bom considerar que na televisão do Brasil, assim como na dos Estados Unidos, jamais houve problemas ou barreiras pelas questões da pele ou diferentes etnias.

E nem poderia ser diferente, tanto no caso daqui quanto no de lá, por se tratar do veículo de maior representatividade junto a população. É sempre válido chamar atenção para a sua observância, como reconhecer que isto em nenhum momento se constituiu em problema.

Se existe um setor em que a mesma prática nunca foi tão usual é no mercado da propaganda. Sobre isso, até agora, nunca existiram maiores ou mais elevados protestos.

A publicidade ainda é e continua branca.

Uma coisa é isso...
O Pavilhão da Vera Cruz, que abrigou as gravações do novo programa do Gugu, assim como tinha feito, no ano passado, com Luciano Huck, possui instalações que podem e devem continuar sendo utilizadas pelas emissoras de TV.

Especialmente pelas dimensões dos seus estúdios.

... A outra é que
Assim como no Brasil existem tantas estradas e pontes inacabadas ou postos de saúde que nunca abriram as portas, o mesmo descaso também se observa nas instalações da Vera Cruz.

Lá, se alguém não sabe, está todo acervo do Mazzaropi. Figurinos, materiais de cena dos seus filmes e fotos. Tudo encaixotado, sendo consumido pela ação do tempo. Uma judiação.

Vai começar
O “Dancing Brasil”, da Xuxa, fará suas audições nos dias 30 e 31 para escolher os bailarinos da nova temporada.

Por parte do diretor Marcelo Amink ainda não existe uma definição se Sérgio Marone voltará ou não ao posto de coapresentador.

O apresentador do "Jornal Hoje", Dony de Nuccio, apresentará o "Fantástico" nas férias de Tadeu Schmidt - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
O apresentador do "Jornal Hoje", Dony de Nuccio, apresentará o "Fantástico" nas férias de Tadeu Schmidt
Imagem: Reprodução/TV Globo
De volta ao Rio
Dony de Nuccio fica no comando do telejornal “Hoje” até quarta-feira e logo depois viaja para o Rio. Durante duas semanas, férias do Tadeu Schmidt, ele apresentará o “Fantástico” ao lado de Poliana  Abritta.

Sandra Annenberg, por sua vez, volta ao “Hoje” na quinta e fica sozinha na bancada. Depois, tira duas semanas de férias.      

Explicação para isso
A exibição do “Roda a Roda” em dois horários diferentes tem uma explicação industrial. Ou comercial.

É tudo para alavancar as vendas da Jequiti.

A atriz Andréia Horta está à frente da nova temporada de "País do Cinema", no Canal Brasil - Divulgação - Divulgação
A atriz Andréia Horta está à frente da nova temporada de "País do Cinema", no Canal Brasil
Imagem: Divulgação
Nova função 
Estreando na função de apresentadora, Andréia Horta estará à frente da nova temporada de “O País do Cinema”, a partir do dia 26, às 21h30, pelo Canal Brasil.

Depois de duas temporadas sob o comando de Fabiula Nascimento, chegou a vez de Andréia apresentar o programa.

No primeiro episódio, ela receberá Laís  Bodanzky e Maria Ribeiro, para falar sobre “Como Nossos Pais” (2017).

Elza na trilha
Ivete Sangalo cantando “Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás”, composta por  Raul Seixas e Paulo Coelho, foi escolhida como tema de abertura de “O Tempo Não Para”, próxima da Globo no horário das 7. Novidade contada.

Mas ainda em relação a sua trilha, outra informação interessante é que a composição do Cazuza, que dá título à novela, terá uma regravação especial na voz de Elza Soares.

Tema internacional
A  música “You Sexy Thing”, da banda britânica Hot Chocolate, para a mesma novela, foi escolhida para tema do casal protagonista Samuca (Nicolas Prattes) e Marocas (Juliana Paiva).

Um clássico.    

Organização
“Nos Tempos do Imperador” é o título provisório do próximo trabalho de Alessandro  Marson e Thereza Falcão, dupla de “Novo Mundo”, para o horário das 6 na Globo.

Uma estreia que já pode ser confirmada para 1º de outubro de... 2019.
Antes, nesta faixa, após “Orgulho e Paixão”, ainda serão exibidas “Espelho da Vida”, de Elizabeth Jhin e “Filhos da Terra”, de Thelma Guedes e Duca  Rachid.

Voto de Minerva 
O vazamento de cenas do último capítulo de “Deus Salve o Rei”, dividiu sua equipe obre a questão.

Enquanto alguns defendem mudanças imediatas no material já entregue, outros não aprovam a ideia por entenderem que esse é um problema da Globo e que também não irá alterar nada no Ibope.

O desempate sai nesta semana. 

Bate – Rebate
• Mariana Xavier é a convidada do “Todo Seu”, do Ronnie  Von na Gazeta, 22h30, nesta segunda.
• O campeonato italiano é a bola da vez na televisão brasileira...
• ... Vai ter briga, e briga boa, pelos direitos de transmissão dele...
• ... Especialmente agora com a contratação de Cristiano Ronaldo pela Juventus...
• ... Quem está vendendo é a IMG & Perform, a mesma da Libertadores e Sul Americana, entre outros.
• Na sua volta ao normal, a programação do SporTV terá algumas novidades a partir de hoje...
• ... Até o final do mês, Lizandra Trindade estará assumindo a apresentação do “Planeta SporTV”, substituindo a titular Janaina Xavier...
• ... Carlos Cereto passa a comandar a bancada do “Redação SporTV”, enquanto Gustavo Villani ficará com o “Seleção” até o dia 20.
• A produção de conteúdos para internet deu muito certo na Rede TV!...
• ... Um sucesso tão grande quanto a quantidade de “pais da criança”.

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco