Topo

Coluna

Flávio Ricco


TV prioriza eleição neste domingo e pede atenção às equipes de reportagem

Renata Lo Prete volta a trabalhar com William Bonner  - Miguel Sá/TV Globo
Renata Lo Prete volta a trabalhar com William Bonner Imagem: Miguel Sá/TV Globo

Colunista do UOL*

28/10/2018 00h05

Em função de uma das mais acirradas e provocativas campanhas das últimas décadas, a prioridade de toda a imprensa neste domingo não será outra senão a cobertura do segundo turno das eleições. Para presidente, no caso de todos, e governador nos estados em que existe a necessidade de segundo turno.

Que tudo transcorra da forma mais tranquila, democrática e civilizada possível. E todos, na parte que toca o jornalismo, tenham condições de desenvolver o melhor dos seus trabalhos, livres de quaisquer atos de violência e selvageria. O fato é que as equipes foram bem orientadas por seus respectivos veículos.  

GloboNews e BandNews prometem cobertura em tempo integral. Globo, na aberta, fará um trabalho semelhante ao do primeiro turno, com intervenções durante toda a programação, desde as primeiras horas da manhã, além de um programa especial, já a partir das 5 da tarde, com William Bonner e Renata Lo Prete apresentando e comentando os diversos resultados.

No esquema definido pela Record, Roberta Piza irá ancorar os trabalhos na faixa da manhã; Janine Borba, à tarde, e Reinaldo Gottino e Adriana Araújo, à noite. Tudo isso em meio ao acompanhamento dos candidatos, exclusivas, plantões, o olhar internacional para o Brasil, entre outros.

O SBT, entre as principais redes, irá apresentar flashes ao longo de todo o dia e a exibição de um especial do “Poder em Foco”, ao vivo, com Débora Bergamasco e Carlos Nascimento.

Band

O jornalismo da Band tem como proposta movimentar sua reportagem “no Brasil inteiro” neste domingo. O programa do Datena, às 15h, será basicamente sobre o dia político, colado no “Band Eleições”, às 17hs, e emendando no “Canal Livre”, às 22h.

Não há informações sobre o número de profissionais que estarão envolvidos. O fator “Presidência” força a participação de toda a rede.  

Rede TV!

A Rede TV! iniciará os seus trabalhos às 17h e irá até as 21h,  com Boris Casoy, Amanda Klein, Erica Reis, convidados e repórteres pelo país; no entanto, exibindo boletins ao longo da programação desde cedo.

Os compromissos com concessionários não permitem uma cobertura mais intensa.

Futebol

Vamos imaginar dois cenários: o Palmeiras leva o título do Brasileirão e o “Bem, Amigos!”, do Galvão e do SporTV promove a festa dos “Melhores do campeonato”.

Qual a possibilidade de o Felipão aparecer lá? Vale lembrar que o técnico não poupou críticas ao narrador num programa do extinto Esporte Interativo. Coisas do 7 a 1.

Lola Melnick - Divulgação - Divulgação
Lola Melnick, jurada do "Programa do Ratinho"
Imagem: Divulgação
Ausência 

Lola Melnick pediu um tempo ao pessoal do Ratinho para resolver compromissos internacionais, mas prometeu voltar ao programa.

Nadja Haddad, a titular, a substitui.

Mara

Não há programas em desenvolvimento no SBT para Mara Maravilha neste momento.

Ao melhor estilo “vão ter que me engolir”, ela vai ficando pelo “Ratinho”.   

Novela

Envolvido com teatro e cinema, Anderson Di Rizzi poderá ser uma das atrações da próxima novela de Walcyr Carrasco na Globo.

Uma parceria de vários trabalhos.

Pegando jeito

Ana Paula Guimarães chega à sua sexta direção na Globo, como integrante da equipe de “Verão 90”, a próxima novela das sete. Jorge Fernando é seu grande incentivador.

Para quem não se lembra ou não sabe, Ana foi uma das paquitas de Xuxa.      

Theodoro Cochrane - Reprodução/Instagram/theocochrane - Reprodução/Instagram/theocochrane
Theodoro Cochrane está no elenco de "O Sétimo Guardião"
Imagem: Reprodução/Instagram/theocochrane
Braço direito

Filho de Marília Gabriela, Theodoro Cochrane também está em “O Sétimo Guardião”.

E fazendo o Adamastor, fiel escudeiro da cafetina Ondina, papel de Ana Beatriz Nogueira. 

E olha só

O jovem ator Jaffar Bambirra, após “Pega Pega”, também foi chamado para “O Sétimo Guardião”. Papel de um videomaker.

Para esse trabalho, ele fez workshop com a equipe do programa “Profissão Repórter”.

Policial

O “Operação de Risco”, da Rede TV!, passa a registrar também as ações das forças brasileiras de segurança pública no Pará.

Em reportagem que vai ao ar dia 3, às 22h15, o programa acompanha a Polícia Militar durante  busca por traficantes em uma região de difícil acesso da capital Belém. 

Documentário

A produtora JPO está preparando um documentário em 13 episódios para o canal AXN, da Sony. “Questão de Justiça” é o título e será apresentado pela criminóloga e escritora Ilana Casoy – sobrinha de Boris Casoy e prima de Serginho Groisman.

A cada programa, uma revisita a casos pesquisados em processos que proporcionam reflexão e dúvidas, explorando o lado desconhecido de crimes, investigações e personagens reais que fizeram parte daquela história.

Extensão

Numa estratégia de maior aproximação com o público da internet, o jornalismo do SBT passou a mostrar os bastidores de trabalhos no seu canal do Youtube.

E no mesmo meio digital, são apresentados boletins diários pelos  repórteres Jennifer Campos e Eder Fritsch. 

Bate-Rebate

• O investimento em séries fará a Globo realizar novas contratações de roteiristas...
• ...Setor que sofreu baixas na casa nos últimos tempos.
• A Nickelodeon marcou para dia 7 no Credicard Hall, em São Paulo, a festa do “Meus Prêmios Nick” com apresentação de Maísa Silva.
• Apesar de cedo ainda, Juliana Paes já está se preparando para a próxima novela de Walcyr Carrasco...
• ...Quer estar no seu melhor em todos os sentidos.
• Há um clima de desânimo, fim de feira, na equipe de produção do “Porchat” na Record – e nem poderia ser diferente...
• ... Porém, um pessoal que já está procurando espaço em outras atrações da casa.
• Nas gravações de “O Sétimo Guardião”, ninguém se diverte mais que Milhem Cortaz...
• ...Tudo por conta da tara do seu personagem por calcinhas, conforme antecipado neste espaço.
•  Confirmado: com gravidez na reta final, Sabrina Sato grava pela última vez em estúdio, na Record, nesta segunda-feira...
• ...Zoe, primeira filha da apresentadora, da união com Duda Nagle, chega em novembro.

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco