Topo

Coluna

Flávio Ricco


MPF pede condenação da Globo por reprise de "Belíssima"

Elenco reunido nas comemorações dos 13 anos de "Belíssima"  - Raquel Cunha/Globo
Elenco reunido nas comemorações dos 13 anos de "Belíssima" Imagem: Raquel Cunha/Globo

Colunista do UOL*

06/11/2018 00h06

O Ministério Público Federal, em Minas, ajuizou ação civil pública contra a Globo, pedindo “indenização por danos morais coletivos” por entender que a exibição de “Belíssima”, no “Vale a Pena Ver de Novo”, se dá em um horário inapropriado.

De acordo com o procurador da República, Fernando de Almeida Martins, autor da ação, “ao não se permitir a censura de conteúdo, a Constituição da República permite ao poder público criar mecanismos para informar ao público a natureza dos espetáculos, separando-os por faixa-etárias e indicando horários para exibição”. O jurídico da Globo já está cuidando do caso. 

O que nos leva, mais uma vez, à já cansativa questão da “classificação indicativa”. Ou que nos remete ao mais recente e pitoresco exemplo, o de “Deus Salve o Rei”, que teve a sua “classificação indicativa” alterada, depois da novela encerrar a sua exibição.

Como também nos permite perguntar: o que no caso de “Belíssima” existe de tão proibido ou nocivo que um público de 10 anos não pode assistir, mas o de 12 pode?

Streaming

A NetFlix planeja lançar em abril a série “Coisa Mais Linda”, produzida pela Prodigo Films, com Maria Casadevall.

Um trabalho em sete episódios, ambientado nos anos 1950 e que gira em torno de mulheres feministas da época. Boa parte da história se desenrola em um clube de Bossa Nova.

Contra o patrimônio

Ontem, no lugar do “Superpoderosas”, a Band colocou no ar uma sessão de desenhos animados.

Quer uma opinião sincera? Era melhor o “Superpoderosas”. Os desenhos são ruins, mas ruins demais. Quem trouxe?

Nívea Stelmann - Paulo Damasceno/TV Globo - Paulo Damasceno/TV Globo
Nívea Stelmann volta à Globo em "Verão 90"
Imagem: Paulo Damasceno/TV Globo
Participação especial

“Verão 90”, na fila das 7, com estreia em janeiro, vai marcar o reaparecimento de Nívea Stelmann em novelas da Globo. A última foi “Morde & Assopra”, em 2011.

Participação em alguns capítulos, como Sandra, estrela de um filme que também tem no elenco Mario Frias, seu ex-marido na vida real.

Locações 

O diretor Alexandre Avancini foi de novo para o Marrocos, desta vez atrás de locações e gravações de stock shot para a macrossérie “Jezabel”, substituta de “Jesus”.

Depois de se decidir pelas produções bíblicas, para a Record, Marrocos ficou logo ali.

Série médica

O Discovery confirma para esta quarta-feira, às 20h30, a estreia da série “Confissões Médicas”, realizada em parceria com a Boutique Filmes. Formato docudrama, reconstitui casos que marcaram a carreira de seis médicos brasileiros.

A cada episódio, serão apresentadas três histórias, reconstituídas e interpretadas por atores, com temas que vão desde emergências médicas e doenças misteriosas a cirurgias.

Monica Iozzi - Divulgação/TV Globo - Divulgação/TV Globo
Monica Iozzi e Alice Caymmi, hoje, no "Amor & Sexo"
Imagem: Divulgação/TV Globo
Mulher

O “Amor & Sexo”, da Fernanda Lima, nesta terça, na Globo, terá como tema o universo feminino.

Monica Iozzi e Alice Caymmi estão entre as convidadas e participam de um “inusitado” karaokê com músicas sobre a mulher.

Participação

Arthur Aguiar fará uma participação especial em “Malhação: Vidas Brasileiras” como Fábio. Ele será filho de um fazendeiro poderoso de Miguel Pereira, cidade onde vivia Márcio (André Luiz Frambach), filho de Rafael (Carmo Dalla Vecchia).

O ator trabalhou em “O Outro Lado do Paraíso” e mais  recentemente fechou contrato por prazo longo com a Globo.

Tem espaço

Nada no papel, tudo ainda em conversas, mas a volta de Marco Pigossi ao elenco da casa, já em condições de ser aproveitado em próximos trabalhos, é vista com muita simpatia na Globo.

Ao fim do seu último contrato, ele acertou com a Netflix para participar da série australiana “Tidelands”.

Futebol

A quarta rodada da Liga dos Campeões é o destaque do TNT e Space hoje e amanhã. Serão 12 jogos transmitidos por esses canais da Turner e também pelo Facebook.

Nesta terça, o Napoli enfrenta o PSG de Neymar (TNT), enquanto o Tottenham, do Lucas Moura, encara o PSV (Space). Ambos às 18h.

Família Abravanel

Sobre o Teleton e a participação da família Abravanel, Silvio Santos fará o encerramento com as filhas Patrícia e Rebeca.

Tiago Abravanel, autorizado pela Globo, estará na abertura, sexta, e Silvinha comandará a manhã de sábado com convidados e o elenco infantil da casa.     

Bate – Rebate

• Apresentador da edição carioca de “Os Donos da Bola”, Edilson Silva vai comemorar a marca de 1000 programas com uma feijoada, no próximo sábado, no estádio Nilton Santos (Engenhão)...
• ... Os seus convidados também irão acompanhar o clássico Flamengo e Botafogo. 
• Dia 22, na Livraria Argumento, do Leblon, Doc Comparatto vai lançar uma edição renovada do clássico “Da Criação ao Roteiro – Teoria e Prática”.
• A Record, em comunicado distribuído ontem, informou que Ana Hickmann renovou seu contrato por mais 3 anos.
• José Loreto, atualmente gravando “O Sétimo Guardião”, já está escalado para a festa do Emmy, dia 19 em Nova York, nos EUA...
• ... Viaja pela série “Mais Forte que o Mundo”, sobre a vida do lutador José Aldo.
• Ontem, segunda, começo de semana, foi mais um dia de demissões na TV Gazeta...
• ... De acordo com a própria emissora, tudo de acordo com a nova reestruturação colocada em prática.
• O autor  Carlos Lombardi vai oferecer um workshop inédito de roteiro, sábado agora, na programação do RioMarket 2018.

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco