PUBLICIDADE
Topo

Coluna

Flávio Ricco


Flávio Ricco

Band e Endemol desenvolvem novo reality de empreendedorismo e negócios

Juliana Alganaraz é a número um da Endemol  - Carine Wallauer/Universa
Juliana Alganaraz é a número um da Endemol Imagem: Carine Wallauer/Universa
Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. colunaflavioricco@uol.com.br

Colunista do UOL*

20/09/2018 00h06

Em meio a um enorme segredo, porque faltam algumas assinaturas e alinhavar detalhes, Band e Endemol em sociedade e contando ainda com o apoio da Cacau Show, já têm desenvolvido o projeto de um novo reality de empreendedorismo e negócios.

Embora do mesmo ramo, nada a ver ou nenhuma semelhança com “O Aprendiz”.

O plano é começar a gravar daqui a 15 dias, se até lá todas as questões em torno já estiverem resolvidas, entre elas, a escolha de um apresentador ou apresentadora. Os nomes não são revelados, mas sabe-se que, data hoje, existem três candidatos no páreo. Juliana Algañaraz, executiva da Endemol, é quem está cuidando pessoalmente disso.

E serão 20 participantes, divididos em quatro grupos de cinco pessoas.

O formato, ainda sem título definitivo, foi desenvolvido aqui no Brasil e já será oferecido ao mundo a partir da MipCom, entre os dias 15 e 18 de outubro, em Cannes.

Tudo correndo como se espera, há o desejo de promover essa estreia até o final do ano.

Jornalismo
Taynara Figueiredo, que estava em Brasília, estreou como repórter do “Cidade Alerta”.

Boa essa iniciativa da Record em otimizar o aproveitamento de profissionais de várias praças. Entre outros aspectos positivos, porque sempre incentiva a galera toda.

Escalada
O SporTV foi a primeira emissora brasileira a transmitir o Mundial de Escalada, da Áustria, encerrado no fim de semana.

A transmissão atingiu mais de um milhão de assinantes e foi, na sexta, a maior audiência do SporTV 3.

A modalidade, como se sabe, passa a fazer parte dos Jogos Olímpicos, em 2020, no Japão.

Ratinho - Marcus Godoy/Record TV/Divulgação - Marcus Godoy/Record TV/Divulgação
Ratinho também está entre os grandes comunicadores da televisão brasileira
Imagem: Marcus Godoy/Record TV/Divulgação
Pedido de desculpas
Num desses últimos dias, aqui se falou da diferença que existe entre os muitos apresentadores de televisão e os raros comunicadores.

Entre esses poucos, faltou um: Ratinho.

Um alguém que, assim como Silvio, Fausto e Raul Gil, consegue fazer programa sem a necessidade de existir um programa.

Bem temperado
Ratinho, convidado do “Programa do Porchat”, terça-feira, repetiu a brincadeira da bexiga - aquele que acerta vai para o fim da fila e quem erra toma uma bexigada cheia de coisas dentro.

Porchat ficou impressionado como aquilo prendeu a atenção de todo mundo e ouviu do Ratinho que a simplicidade é sempre o grande negócio da TV aberta.

Em cima disso
Na Record, na mesma terça, teve a estreia de “A Fazenda” e um Marcos Mion, muito bem, na sua apresentação.

Bem e conseguindo sair ileso das tantas regras e outras bobagens que foi obrigado a falar, especialmente no começo do programa. Pra que tudo aquilo? O Carelli parece que não aprende.

Nova série
O canal Space e a produtora Elixir iniciaram, no Rio, as gravações da série policial “Um Dia Qualquer”, em cinco capítulos, prevista para estrear em 2019. Haverá também uma versão no cinema.

No elenco, Augusto Madeira, Mariana Nunes, Vinícius de Oliveira, Jeff Brasil, André Ramiro, Juan Paiva, Eli Ferreira, Willen Reis, Samuel Melo, Tainá Medina e Adriano Garib, entre outros.

Juliana Paiva - Globo/João Miguel Júnior - Globo/João Miguel Júnior
Juliana Paiva e Nicolas Prattes são os protagonistas de "O Tempo Não Para"
Imagem: Globo/João Miguel Júnior
Maiores cuidados
Aqui já se destacou o trabalho do Mario Teixeira e sua equipe de colaboradores no texto de “O Tempo Não Para”,  quanto ao português falado no passado e o de agora.

E um cuidado que se verifica também nas atitudes ou manifestações dos personagens, considerando que o  politicamente correto lá detrás, não é o politicamente correto de agora. E sem discussão entre um e outro.

Tem essa
Em se tratando da faixa das 9, a Teledramaturgia da Globo só joga na certeza. Segundo se informa, o projeto de Manuela Dias, “Troia”, adiado, só voltará ao “radar” se realmente atender todas as exigências do horário.

Oficialmente, ficou para depois do Walcyr, mas não será surpresa se acabar definitivamente esquecido.

Quebra-cabeça 
Nota aqui colocada, sobre esse frequente crescimento de audiência da Record durante a propaganda política, mereceu resposta do Kantar/Ibope.

A empresa informa que “a exibição do horário político é muito específica e não acompanha as regras comuns de programação televisiva, pois contempla um conteúdo idêntico, com exibição simultânea em diversos canais”.

Entendeu?

Bate – Rebate
• O SBT já tem 120 jornalistas credenciados para o debate presidencial do dia 26...
• ... Carlos Nascimento será o mediador.
• Entrevista da Eliana, no “Porchat”, vai ao ar na próxima segunda-feira.
• Record promove, neste sábado, a estreia do quadro “Chá de bebê” no “Programa da Sabrina”...
• ... Vera Viel, mulher do Faro, dará dicas aos participantes.
• Já disponível no Mais Globosat Play, a 6ª temporada da série policial ganhadora do Emmy Internacional, “Spiral – Em Busca da Justiça” também será apresentada no canal pago da Globosat, mas só em 2019...
• ...”Spiral”, sobre o dia a dia da polícia francesa, foi vendida para mais de 70 países.
• Após “Deus Salve o Rei”, Leandro Daniel fará Natalino, o verdadeiro pai de Badu (Davi Queiroz), em “Segundo Sol”. Deve gravar ainda nesta semana...
• ...Por sua vez, Tairone Vale já gravou como Nolasco, delegado que vai colocar Laureta (Adriana Esteves) atrás das grades, por envolvimento com drogas.
• A equipe de “Orgulho e Paixão”, novela das 6 que chega ao fim, será recebida nesta quinta-feira por Silvio de Abreu e Carlos Henrique Schroder para o tradicional evento de despedida.

*Colaborou José Carlos Nery

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Flávio Ricco