Topo

Coluna

Flávio Ricco


Novelas bíblicas podem levar Record a repetir o desastre de "Os Mutantes"

Rodrigo Soni e Thalita Xavier nos bastidores da cena de Adão e Eva da novela "Jesus", da Record - Rodrigo Soni/Divulgação
Rodrigo Soni e Thalita Xavier nos bastidores da cena de Adão e Eva da novela "Jesus", da Record Imagem: Rodrigo Soni/Divulgação

Colunista do UOL*

28/09/2018 00h06

A Record tomou para ela a missão de produzir novelas baseadas na Bíblia, inserindo em cada uma conflitos e registros comuns desde o início dos séculos.

Será que não é hora de pesquisar a respeito?

“Os Dez Mandamentos” chegou ao sucesso que foi, também porque, para o público, se apresentou como novidade, tanto que as que vieram depois não conseguiram repetir os seus resultados.

Mesmo em se tratando de uma emissora com bases religiosas, é sempre um exagero considerar que, também por meio das novelas, exista a pretensão de evangelizar. Daí não se entender muito bem a insistência de ao menos não alternar as suas produções, com outras vias da dramaturgia tão importantes quanto.

Insistir na fórmula até a exaustão poderá levar a Record a repetir o erro das diversas variações de “Os Mutantes” no passado. Fizeram tanto, que cansaram.

Depois de “Jesus”, vem “Gênesis”. Não será interessante dar um tempo por aí?

Recesso

A partir de hoje até o domingo da eleição, 7 de outubro, Luiz Bacci deixa o “Cidade Alerta” nas mãos do Reinaldo Gottino.

Em um período de férias reduzido, Bacci vai para o Oriente Médio e Europa.

Intranet

O Grupo Silvio Santos prepara o lançamento de um novo portal para novembro, com informações sobre política corporativa, vídeos institucionais, notícias e um novo código de conduta.

Um trabalho da holding para todas as empresas, não somente a televisão.

Gretchen do cinema

Mel Lisboa viverá Gretchen no cinema, dirigida por Antônia Fontenelle.

Para falar sobre esta cinebiografia, a cantora conversará com Cátia Fonseca, nesta sexta-feira, ao vivo, no “Melhor da Tarde”, da Band.

Camila Queiroz - Manuela Scarpa/Brazil News - Manuela Scarpa/Brazil News
Camila Queiroz é a protagonista de "Verão 90"
Imagem: Manuela Scarpa/Brazil News
Começou

Jorge Fernando comandou, na quarta-feira, as primeiras gravações de “Verão 90”, a substituta de “O Tempo Não Para”, faixa das 19 horas, na Globo.

Diretor artístico, ele chamou para si a responsabilidade de tocar esse trabalho inicial, em externas na Região dos Lagos, no Rio.

Band em silêncio

Ontem, a vice-presidente de conteúdo da Discovery, Monica Pimentel, participou de reuniões na Band.

Anteontem, William Waack, inclusive com direito a um passeio na redação de jornalismo, acompanhado de José Emílio Ambrósio. Indicativos bem importantes.

Detalhe

Hoje, sexta, como sempre, tem o “Globo Repórter”. Seria só um “Globo Repórter”, mas o de logo mais foi gravado no Egito. O repórter Dirceu Martins conta histórias com mais de três mil anos em uma coprodução com a EPTV, afiliada da Globo em Ribeirão Preto.

O Egito, tradicionalmente, sempre foi um país dos mais complicados para permitir gravações. A permissão até é concedida, mas nada sai barato.

Guerreiras 

Na próxima segunda-feira, 21 horas, no canal Combate, estreia a série em oito episódios "Mulheres na Luta", produzida em parceria com UFC e Conspiração. Destaca o caminho que atletas profissionais percorreram para chegar onde estão hoje em dia.

Casos de Viviane “Sucuri” Pereira, Érica Paes, Ana Maria Índia, Cris Cyborg, Ketlen Vieira, Poliana Botelho e Bethe "Pitbull" Correia.

Gorete Milagres e Camila Morgado - Gorete Milagres e Camila Morgado nos bastidores de "Malhação" - Gorete Milagres e Camila Morgado nos bastidores de "Malhação"
Gorete Milagres e Camila Morgado nos bastidores de "Malhação"
Imagem: Gorete Milagres e Camila Morgado nos bastidores de "Malhação"
Na Globo 

Gorete Milagres é a novidade nos capítulos de “Malhação: Vidas Brasileiras”.

A eterna Filó interpreta Beth, mãe de Michael (Pedro Vinícius), alvo de ataques homofóbicos.

Bate – Rebate

• Poucos, lamentavelmente, se incomodam com isso, mas é muito grave a situação das principais livrarias brasileiras...
• ... Nem tentando negociar outros objetos, além de livros, a maioria desses estabelecimentos está conseguindo se manter...
• ... A que ponto chegamos.
• Nesta sexta, 22h30, a TV Cultura estreia “Padre Brown”, série da BBC...
• ... Toda a trama gira em torno da facilidade do reverendo em solucionar crimes.
• A série “Pico da Neblina”, da HBO, terá 10 episódios...
• ... E se passa numa São Paulo em que a maconha foi legalizada.
• ... Com direção de Fernando e Quico Meirelles, Maria Zilda Bethlem é uma das atrações do seu elenco.
• Jornalista James Ackel passa a dar assessoria na Band-SP, diretamente ligado ao diretor Caio de Carvalho.
• “Irmãos de Sangue”, supersérie do Euclydes Marinho, já tem a aprovação da dramaturgia da Globo.. Denise Saraceni vai dirigir.

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco