Topo

Coluna

Flávio Ricco


Bom desempenho do Gugu fez a diferença no "Canta Comigo"

Gugu fez a diferença na apresentação do "Canta Comigo" - Edu Moraes/Record
Gugu fez a diferença na apresentação do "Canta Comigo" Imagem: Edu Moraes/Record

Colunista do UOL*

14/09/2018 00h06

A cada dia se tem mais certeza que não existem substitutos para os grandes comunicadores da televisão, uns poucos na ativa, como Silvio Santos, Fausto Silva e Raul Gil, pessoas que se colocam diante do público independentemente daquilo que os seus programas têm a oferecer.

No entanto, já são vários os apresentadores distribuídos em diferentes emissoras, na medida do possível também atendendo à altura as funções que lhes são destinadas.

Numa televisão hoje enxertada de formatos, a maioria tem dado perfeitamente conta do recado, mas são poucos os que, por virtude própria, conseguem se colocar acima da curva. O “Canta Comigo”, encerrado quarta-feira na Record, foi um desses casos.

A exemplo de tantos outros conteúdos, a sua produção também esteve subordinada a uma cartilha, que preceitua tudo o que pode e deve ser fielmente obedecido do primeiro ao último programa. Há sempre o rigor de uma linha demarcatória.

Qualquer um poderia ter comandado o “Canta Comigo” de maneira correta ou da forma recomendada, mas assim como Tiago Leifert sempre faz a diferença no “The Voice Brasil”, Gugu Liberato usou da sua experiência para alcançar vários pontos a mais do limite estabelecido.

Muito do sucesso que o programa conquistou tem que ser creditado ao seu conhecimento da função.

Especial
Está marcada para este sábado, no próprio estúdio da Vera Cruz, a gravação do especial de fim de ano do “Canta”, com o elenco da Record ocupando quase todo o seu painel de jurados. Xuxa, Mion, César Filho, Ticiane e companhia bela.

Os participantes serão os próprios funcionários da emissora.

Empreendimento no Morumbi
Na manhã de ontem, a Band distribuiu um comunicado aos seus colaboradores, informando que nos próximos dias todos irão notar uma movimentação maior nos terrenos antes ocupados pelos estacionamentos.

A Tegra Incorporadora dará início à demolição das edificações existentes e à construção do stand de vendas do empreendimento.

Aquilo mesmo
Ao encontro do já noticiado por aqui, serão três torres de apartamentos residenciais e uma grande área comercial, independente dos condomínios.

O mesmo comunicado informa que o empreendimento trará benefícios ao bairro do Morumbi e aos próprios funcionários.

Não foi uma boa
A fixação de um trio na apresentação do “Troca de Passes” não foi das medidas mais saudáveis.

Independentemente da qualidade de cada um, toda santa noite, os mesmos Tiago Maranhão, Grafite e Ana Thais de Matos, duas horas no ar, sempre aparecendo e se repetindo, fica um pouco demais. O formato anterior agradava mais.

Obrigação da Globo
Depois dos Estados Unidos e El Salvador, na sexta e terça passadas, a própria Globo, que tem seus interesses em jogo, está no dever de bater de frente com a CBF e exigir amistosos de maior qualidade para a seleção brasileira.

Foram dois joguinhos vagabundos, que não acrescentaram rigorosamente nada na ordem das coisas. A impressão é que nem os jogadores gostaram de estar lá.

Berlim
O repórter Bruno Piccinato e o cinegrafista Antônio Carlos Barbosa, da Record, viajaram quarta-feira para a Alemanha, rumo à cobertura da Maratona de Berlim. Detalhe: a convite da emissora, o ex-maratonista Ronaldo da Costa também vai participar da prova.

Foi exatamente nessa maratona, em 1998, que ele venceu a competição e ainda quebrou o recorde mundial que já durava 10 anos. A primeira reportagem desse trabalho será exibida dia 22 no “Esporte Fantástico”.

Às compras
Após o fim do contrato com a Disney, em relação aos desenhos das suas manhãs, por enquanto, o SBT está se virando com o que tem.

Mas diante da necessidade de reforçar a programação, é fundamental buscar outros produtos. Algumas das principais distribuidoras internacionais já foram consultadas.

Falta isso         
Com essa abertura possibilitada pelo SBT na faixa de desenhos, é de se lamentar que não exista nenhuma empresa daqui com um catálogo de atrações.

Não existe outra saída. A solução obrigatoriamente tem que vir de fora.  

Homens trabalhando
A nova redação do “Jornal da Record” vai lembrar muito a antiga do “Jornal Nacional”, fazendo predominar a cor azul.

O interessante é que, em tempo, a escada cenográfica que existia no fundo, a que ia do nada a lugar nenhum, não será mais vista. Já foi retirada.

Edson Celulari em "O Tempo Não Para" - Divulgação - Divulgação
Edson Celulari em "O Tempo Não Para"
Imagem: Divulgação
Recomeço
Em “O Tempo Não Para”, capítulo previsto para 22 de setembro, Dom Sabino (Edson Celulari) começa a trabalhar numa padaria da Freguesia do Ó.

Para surpresa de toda a família Sabino Machado.

Festival de roteiro
O Canal Brasil, Downtown Filmes, Giros, Raccord e Valkyria Filmes estão entre os canais, produtoras e distribuidoras que buscam novos projetos audiovisuais na segunda edição do ROTA - Festival de Roteiro Audiovisual, que começa dia 28 na Cinemateca do MAM, no Rio.

O evento, que foca principalmente nos roteiristas iniciantes, contará com debates, mostras de curtas e concurso de roteiro. Entre os convidados especiais, Marcílio Moraes, George Moura e Lucas Paraizo.

Bate – Rebate
• A teledramaturgia da Globo trabalha com a possibilidade de produzir “Verdades Secretas 2” só em 2021...
• ... Para levar ao ar em 2022. Primeiro que será necessário dar um descanso regulamentar ao autor Walcyr Carrasco...
• ... E também porque será o tempo certo para liberar os atores que ele julgar imprescindíveis...
• ... Muitos até lá estarão envolvidos com outros trabalhos.
• “Orgulho e Paixão”, novela das 6 da Globo, entrou na reta final...
• ... O elenco grava as últimas cenas no estúdio...
• ... “Espelho da Vida”, a sua substituta, já está com chamadas no ar.
• O “Documento Verdade” desta sexta-feira, às 22h45, na Rede TV!, foi produzido e editado pelo apresentador Augusto Xavier...
• ... Um trabalho sobre a sonda Parker, lançada pela NASA com o objetivo de estudar o Sol.

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco