Topo

Coluna

Flávio Ricco


TV paga está muito próxima do fim

TV paga no Brasil perde mais de um milhão de assinantes por mês - iStock
TV paga no Brasil perde mais de um milhão de assinantes por mês Imagem: iStock

Colunista do UOL*

26/09/2018 00h06

Os números são assustadores e, a cada dia, colocam ainda mais a TV fechada contra a parede, levando a todos imaginar que o seu fim está muito próximo.

Um fenômeno que não se restringe a nós, devido à crise instalada, mas que se estende ao mundo inteiro, principalmente em função do crescimento dos serviços de streaming, claro, mas também como consequência de um trabalho mal feito por parte de uma grande maioria desses canais.

Só no Brasil, em 12 meses, perder mais de um milhão de assinaturas é um pouco demais, concorda?

E uma situação que não deixa de ser curiosa. Enquanto alguns, na linha do terror, se preocupavam em preconizar o fim da TV aberta, os números provam exatamente o contrário.

Os índices de audiência também dão uma boa dimensão deste cenário. Enquanto o share da TV paga, de janeiro a agosto passado, no Painel Nacional de Audiência, caiu de 21,1% para 18,1%,  a TV aberta observou crescimento de três pontos percentuais, indo de 78,9% a 81,9%. Um termômetro indiscutível.

Fora do ar

Os canais Esporte Interativo, vencido o aviso prévio, deixaram definitivamente de existir a partir da zero hora desta terça-feira.

As diversas operadoras, já no decorrer dos próximos dias, pretendem realizar necessárias mudanças em seus pacotes.

Por exemplo

Net e Claro informam que “após a decisão unilateral” da Turner em encerrar as transmissões no Brasil, o canal Esporte Interativo será substituído pelo ESPN Brasil na NET e Film&Arts na Claro TV.

E no lugar do Esporte Interativo 2, entram MTV Live e ESPN Extra na Net, Like HD e o Zoomoo na Claro.

SKY

Já a Sky recorreu aos canais TNT Séries, Tooncast e TruTV para os espaços deixados pelo Esporte Interativo.

E vida que segue.

Pedro Bial - Ramón Vasconcelos/Divulgação/TV Globo - Ramón Vasconcelos/Divulgação/TV Globo
Debate para governadores suspenderá gravações do "Conversa com Bial"
Imagem: Ramón Vasconcelos/Divulgação/TV Globo
Semana de folga

Porque o principal estúdio da TV Globo, em São Paulo, será usado para o debate para Governador, o “Conversa com Bial” deixará de ser gravado na semana que vem.

Todo o aparato, que compreende montagem e desmontagem de cenários, provoca essa paralisação, mas nada que comprometa a boa ordem dos trabalhos. Tem frente gravada.

Como um relógio

Ao contrário de uma certa desorganização no passado, desta vez a gravação da mensagem de fim de ano da Globo ocorreu sem nenhum problema.

A organização “impecável”, segundo quem esteve lá, se deve muito à parceria com a Sentimental Filmes. Tudo de acordo com o combinado e na hora marcada.  

Como será

Uma caixinha de música gigante é a grande novidade da mensagem deste ano na Globo.

Para o clima proposto, o elenco saiu do tradicional, sem ninguém regatear em fazer uso dos mais pitorescos figurinos ou adereços.

Está andando

Band e Endemol Shine, na parte que toca a elas, estão bem avançadas nos preparativos do novo reality de empreendedorismo e negócios, inclusive mantendo os planos de estrear ainda este ano.

Falta apenas resolver a parte comercial. Se não vender, não vai.

Bruna  Linzmeyer  - João Cotta/TV Globo - João Cotta/TV Globo
Bruna Linzmeyer será a ambiciosa Lourdes Maria em "O Sétimo Guardião"
Imagem: João Cotta/TV Globo
Rivalidade

Em “O Sétimo Guardião”, substituta de “Segundo Sol”, Bruna Linzmeyer fará a ambiciosa Lourdes Maria, uma jovem apaixonada por Júnior, José Loreto e rival de Luz (Marina Ruy Barbosa).

É filha de Socorro (Inês Peixoto) e irmã de Raimunda (Julia Konrad).

Tem um problema

Cenário pronto, diretor - Bruno Marone, e apresentadores – Rosana Jatobá, Ligia Mendes e Franklin David, escolhidos, o programa diário “Tricotando” só está mesmo esperando pela estreia, dia 8, 18 horas, na Rede TV!.

O interessante é que a Rosana, diariamente, 5 da tarde, apresenta o “Redação Globo”, na rádio Globo. Não sei como ela vai fazer.

Falta o comunicado

Luiz Piratininga, com passagem no SBT e que estava na gerência de jornalismo da Record, em Bauru-SP, vai assumir a direção de jornalismo da Record em Porto Alegre.

O comunicado deve sair nesses próximos dias.

Futuro

Vai consumir cerca de 3 anos o programa que envolve todas as unidades do Grupo Globo e resultará em uma só empresa, anunciado como “Uma Só Globo”.

Um trabalho que começa a ser tocado pela executiva Rossana Fontenele.    

Bate – Rebate

• Ao final da programação especial do Dia da Padroeira do Brasil, em 12 de outubro, a Rádio Aparecida, com quase 70 anos de história, terá seu canal em AM (820) desligado...
• ... E passará a operar apenas em frequência modulada, 104,3.
• Com Otávio Augusto recuperado e novamente no melhor da sua forma, está confirmada a reestreia da peça “A Tropa”, nesta sexta, no Teatro Solar, de Botafogo.
• Para os debates do segundo turno, a Rede TV! reservou os dias 15 e 19 de outubro para os encontros entre presidenciáveis e candidatos ao governo de São Paulo, respectivamente.
• Nesta próxima sexta, às 22h45, o “Música na Band” vai mostrar um show do tenor Andrea Bocelli gravado no Dolby Theatre, em Hollywood: o espetáculo “Cinema”.
• “Gênesis”, substituta de “Jesus” na Record, escrita por Gustavo Reiz, enfrentou um forte trabalho de ajustes nos seus capítulos...
• ...Em função dessa sacudida, segundo se informa no Complexo Casablanca, vários capítulos acabaram se perdendo...
• ... Isso também está relacionado à esticada em “Jesus”, mas a Record vê muito potencial no roteiro de “Genesis”.
• Marcada para dia 20 de outubro a estreia do espetáculo “Um Beijo em Franz Kafka”, de Sérgio Roveri, no Teatro do Masp, em São Paulo, movimentando Maurício Machado e Anderson Di Rizzi.
• Mariana Ximenes demorou um pouco para encontrar o tom da Olívia, psiquiatra, personagem da segunda temporada de “Ilha de Ferro”...
• ... A série tem uma “pegada” de cinema, enquanto Mariana estava num “ritmo” de novela. Se ajustou.

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco