Topo

Coluna

Flávio Ricco


É para entregar os pontos: problema das legendas não tem solução

Bradley Cooper e Lady Gaga em "Nasce Uma Estrela" (2018) - Reprodução
Bradley Cooper e Lady Gaga em "Nasce Uma Estrela" (2018) Imagem: Reprodução

Colunista do UOL*

23/10/2018 00h06

“Nasce uma Estrela”, em sua versão atual, a quarta, com Lady Gaga e Bradley Cooper nos principais papéis, direção dele, é um filme em cartaz que merece a melhor recomendação.

Interpretação bem forte dos dois, música espetacular e uma história que comove e emociona. Tudo de bom, menos uma coisa: a legendagem.

E o mesmo problema de sempre. Não bastasse só a questão das traduções ruins e incorretas, nunca há a preocupação em se colocar os caracteres da maneira mais ajustada ou cuidadosa quanto à questão da cor das letras.

Em “Nasce uma Estrela” é branco sobre branco em várias cenas, com os responsáveis por isso pouco se lixando para a existência dos que não entendem o idioma original ou têm deficiência auditiva.

Quem compra ingresso ou assina TV paga, sem dúvida alguma, quer e deve merecer o melhor dos serviços.

Inclusão

A minissérie “Aruanas”, em gravação para o streaming da Globo, terá no seu elenco uma menina com paralisia cerebral, Manuela Trigo.

Gabi, sua personagem, é neta de um garimpeiro vivido por Luiz Carlos Vasconcelos. Exibição em 2019.   

Locações

A equipe de “Espelho da Vida”, novela das 6, na Globo, grava mais uma bateria de cenas em Minas Gerais, movimentando grande parte do seu elenco.

O vai e vem entre os estúdios, no Rio, e a sua principal locação será mantido até o encerramento da novela.

Kefera Buchmann - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Personagem de Kéfera Buchmann também se muda para Rosa Branca
Imagem: Reprodução/Instagram
Pra causar

Ainda em “Espelho da Vida”, depois de aparecer em algumas cenas no Rio, a personagem de Kéfera Buchmann, a atriz Mariane, também se transfere para a fictícia Rosa Branca.

Por ser uma figura famosa, sua chegada à cidade vai causar certo alvoroço.

Que hora!

Semana decisiva das eleições, redações todas em estado de atenção e este, na Band, será, até o final da semana, o setor mais atingido em um novo momento de cortes.

Uma redução estimada entre 30 e 40 por cento do seu pessoal.

Começar do zero

A partir do instante em que a direção da Record optou por colocar a macrossérie “Jezabel” depois de “Jesus”, foi também determinado que Gustavo Reiz preparasse uma outra sinopse de “Gênesis”.

A primeira, segundo os supervisores da Igreja Universal, continha incorreções religiosas.

Prioridade

Ontem, 11 da manhã, Marcelo de Carvalho reuniu os chefes de setor e diretores da Rede TV! por mais de uma hora, colocando de forma clara a todos que o digital passa a ser a grande prioridade de agora.

Ter alcançado a liderança no YouTube foi um passo, manter será outro ainda mais importante. Os programas, a partir de agora, passam a ter como obrigação pelo menos uma live mensal.

Só a Lu

Do cast da Rede TV!, o SBT solicitou apenas a participação de Luciana Gimenez para o programa do “Teleton”, que vai ao ar entre dias 9 e 10 de novembro.

A liberação aconteceu sem qualquer problema.

Duas rodas

A segunda temporada da série “A Garota da Moto”, parceria Mixer e SBT, já está inteiramente gravada e em processo avançado de finalização.

De acordo com o combinado, estreia ainda no primeiro trimestre de 2019 e em um horário da faixa nobre.

Adriana Esteves e Vladimir Brichta - Victor Pollak/Globo - Victor Pollak/Globo
“Em Segundo Sol”, capítulo desta quarta-feira, Laureta (Adriana Esteves) revela para Remy(Vladimir Brichta) que eles são irmãos
Imagem: Victor Pollak/Globo
Reta final

João Emanuel Carneiro praticamente finalizou seu trabalho em “Segundo Sol”. O que ele deve fazer, agora, é dar uma segurada nos dois últimos capítulos, que serão exibidos dias 8 e 9, para procurar evitar os inevitáveis vazamentos. Parece, também, até que a Globo deixou ou nunca se preocupou com eles.

Em tempo: no capítulo desta quarta-feira, Laureta (Adriana Esteves) revela para Remy(Vladimir Brichta) que eles são irmãos.

Segundo turno

Domingo, segundo turno das eleições, o roteiro da Globo seguirá o do primeiro, exibindo o “Fantástico” mais cedo, às 19h, e movimentando Bonner e Renata Lo Prete na cobertura.

Folgas canceladas.

Bate – Rebate
• Drauzio Varella será um dos convidados do “II Fórum da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo” – Sala Itaú Cultural, na tarde desta quarta-feira.
• Os irmãos Rafael e Francisco Vitti são convidados do “Amor & Sexo”, da Fernanda Lima, nesta terça-feira, na Globo.
• Lulu Santos será o garoto-propaganda da cerveja Itaipava, em toda a sua campanha do verão...
• ... O primeiro filme já está no ar.
• Fernanda Abreu gravou ontem para o “Mariana Godoy Entrevista” da Rede TV!
• Tiago Maranhão, do SporTV, reclamou da blindagem sobre os árbitros...
• ... Da proibição deles nunca darem entrevistas após os jogos, mesmo diante das reclamações e acusações que tantas vezes sofrem...
• ... Um representante da arbitragem já seria o suficiente...
• ... Treinador dá entrevista, jogador dá entrevista, por que árbitro não?...
• ... Bem colocada a questão pelo Tiago. 

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco