Topo

Coluna

Flávio Ricco


Contribuição do jornalismo é determinante no crescimento da TV aberta

Izabella Camargo e José Roberto Burnier no jornal  "Em Ponto", da GloboNews - Divulgação
Izabella Camargo e José Roberto Burnier no jornal "Em Ponto", da GloboNews Imagem: Divulgação

Colunista do UOL*

01/08/2018 00h06

Ao contrário de antes, quando só prime time era objeto de investimentos, a televisão dos tempos atuais, com a concorrência de outros meios, passou considerar todos os horários merecedores do maior carinho e consideração.

Olha a Globo. Dia 13 agora, o “Hora 1”, das madrugadas, terá a sua duração duplicada, em uma prova provada que existe público para ele - os que acordam bem cedo ou que ainda não dormiram. Serão cinco horas diretas de jornalismo ao vivo.

Outro exemplo, o jornal das manhãs do “GloboNews”, apresentação do José Roberto Burnier, exibição das 6h às 9h, com espaço suficiente para se aprofundar nos mais diversos assuntos. 

Aliás, sobre ele, um exemplo, muito mais que observação, de como a meteorologia, com o decorrer dos tempos, passou a merecer olhar mais cuidadoso. Os boletins da Izabella Camargo, interagindo com Burnier, nunca são inferiores a 10 minutos, algo inédito, com colocações que passam a ser imprescindíveis até sobre as consequências dessas condições.

A crise hídrica por exemplo. O Complexo da Cantareira, em São Paulo, foi explicado lá, está com 20% a menos da sua capacidade em relação ao ano passado. Informações que também são importantes para agricultura, construção civil, até fábricas de bebidas. Foi-se a época que todo telejornal tinha a sua “moça do tempo”. No lugar delas, surgiram especialistas, com informações imprescindíveis para a vida de todos. 

Estreia confirmada
A Rede TV! tem confirmada para quarta que vem, dia 8, a estreia de “Data Venia”, um programa costurado pessoalmente pelo seu dono, Amilcare Dallevo.

Exibição quinzenal, faixa da meia-noite, após o “Leitura Dinâmica”, com apresentação de Luiz Flávio D´Urso. O ministro do STF, Dias Toffoli, será o primeiro entrevistado.

Nova realidade
As gigantes da tecnologia não estão para brincadeira.

A Amazon, rival do Netflix e depois do Facebook com a Champions League, comprou uma parte dos direitos do campeonato inglês.

Entrevista
Herson Capri será o homenageado do “Persona em Foco” desta quarta-feira, às 23h15, na TV Cultura.

Dois profissionais ligados à sua trajetória, o diretor teatral Roberto Lage e a atriz Isadora Ferrite, participam do programa. A apresentação é do Atílio Bari.

Mais uma
Devidamente registrada pela Globo a marca “Bom Sucesso”, para a próxima novela da dupla Rosane Svartman e Paulo Halm.

Outra na fila das 7 da noite, para exibição em 2019.

Segunda edição
Uma parceria do UFC, canal Combate e Mixer, a segunda temporada da série “Viver para Lutar” tem estreia marcada para o dia 6, às 20h.

Na produção, Rodrigo Minotauro viaja o mundo para conhecer lugares diferentes e revelar as artes marciais que ajudaram a moldar o MMA atual.

Nesta, visitou China, Israel, Holanda, Japão, Brasil e Cuba.

A família Abravanel participa do ?Tamanho Família? - Globo / Raphael Dias - Globo / Raphael Dias
A família Abravanel participa do "Tamanho Família"
Imagem: Globo / Raphael Dias
Família Abravanel
Márcio Garcia vai receber domingo no seu “Tamanho Família”, na Globo, após o “Esporte Espetacular”, Preta Gil e Tiago Abravanel.

A cantora, acompanhada do marido, o irmão e o filho. Já o neto de SS, levou a mãe e as irmãs.

O profeta
Igreja, na Rede TV!, tem dentro e fora da sua programação. Fora os conhecidos, frequentemente em cartaz, nos seus bastidores, toda quinta-feira, um grupo de funcionários se reúne para receber a palavra de um “pastor-profeta”, Amós.

A igreja dele, mais humildezinha, não compra horários na casa. Faz na boa. Certa vez, alguém o levou até lá e ele foi ficando...

E o detalhe: ao final das suas orações, ele “coloca” na mão dos seguidores uma pedra que não existe. Algo simbólico. Só no imaginário.

Como pode?
Chegou a 27 o número de profissionais demitidos na Band – Rio que cuidavam do “Vídeo News”. O programa, ainda no ar, tem funcionado meio na base do controle remoto.

Depois de mandar embora todo esse pessoal, sobraram no total exatos 15 funcionários. Será que numa praça tão importante como o Rio de Janeiro é possível fazer televisão com apenas 15 pessoas?

Bate – Rebate
• A Band, ao comunicar o distrato com a Luísa Mell, informou que isto se devia apenas ao fato de não ser possível a produção do seu programa para este ano...
• ... Mas que poderia perfeitamente entrar nos planos para 2019...
• ... O projeto do programa dela, um reality para atendimento de emergência de animais, é considerado dos mais interessantes.
• Nesta quarta, 3 da tarde, em seu programa na TV Aparecida, Claudete Troiano apresenta um especial, gravado durante sua visita ao Recife...
• ... Entre as suas andanças, os principais pontos turísticos, culturais e gastronômicos.
• Marcello Novaes já desembarcou em São Paulo para dar início as gravações de “O Sétimo Guardião”, próxima das 9, na Globo.
• A convite de Silvio de Abreu e Glória Perez, Marcius Melhem vai escrever um dos episódios da nova temporada da série “Os Experientes”...
• ... Melhem é hoje um dos roteiristas mais festejados da Globo.

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco