Topo

Coluna

Flávio Ricco


Globo não quer fazer da propaganda política novo "bicho-papão"

William Bonner e Renata Vasconcellos no cenário do "Jornal Nacional" - Estevam Avellar/Divulgação/TV Globo
William Bonner e Renata Vasconcellos no cenário do "Jornal Nacional" Imagem: Estevam Avellar/Divulgação/TV Globo

Colunista do UOL*

26/08/2018 00h05

Os departamentos de Jornalismo e de Teledramaturgia da Globo nunca estiveram tão prontos e organizados para receber o horário político, que começa dia 31, sexta que vem. Tudo foi devidamente pensado nos dois setores para encarar o período que se aproxima e evitar maiores ou inesperadas surpresas.

Há quem garanta que o "bicho-papão" de tantos carnavais, responsável por afastar telespectador e diminuir o número de aparelhos ligados, desta vez não será tão assustador. É enorme a quantidade de indecisos e daí, natural supor, o interesse pela propaganda eleitoral irá superar expectativas.

Independentemente disso, o "Jornal Nacional" promete uma grande cobertura das eleições, com entrevistas, reportagens e análises, além de movimentar equipes aqui e lá fora. Nesta segunda, por sinal, começam as entrevistas com os candidatos à Presidência da República.

Por sua vez, o autor João Emanuel Carneiro, de "Segundo Sol", colocará em cena aquilo que entende como o melhor da sua novela, despejando uma série de eventos importantes.

Não à toa ele segurou até aqui fatos como a morte de Remy (Vladimir Brichta), marcada para o capítulo 102, julgamento de Luzia (Giovanna Antonelli), prisão de Beto Falcão (Emílio Dantas), reaproximação de Cacau (Fabíula Nascimento) e Roberval (Fabrício Boliveira), decadência das vilãs de Adriana Esteves e Deborah Secco...

Cenário - 1

A próxima novela das seis, na Globo, "Espelho da Vida", com estreia em setembro, não terá uma grande cidade cenográfica no Rio, porque a ordem é priorizar as locações de Minas. Porém, haverá nos Estúdios Globo o casarão de Julia Castelo (Vitória Strada) e os seus arredores.

Cenário - 2

O Casarão, inclusive, será o principal cenário da novela, onde se instalará uma espécie de "máquina do tempo". Uma construção com duas fachadas espelhadas e opostas. De um lado tudo novo, representando 1932, e, do outro, a casa e o entorno abandonados, em 2018. O casarão em ruínas se torna alvo de investigação de Cris, mesmo lugar onde viveu Julia Castelo, em 1932, também vivida por Vitória.

Fim das férias

O diretor Alexandre Avancini, após um período nos Estados Unidos, já dá expediente nos estúdios da Casablanca, no Rio de Janeiro, por causa da próxima novela da Record, "Gênesis", escrita por Gustavo Reiz. Vai começar o trabalho de escolha de elenco, com alguns recém-saídos da Globo já no radar.

Entubados

Rede TV! e produtora Formata estão avaliando 20 nomes de youtubers para a seleção dos 8 que participarão do reality "Entubados". Em meio a isso, procuram também um diretor para o programa.

Aposta

"Entubados" entrará uma vez por semana na TV e diariamente no YouTube. O reality show será o primeiro projeto da nova empresa dos donos da Rede TV!, Amilcare e Marcelo, a Peanuts, voltada para conteúdos digitais.

Fim de ano

Como destacado aqui, o SBT terá especiais do "Bake Off" com celebridades na programação de fim de ano. O programa de Natal, já gravado, reúne Eliana, Celso Portolli, Carla Fioroni, Dudu Camargo, João Fernandes, Silvia Abravanel, Patrícia Abravanel, Mara Maravilha, Sophia Valverde, Victor Pecoraro, Murilo César, Raissa Chadad,  Otávio Mesquita, entre outros. A edição de Ano Novo será gravada neste domingo.

Correria

No terceiro episódio, o "Popstar", que estreia dia 16, entrará ao vivo na programação de domingo da Globo. Isso levará Taís Araújo a se dividir entre os trabalhos do reality musical no Rio de Janeiro e as gravações da minissérie "As Mulheres de Gaia", marcadas para Manaus e São Paulo. 

Assunto encerrado

Tarcísio Meira não voltará a "Orgulho e Paixão" como Lorde  Williamson, o pai de Darcy (Thiago Lacerda) e Charlotte (Isabella Santoni). Mas será citado nos momentos finais da novela.

Mariana Santos integra o elenco da série "Infratores" - Estevam Avellar/TV Globo - Estevam Avellar/TV Globo
Mariana Santos integra o elenco da série "Infratores"
Imagem: Estevam Avellar/TV Globo

Estreia

Mariana Santos integra o elenco da série "Infratores", estreia do "Fantástico" neste domingo. No programa, a professora Bibiana (Claudia Jimenez) precisa recorrer a recursos pouco habituais para conquistar a atenção de seus alunos, condutores que precisam recuperar o direito de dirigir depois de atingir 20 pontos em infrações de trânsito.

Embalado

As gravações do programa "Só Toca Top", comandado por Fernanda Souza e Luan Santana, vão acontecer até dezembro.
Essa duração indica que o produto tem tudo para emplacar na grade do ano que vem.

Mostra Cênica

Em paralelo ao roteiro de "O Sétimo Guardião", Aguinaldo Silva comanda os trabalhos da sua Case de Artes, em São Paulo.
Que está convidando todas as escolas de Artes Cênicas e Companhias Teatrais a se inscreverem na sua 1ª Mostra Cênica. Mais detalhes no site do autor. 

Bate - Rebate    

  • Rodrigo Sant'anna prepara "Suburbanos - O Filme", em cima da série do Multishow.
  • Jornalista Renata Capucci comemora 23 anos de Globo.   
  • Vários profissionais do extinto "Mister Brau" foram deslocados para o "Popstar".
  • O grupo Turner continua se desmanchando em desculpas para justificar o fim dos canais Esporte Interativo...
  • ...Enquanto isso, todos aqueles que ficaram sem emprego estão procurando se encaixar em outros veículos, mas não tá fácil.
  • Os apresentadores do SBT, Eliana, Ratinho, Roberto Cabrini e Raul Gil gravarão entrevistas para o "Programa do Porchat" a partir do dia 29.
  • A série "Detetives do Prédio Azul", ganhadora do prêmio ABRA, se tornou um dos grandes sucessos do Gloob.
  • TV Aparecida estreia em 17 de setembro, às 19h, a novela "Coração Esmeralda'...
  • ...Além do estilo folhetim, a história também fala da necessidade de preservação dos recursos naturais e de sustentabilidade. 
  • Dois participantes, em cada uma das semifinais (serão duas), vão se classificar para a grande final do "Canta Comigo"...
  • ...Juntamente com outros 4 concorrentes, que já garantiram vaga, por terem agradado aos cem jurados na fase de eliminação...
  • ...Eles vão disputar o prêmio de R$ 300 mil, com decisão do público, no dia 12, ao vivo.
  • A sexóloga Tatí Presser, que participou do reality "Power Couple" ao lado do marido Neto Nizo, está com uma extensa agenda de palestras em São Paulo.

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco