Topo

Coluna

Flávio Ricco


Jornalismo na madrugada foi um grande acerto do SBT

Silvio Santos: "a televisão é minha. Nela faço o que bem entender"  - Reprodução/SBT
Silvio Santos: "a televisão é minha. Nela faço o que bem entender" Imagem: Reprodução/SBT
Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. colunaflavioricco@uol.com.br

Colunista do UOL

25/07/2018 00h06

Desde que começou a existir, o SBT sempre foi alvo de críticas pela instabilidade da sua programação. As muitas mudanças, algumas até num mesmo dia, foram frequentes, sem nunca considerar o hábito como sucesso de qualquer televisão. 

Mas já existiram tempos muito piores, a ponto de uma determinada manhã, no Estúdio 6 da Anhanguera, ao ser questionado pelos publicitários presentes das tantas e tamanhas alterações, Silvio Santos foi curto e grosso: como dono da televisão fazia o que bem entendia. E ninguém tinha nada com isso. Quem não concordasse que comprasse a sua. Vi tudo com esses olhinhos.

E assim continua sendo ao longo dos seus quase 37 anos. Entre tantas quebradas de cara, também existiram acertos e um dos mais recentes foi implantar uma programação jornalística durante toda a madrugada.

Ainda que sem grandes recursos ou maiores investimentos, os resultados do “SBT Notícias” continuam muito além dos esperados, provando que todos os espaços de grade devem ser convenientemente tratados e valorizados. Em televisão, hoje, mais do que nunca se prova, toda hora é hora.

Também tem isso
Muitas vezes, nas tantas mexidas que faz na sua grade, a Record acaba colaborando e trabalhando pelo Silvio Santos.

O último exemplo é o da tarde. Na rede, o “Cidade Alerta” continua entrando 16h55, mas em São Paulo, agora, só vai ao ar a partir das 17h15. A distância que antes era de 12 a 7, caiu para 10 a 8, até 9. 

Edson Callegares e Luís Roberto - Montagem/UOL
Edson Callegares e Luís Roberto
Imagem: Montagem/UOL
Voltando ao caso
Sobre a nota Luís Roberto x Edson Callegares, a coluna apenas reportou um fato, no caso o post do jornalista de Santos.

Em nenhum momento houve a tentativa de julgar ou defender causa de ninguém, até porque essa nunca foi a nossa. Recado dado.

E a bem da verdade
Em entrevista gravada ao jornalista Thiago Franklin, no ano passado, Luís Roberto cita nominalmente Callegares como criador do “Sabe de quem?”.

Talvez tenha faltado, antes de tudo, uma conversa direta entre os dois. E só. E esse é outro assunto que também já deu.

Vai mudar
Em virtude de alguns desentendimentos, que não são tão de agora, o jornalismo da Record está em vias de sofrer algumas mudanças.

Que devem começar pela redação do ”Jornal da Record”. O RH entrou no meio e está mediando toda a questão.

Duro de entender
O jornalismo da Record encontrou dificuldades na produção de uma matéria para o lançamento da novela “Jesus”.

O trabalho foi tremendamente dificultado nos bastidores. Dificuldades, dizem, que partiram de setores da igreja.

Protocolo
O elenco e a direção de “Deus Salve o Rei”, nesta quinta-feira, serão recebidos pelo comando da Globo para o já tradicional evento de confraternização.

Na sexta, estão previstas as últimas gravações da novela.  

Volta marcada
Ausente da programação devido ao período da Copa do Mundo, o “Zero 1”, do Tiago Leifert tem sua volta ao ar confirmada para 4 de agosto e vai até 27 de outubro, sempre na sequência do “Altas Horas”.

Produto fixo da grade, aborda o mundo dos games, filmes, séries, lançamentos tecnológicos, eletrônicos, animes, entre outros.

O jornalista José Roberto Burnier comandará o novo jornal "Em ponto" - Ramon Vasconcelos/ TV Globo
O jornalista José Roberto Burnier comandará o novo jornal "Em ponto"
Imagem: Ramon Vasconcelos/ TV Globo
Vem aí
GloboNews confirma para esta próxima segunda-feira, dia 30, a estreia do informativo diário “Em Ponto”, com José Roberto Burnier.
No ar das 6 às 9 da manhã. 

Segundo lote
O formato “Faça e Disfarça”, do programa da Sabrina, em que ela comanda as brincadeiras com participantes por meio de ponto eletrônico, tem alcançado bons resultados, levando a Record a continuar com o quadro.

Já existe sinal verde para gravação da segunda temporada.

Bate – Rebate
• Uma atriz ninfomaníaca, um bissexual resolvido e um homofóbico enrustido fazem a comédia “Laboratório Sexual, Que Comece o Jogo Agora”...
• ... A estreia é nesta sexta, às 21 horas, no Espaço Multiuso, em São Paulo.
• Amanhã, quinta, o “Manhã Leve” da Maria Cândida, na TV Aparecida, vai dedicar um espaço especial para o “Dia dos Avós”.
• Camila Garcia, que participou de um reality show no Esporte Interativo, passa a integrar agora a rádio Coringão ...
• ... E estreia nesta quarta na narração de Corinthians e Cruzeiro pelo Brasileirão. 
• “O Paciente – O Caso Tancredo Neves”, filme de Sergio Rezende, tem lançamento nacional confirmado para 13 de setembro...
• ... Em seu elenco, Othon Bastos, Esther Góes, Paulo Betti, Otávio Muller e Emílio Dantas.
• Thatiana Brasil foi escolhida para substituir Patrícia Costa, em sua licença maternidade, na apresentação do “Domingo Espetacular” da Record...
• ... Ficará no posto nesses próximos 5 meses. Thatiana tem 10 anos de casa.
• O canal Arte 1, como parceiro do acontecimento, promete cobertura total da Flip, a feira literária de Paraty, que vai desta quarta até domingo.

*Colaborou José Carlos Nery