Topo

Coluna

Flávio Ricco


Entre SBT e Record, qual das duas apela mais?

Christine Fernandes foi uma das protagonistas de "Essas Mulheres", em reprise na Record - Divulgação/TV Record
Christine Fernandes foi uma das protagonistas de "Essas Mulheres", em reprise na Record Imagem: Divulgação/TV Record

Colunista do UOL*

24/08/2018 00h06

Uma das principais críticas que a TV paga sempre mereceu foi à sua capacidade de se repetir insistentemente. Reapresentar tanto um mesmo filme a ponto de não se aguentar mais ver na frente.

Deu no que deu. Crise à parte, a queda incessante no número de assinaturas também veio a acontecer pela falta de respeito com o público. De acordo com nota do “Notícias da TV”, em julho, a média de cancelamento chegou a dois mil clientes por dia em um ano.

A TV aberta como um todo, mas SBT e Record no particular, deveria refletir sobre isso. Cuidar melhor dos seus cardápios, frente à alta competitividade dos tempos atuais.

Ao contrário da Globo, que só tem o “Vale a Pena Ver de Novo”, há uma disputa particular entre as duas em torno de quem mais coloca reprises no ar, entre novelas daqui e de fora, desenhos animados e até programas como “Câmera Record” e “Repórter Record”.

Não é possível pretender melhor audiência se o público não é tratado com devido respeito. Uma lição de casa que os canais de jornalismo e esporte passaram a fazer direitinho, aumentando consideravelmente as suas programações ao vivo. 

Darcy (Thiago Lacerda) e Elisabeta (Nathalia Dill) se casam em "Orgulho e Paixão" - Globo/ Raquel Cunha - Globo/ Raquel Cunha
Programada para a próxima terça-feira, em “Orgulho e Paixão”, na Globo, exibição da cena do casamento de Darcy (Thiago Lacerda) e Elisabeta (Nathalia Dill)
Imagem: Globo/ Raquel Cunha

Mais curto
O horário político que vem aí já começa a levar TVs e programas a se ajustarem às limitações de sempre.

Raul Gil, por exemplo, com uma hora a menos no SBT, vai suspender temporariamente a exibição do quadro do chapéu.

Chamadas
Xuxa e Mion passaram toda tarde de quarta-feira gravando chamadas do “Dancing” e “Fazenda”, estreias da Record em setembro.

Direção de Alexandre Souza.

Lembra da Simba?
Nos Estados Unidos está se repetindo o mesmo episódio que tivemos aqui, quando SBT, Record e Rede TV! resolveram brigar com as operadoras.

A Univision, a primeira entre o público latino, decidiu desligar os seus canais da Dish Network. São sete no total.

Virou novela
Já são quase dois meses assim, sem a Univision na Dish e sem chances de chegar a um acordo, com os assinantes brigando por descontos no valor da fatura.

A Telemundo, também em língua espanhola, continua.

Por que não?
A televisão paga tanto pelos direitos do futebol que, a favor dele, poderia impor certas coisas.

Onde já se viu, por exemplo, permitir que Santos e Flamengo, times com tanta tradição, joguem com camisas azuis, que nada tem a ver com suas cores originais? É um atentado às tradições desses clubes.

Aliás
No futebol, desde que ele existe, a superstição não botou calção e chuteira, mas sempre entrou em campo. Vai daí os tantos casos na história.

O 13 do Zagalo, o cachorro Biriba no Botafogo, a moeda que o português Eusébio sempre colocava na bota direita, entre tantas outras. O Flamengo, de azul, tomou de três do Atlético PR domingo passado. Numa dessas...

Aí sim
Prestando homenagem a Dorival Caymmi, o “Conversa com Bial”, na Globo, recebe Gilberto Gil na noite desta sexta.

Contrariando o péssimo hábito de guardarem para eles, um dos programas do fim de noite se digna a informar na véspera a sua atração do dia seguinte. E só vai lucrar com isso.

Vai e vem da vida
Um esforçado produtor do “Café com Jornal”, Elton Ribeiro, tentou passar à equipe de reportagem do programa, sem sucesso. Acabou demitido pela direção de jornalismo, voltou para o Mato Grosso do Sul, e não desistiu do sonho.

Foi contratado por uma afiliada da Globo, TV Morena, e hoje aparece em rede nacional.      

Divisão
Na teledramaturgia da Record foi estabelecida uma divisão que vigora desde o início da parceria com a Casablanca: a emissora contrata e dispensa, enquanto a produtora responde pelo operacional e criativo.

Cada um no seu quadrado. Só como exemplo simples, o pessoal da Casablanca ficou sabendo por esta santa coluna sobre a saída da autora Vivian de Oliveira. 

Bate – Rebate
• Pessoal do “Fofocalizando” foi chamado para uma conversa no SBT...
• ... A ordem de agora é inverter o eixo e serenar os ânimos...
• ... O programa, em vez de dar, cismou de virar notícia.
• A Band deixou “O Aprendiz” para o ano que vem...
• ... Mas não será só ele. Não existem estreias programadas para os próximos meses...
• ... Até mesmo a ideia do Amaury Junior entrar diariamente ficou para 2019.
• O “Fantástico”, desde sempre, se abriu para diferentes assuntos, até porque o seu formato permite...
• ... E já teve, mais do que agora uma parte de variedades muito mais intensa.
• ... De tudo que existia, só a música sobrou...
• ... Por que não pensar também no humor, como Chico Anysio fazia todas as semanas?

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco