Topo

Coluna

Flávio Ricco


A saúde no Brasil está na UTI

Helena Barreira Galina - Reprodução
Helena Barreira Galina Imagem: Reprodução

Colunista do UOL*

14/08/2018 00h06

Das mais louváveis a atitude de atores, atrizes, apresentadoras e apresentadores em se colocarem à frente de campanhas para contribuir no tratamento de algumas pessoas ou minimizar o sofrimento de outras. Na maioria das vezes fazem isso sem querer nada em troca, muito menos divulgação para as suas atitudes.

São vários os casos, mas um em especial é o de Helena Barreira Galina, uma menina de sete meses, que sofre de Atrofia Muscular Espinhal – AME, no estágio 1, o mais grave da doença.

É de se imaginar o desespero dos seus pais, moradores no Espírito Santo.

O remédio Spinraza é o único no mundo recomendado para o tratamento e, com registro aprovado pela Anvisa, cada dose sai ao custo de R$ 364.565,98.

De acordo com os médicos, para o caso dela serão necessárias seis até completar um ano de vida, o que equivale a um total que passa de dois milhões de reais.

Em todas as campanhas lançadas, o arrecadado até agora é de R$ 399.479,77, o equivalente a 18,14%, um pouco mais que o suficiente para começar.

Curioso é que em todo esse movimento, não se viu até agora manifestação nenhuma do Ministério da Saúde ou participação de quaisquer dessas autoridades.

Triste, não acha?

Completando

Já que o tratamento da Lele passa a depender apenas dos simples mortais, havendo interesse de participar é só buscar informações no endereço @ameeajudelele.

Trivial variado

Esta santa coluna recebeu a informação que a Netflix, em fase de crescimento por aqui, estaria alugando por cinco anos os estúdios da Quanta, um dos mais aparelhados de São Paulo.

Como manda o bom jornalismo, fomos consultar a sua Comunicação.

E veio a resposta

Bruno Rossini se apresentou como integrante da Comunicação da Netflix no Brasil. Passou seus contatos e disse que cuida de tudo menos o relacionado a título – filme ou séries, documentários etc.

Mas “com relação a sua pergunta sobre a Quanta, não vamos oferecer um comentário sobre o tema”. Tá bom.

Por via das dúvidas

São muitos os comentários, na Band, sobre uma possível volta de Marcelo Meira a um dos seus cargos de comando.

De oficial, data hoje, não existe nada, mas as suas visitas, sempre muito frequentes, tornaram-se mais intensas e prolongadas, como foi o caso, por exemplo, da semana passada.

Regra do jogo

Na noite desta terça, no “The Voice”, começa a “Fase das Batalhas”.

Os times de Ivete, Lulu, Brown e Teló serão divididos em duplas e caberá a cada técnico decidir quem vai continuar.  Os recursos “Peguei” e botão de bloqueio permanecem.

Combinado assim

A partir de 1º de setembro, o SBT pretende manter a exibição de desenhos animados na faixa da Disney, que não terá seu contrato renovado.

Ainda não há uma decisão sobre o domingo. Uma das possibilidades, segundo o pessoal de lá, é simplesmente espichar o “Domingo Legal”. Mas, também de acordo com eles, existem outras.

Caco Ciocler, Fabiula Nascimento e Fabricio Boliveira - Raquel Cunha/TV Globo - Raquel Cunha/TV Globo
Caco Ciocler, Fabiula Nascimento e Fabricio Boliveira
Imagem: Raquel Cunha/TV Globo

Cruz e a espada

Em “Segundo Sol”, Cacau, personagem de Fabiula Nascimento vai terminar com Edgar (Caco Ciocler) após descobrir que ele aceitou uma armação de Roberval (Fabricio Boliveira) para afastá-los.

A cena vai ao ar na próxima segunda, dia 20.

Equilíbrio

A avaliação, dentro da Globo, é que há muito tempo as novelas das 6, 7 e 9 da noite não apresentavam tamanho equilíbrio e tão bons desempenhos.

Todas, em se tratando do horário de cada uma, com audiência acima dos padrões.

Suporte

No Rio, os sindicatos dos Jornalistas e Radialistas estão acompanhando muito de perto o processo de extinção dos canais Esporte Interativo, da Turner.

Apesar de estarem com as mãos atadas, porque, com a reforma trabalhista, as rescisões contratuais não precisam mais ser homologadas nos sindicatos, há todo um suporte à disposição dos profissionais.

Momento difícil

Além do caso envolvendo demissão de jornalistas, após licença-maternidade, outra bronca na Record-RJ diz respeito ao novo chefe de plantão.

De acordo com o pessoal de lá, depois que ele assumiu cerca de 30% da redação foi trocada por salários menores. A Record, por sua vez, nega a informação e declara que não houve redução de salários nem de vagas na equipe de jornalismo. Diz ainda que a Redação ganhou "inúmeras promoções e alterações nas posições".  

Bate – Rebate
• O Canal OFF vai celebrar o Dia Mundial da Fotografia com a exibição do inédito “One Shot”, domingo, 7 da noite...
• ... O documentário apresenta os bastidores da arte do fotógrafo Russell Ord, especialista em registrar momentos únicos do surfe mundial...
• ... Para conseguir a perfeição no seu trabalho, ele se arrisca no meio de grandes ondas e rochedos.
• Ontem, em seu primeiro dia das 4h às 6h da manhã, o “Hora 1” chegou a 5 pontos de média...
• ... Um ponto a mais que as quatro segundas-feiras anteriores. A participação foi de 38%.
• O “Globo Esporte” chega hoje aos seus 40 anos de exibição...
• ... Logo mais, depois do jornal local, irá ao ar uma edição comemorativa.
• Há todo um mistério envolvido na anunciada morte do personagem de Vladimir Brichta, Remy, em “Segundo Sol”...
• ... Mas tamanho mesmo a ponto de até não acontecer...
• ... Existe uma discussão em cima disso.

• Estreou ontem às 21h, na Rádio Trianon, o programa semanal “Bar sem Segredos”, uma produção dos jornalistas Asdrúbal Figueiró e Alexandre Teixeira.  

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco