Topo

Coluna

Flávio Ricco

Futuro das novelas passa diretamente pelas séries, avalia Aguinaldo Silva

João Cotta/TV lobo
Aguinaldo Silva e Marina Ruy Barbosa na coletiva de "O Sétimo Guardião" Imagem: João Cotta/TV lobo
Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. colunaflavioricco@uol.com.br

Colunista do UOL*

03/11/2018 00h06

Durante o lançamento de “O Sétimo Guardião”, terça-feira, no Rio, Aguinaldo Silva conversou com a coluna sobre o futuro das novelas, a sua percepção a respeito do que virá. Para o autor, o destino do gênero passa diretamente pelo formato de séries.

“A TV vai mudar por causa da renovação dos meios de comunicação e obrigará as novelas a se tornarem cada vez mais dinâmicas e com menos personagens”, avalia.

“Não creio que as novelas acabem, mas vão se aproximar muito do formato de série. Eu já venho fazendo isso nas minhas histórias. Divido por temporada, por marcações”, explica.

Aguinaldo é um entusiasta deste tipo de entretenimento e sua observação vai ao encontro do grande investimento pelo qual passa o segmento de séries em todo o mundo. Há pouco tempo, inclusive, ele concluiu os trabalhos de uma Master Class com 37 alunos totalmente dedicada ao universo de séries.  

TVs abertas, pagas e streaming - Netflix principalmente - estão investindo pesado nesse tipo de produto para procurar aplacar a “fome” de um público que não para de consumi-lo. Ele está cada vez mais ansioso por novas temporadas e cobrando menos tempo de exibição entre uma e outra.

Será?

Entre o pessoal do Estúdio 3, onde Silvio Santos grava seus programas, já se fala na disposição dele em voltar com a “Semana do Presidente”.

Ele, que é bom, até agora não deu pista nenhuma.

O tempo passa

Agora, em 2019, serão 10 anos do Gugu na Record. Ou uma década longe do SBT.

A possibilidade de ele voltar para a antiga casa parece cada vez mais distante, principalmente no momento em que a renovação de seu contrato já é dada como certa.    

Mesmo problema

Não deve ser o caso do Gugu, já anunciado como apresentador de dois formatos no ano que vem – “Power Couple” e “Canta Comigo”, mas a demora em renovações de contratos continua como uma queixa recorrente na Record.

Já são vários casos nesta situação. Mion, Bacci e companhia bela. Estão sempre deixando para a última hora.

Turma do Maurício

De segunda-feira até o dia 20, um caminhão com centenas de Sansões de pelúcia vai circular pelas principais avenidas de São Paulo.

Ação escolhida para a estreia da nova temporada da “Turma da Mônica” no Cartoon Network. Após este trabalho, os bonecos serão doados para uma instituição.

Divulgação/Band
O chef Benny Novak será convidado do "MasterChef" na terça-feira Imagem: Divulgação/Band
Gastronomia

Henrique Fogaça, Paola Carosella, Ana Paula Padrão e Erick Jacquin irão receber o chef Benny Novak, no “MasterChef Profissionais”, na Band, na próxima terça.

O ilustre convidado vai ajudar os competidores, que terão de preparar uma receita com ingredientes da culinária judaica.

Tá no ar

Desde a última quarta-feira, o Globoplay passou a exibir chamadas de “Ilha de Ferro”.

A série, em 12 episódios, é considerada internamente uma das mais arrojadas produções dos Estúdios Globo nos últimos tempos. Só não é anunciada ainda a data de lançamento.

Fechando o pacote

“Chacrinha – O Velho Guerreiro”, filme com Stepan Nercessian, Eduardo Sterblitch e Gianne Albertoni, às vésperas de estrear nos cinemas, como anunciado, será transformado em série na Globo.

Na televisão, em atendimento aos quatro capítulos previstos, haverá a necessidade de se incluir trechos inéditos e depoimentos de vários artistas.

Lourival Ribeiro/SBT
Maria Cavalcante, filha do Tom, gravou "Poliana" no SBT Imagem: Lourival Ribeiro/SBT
Convidada especial

Maria Antonia Cavalcante, filha do Tom Cavalcante, gravou uma participação em “Poliana”, novela do SBT, como Úrsula, uma youtuber.

Essa sua presença foi comprada no leilão do Neymar, em julho passado.

A propósito

Dia 27 próximo, Neymar vai promover a segunda edição do “Feliz Natal Brasil – Believe”, com um grande show no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.

Além da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, com a regência de Cláudio Cruz, participação de vários cantores, como Agnaldo Rayol, Aline Barros, Alexandre Pires, Ludmila, Thaeme e Thiago, entre outros. Direção do Vildomar Batista.


Futebol

O treinador Mano Menezes é o entrevistado de Benjamin Back no “Aqui com Benja”, do Fox Sports, à meia-noite de sábado para domingo. Na gravação, sobre a amarelinha, disse que “não fujo de desafios, mas, também, não durmo e acordo pensando em ser técnico da seleção”.

“Acredito que faltou respeito comigo”, contou Mano, referindo-se à sua última passagem pela seleção.

Bate – Rebate

• “Espelho da Vida” continua devendo, tem a Record na sua cola todos os dias, mas vem apresentando desempenhos muito bons...
• ... É o caso de Alinne Moraes, como Isabel, em outro grande trabalho.
• Aliás, existem atores e atrizes que, não por acaso,  nunca saem da mira dos autores...
• ... Regiane Alves, por exemplo, é uma das que se inclui neste grupo. Tomou conta da Mariacarla de “O Tempo não Para”.
• Alguma coisa não está batendo: a Rede 21 tinha no ar, terça-feira, faixa das 18 horas, um programa da Igreja Universal falando de fake news...
• ... Inclusive com uma arte escancarada na tela...
• ... Só que apresentando o depoimento de uma advogada, falando que havia descoberto a igreja e lá encontrado aquele que hoje é o seu marido...
• ... Caso de tentar descobrir a relação do fake news com o depoimento dela...
• ... Ainda não consegui.
• O desenho de animação “Encantado” chega aos cinemas no dia 29, aqui com as vozes de Larissa Manoela e Leonardo Cidade.

*Colaborou José Carlos Nery