Topo

Coluna

Flávio Ricco

Audiência: Rede TV! só não conseguirá passar a Band se não quiser

Reprodução/Instagram
Na programação da Rede TV!, Luciana Gimenez é uma das principais atrações Imagem: Reprodução/Instagram
Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. colunaflavioricco@uol.com.br

Colunista do UOL

03/12/2018 00h06

Não há ainda qualquer manifestação, mas com a maior das certezas é possível dizer que a direção da Rede TV! está trabalhando com a possibilidade de perder uma das igrejas no ano que vem.

Ou Universal ou Internacional da Graça de Deus. Internamente se dá como certa a saída de uma das duas.

Na sua grade diária, a IURD ocupa cinco horas e meia da programação, contra quatro horas e meia da Internacional da Graça. Isto só as duas, sem considerar a Graça da Luz, com outras três horas. No caso de todas o registro de audiência nunca passa do zero. É traço o tempo inteiro.

Curioso é que, mesmo diante de tudo isso, a Rede TV! passou a brigar em números muito iguais com Band, que durante todo o dia só tem até aqui 50 minutos nas mãos de terceiros, por acaso a igreja do R.R. Soares. 

E, um cenário que também nos leva a algumas conclusões. 

A primeira é que a Rede TV!, quando faz televisão, está fazendo melhor que a Band. A outra é que, sendo obrigada a produzir mais, os seus resultados serão melhores que os atuais, e com sobras suficientes para se estabelecer no quarto lugar.  

Perrengue

Acostumada a trabalhar com a presença de igrejas, a saída de qualquer uma, naturalmente, fará grande diferença especialmente no caixa da Rede TV!.

A vantagem dela, em relação às demais, é saber fazer televisão barata.

TV de antigamente

A Band, mais que todas, é uma televisão que precisa da presença de gente do mercado. Pessoas do meio, com conhecimento do produto e suficientemente capazes de promover uma reviravolta completa na sua situação.

Ela é, hoje, uma TV que parou no tempo, sem qualquer cuidado nem mesmo com a maneira de se apresentar. Existe, por exemplo, imagem mais cansada que a do "Jornal da Band"? 

Drama de muitas

O problema de várias TVs, e esta santa coluna já cansou de repetir, é que em meio à incompetência presente, algumas se acostumaram a viver de formatos. 

Passaram a ser dependente deles. Olha quantos tombos, por insistir na prática, historicamente já tomaram Band, Record e companhia bela 

Resistência interna 

O pior, mesmo diante de tantos insucessos, é que ainda existe resistência na contratação de profissionais criativos. 

Como o jogo de interesses fala mais alto, e esta prática, a compra de formatos, sempre enche o bolso de alguns, as barreiras internas continuam muito fortes.

Isabella Pinheiro/Globo
André Marques vai apresentar nova edição do "The Voice Kids" Imagem: Isabella Pinheiro/Globo

Avançado 

A nova temporada do "The Voice Kids", apresentação do André Marques, só estreia em 6 de janeiro, mas os trabalhos estão avançados na Globo.

Toda a fase de audições foi concluída. Agora vai entrar na gravação das batalhas. Carlinhos Brown, Cláudia Leitte e a dupla Simone e Simaria(que era dúvida) seguem como técnicos. A grande final será no dia 14 de abril.

Escala normal 

Apesar de o "Mais Você" não estar mais sob o guarda-chuva do Boninho, direcionado agora para o jornalista Mariano Boni, nada muda em relação ao "Big Brother", no tocante aos eliminados do reality. 

No "dia seguinte", eles se apresentarão normalmente no programa da Ana.  

Virou um problema

"Espelho da Vida", a novela das 6, teve um começo promissor. Elenco bom, história que prometia, mas que aos poucos deixou de empolgar o seu público, como comprovado pela queda de audiência. 

Como virar esse jogo é grande questão na Globo. E a estreia da sua substituta, "Órfãos da Terra", só será em março.  

Tudo certo

Os estúdios da Vera Cruz, em São Paulo, os mesmos que são utilizados por Gugu Liberato ("Canta Comigo") e Luciano Huck ("The Wall"), serão palco das gravações do reality musical "The Four", a partir de janeiro. A GGP, do Gugu, não passou de uma das possibilidades.

Apresentação da Xuxa e programa ligado ao núcleo de Rodrigo Carelli. 

Mudança aos domingos

A Globo, sem futebol, terá uma sessão dupla de filmes aos domingos, e por aí se entenda os dias 16, 23 e 30.

Logo depois do "Temperatura Máxima", pela ordem, serão apresentados "A Bela e A Fera"(2014), "OZ - Mágico e Poderoso" e "Piratas do Caribe - No Fim do Mundo".

Divulgação
André Bankoff está, de novo, na Record Imagem: Divulgação

Contratado 

Afastado de lá desde a novela "Poder Paralelo", exibida em 2009, André Bankoff está de volta à Record. 

Agora para viver o Rei Acabe, um dos principais papéis de "Jezabel", substituta de "Jesus". Macrossérie dirigida por Alexandre Avancini, terá gravações no Marrocos e em Paulínia-SP.             

Bate - Rebate

*    Gravações do "Programa Silvio Santos" irão continuar até 15 de dezembro...
*    ... Só no dia seguinte, 16, ele viajará em férias para os Estados Unidos.
*    A apresentadora Maria Eugênia Suconic, a Mareu, e a Miss Brasil 2017, Monalysa Alcântara fecharam com a Band participação no "Miss Universo"...
*    ... Transmissão no dia 16, domingo, a partir das 22h, sob o comando de Renata Fan. 
*    A novidade é que "Os Donos da Bola" está saindo do estúdio...
*    ... Neto, agora, passa a fazer também externas. A primeira foi com Gabigol, no Santos.
*    Faltando ainda decidir o representante sul-americano, o SporTV já tem confirmada a transmissão do Mundial de Clubes...
*    ... Só não há ainda a decisão de mandar equipe para os Emirados Árabes... 
*    ... Parece que vai ser feito tudo daqui. A final será no dia 22 de dezembro.
*    A TV Gazeta-SP marcou para a próxima quarta-feira a gravação de um especial de fim de ano...
*    ... O programa será comandado por Ronnie Von e Regina Volpato...
*    ... Terá plateia e contará, entre outros, com as participações musicais do Exaltasamba, Katinguelê e Turma do Pagode.
*Colaborou José Carlos Nery