PUBLICIDADE
Topo

Coluna

Flávio Ricco


Flávio Ricco

Você não pode linkar "JN" com novela, diz autor de "Guardião"

Aguinaldo Silva e Marina Ruy Barbosa, autor e atriz de "O Sétimo Guardião" - João Cotta/TV lobo
Aguinaldo Silva e Marina Ruy Barbosa, autor e atriz de "O Sétimo Guardião" Imagem: João Cotta/TV lobo
Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. colunaflavioricco@uol.com.br

Colunista do UOL*

18/12/2018 00h06

Colocar "O Sétimo Guardião" em uma fictícia cidade, num lugar qualquer de Minas Gerais, com seus divertidos e estranhos personagens, foi um plano do Aguinaldo Silva desde o início ou a partir do momento que começou a imaginar este seu novo trabalho.

 "Você não pode linkar o 'Jornal Nacional' com a novela. O 'JN' já é uma novela do dia a dia. Por isso resolvi fazer uma história assim, bem-humorada, pra cima, para as pessoas rirem muito", explica o autor.

"A realidade está muito difícil, não por causa de acontecimentos recentes, mas devido à violência, ao desamor das pessoas. Acho que a internet contribui muito pra isso, pra disseminação do ódio", prossegue.

"O jornal cumpre a obrigação dele, de retratar bem a realidade, mas a função da novela é outra: oferecer uma pausa pra respiração, pra relaxar e enfrentar o dia seguinte", pondera.

Segundo Aguinaldo, "O Sétimo Guardião" vai continuar assim, com o humor sempre presente e onde até a sua vilã mor, Lília Cabral, é uma das mais engraçadas.

Maiores cuidados

As escalações de novelas e séries na Globo passaram a observar cuidados ainda maiores.

Um dos principais, será sempre observar o período de exibição, para que o mesmo artista, não esteja em cartaz, simultaneamente, em dois trabalhos diferentes.

Exemplo que vale

"Cine Holliúdy", inspirada no filme do mesmo nome de Halder Gomes, gravada no começo do ano, continua na sala de espera até agora.

E continua, porque Letícia Colin, a sua protagonista, até poucos dias estava em cartaz na novela "Segundo Sol".

Débora Bloch - Reprodução/Globo - Reprodução/Globo
"Segunda Chamada" é o próximo trabalho de Débora Bloch na Globo
Imagem: Reprodução/Globo

Outro caso

Está definida a escalação de Débora Bloch como protagonista da série "Segunda Chamada", de Julia Spadaccini e Carla Faour. 

Exibição prevista para outubro, o que, noves fora, significa que até lá Débora não irá se envolver em nenhum outro trabalho.

Ritmo diferente

Enquanto uma boa maioria das produções de programas e apresentadores já entrou em férias ou está em vias de, o exatamente inverso acontece com o pessoal do jornalismo.

Plantões, movimentando as suas principais figuras, começam a ser ativados, para a cobertura de posse, em Brasília e nos estados, no dia 1º de janeiro.

O Último

A propósito de férias, o "Domingão do Faustão", foi exibido, domingo, pela última vez ao vivo neste ano.

Equipe em férias e retorno das atividades marcado para segunda quinzena de janeiro.

Faixa de Gaza

Alguém de bom juízo, na Band, precisa urgentemente separar as produções do "Café com Jornal" e "Os Donos da Bola".

Está uma guerra declarada entre as duas. Um constrangimento danado. Para evitar alguma coisa pior, não custa nada colocar uma longe da outra.

Distância 

Apesar de ter feito o registro da marca GloboFlix, o Grupo Globo não pretende usá-la em seu serviço de streaming, alvo agora de um grande investimento. 

A lembrança com a Netflix, sugerida por alguns, foi vetada pela maioria. Globoplay ainda é o que mais agrada e será mantido.

Lá também 

"Jezabel", que vem aí na Record, terá cenas gravadas no Marrocos.

"Gênesis", na fila, também pensa em usar locações do mesmo país.

O mundo da Record, em se tratando de novelas, está bem resumidinho.

Proibido 

Leva o título provisório de "Fruto Proibido" uma nova minissérie da Globo escrita por Ricardo Linhares. Um trabalho baseado no livro "Cacau", de Jorge Amado, lançado em 1933. 

Conta a história de José Cordeiro, trabalhador de uma fazenda, alguém muito orgulhoso da sua função. Ele tem a oportunidades de crescer na vida, mas abre mão disso e de uma grande paixão, por acreditar no seu ideal revolucionário.

Linha de montagem

Com o texto dos 12 capítulos já escritos e entregues, vem aí a segunda temporada de "Filhos da Pátria", criação do Alexandre Machado e Bruno Mazzeo.

Salvo qualquer contraordem, a produção será ativada entre março e abril.

Gatonet

O presidente da ABTA, Oscar Simões, revela que combater a pirataria, será uma das prioridades em 2019. O crime organizado vem avançando nesta área, ameaçando milhares de empregos do setor audiovisual e a segurança dos próprios usuários. 

Segundo ele, "as empresas do setor e o poder público estão somando esforços em ações de conscientização, fiscalização e penalidades para quem pratica ou possibilita o furto de sinal". 

Marieta Severo e Fernanda Montenegro - Divulgação - Divulgação
Marieta Severo e Fernanda Montenegro nos camarins do o Teatro PetroRio das Artes
Imagem: Divulgação

Teatro

Sábado, na zona sul carioca, foi inaugurado o Teatro PetroRio das Artes.

Em sessão fechada para convidados, plateia só de famosos, Fernanda Montenegro apresentou o monólogo "Nelson Rodrigues por ele mesmo".

Bate - Rebate

*    Vai que vai... Por enquanto não existe nenhuma pretensão da direção do SBT em mexer na sua programação jornalística...
*    ... Em todo caso, este é um assunto que sempre é tratado diretamente pelo dono...
*    ... E Silvio Santos, mesmo em férias e longe do Brasil, nunca se afasta totalmente dos assuntos do SBT.
*    Alexandre Nero também está no elenco de "4 por 4"...
*    ... O filme, produção argentina, tem direção do brasileiro João Wainer.
*    Depois de muito tempo no humor, sempre figurando no time titular da Globo, parece definitiva a mudança do Nelson Freitas para as novelas...
*    ... Agora, em novo trabalho, ele está aparecendo muito bem em "O Tempo Não Para".
*    Carmo Dalla Vecchia vai demorar um pouco para entrar nos trabalhos de "Órfãos da Terra", novela das 6, que vem aí na Globo...
*    ... O seu personagem, um vilão, parceiro de Alice Wegmann, só entra na segunda fase.
*    A Top FM, em São Paulo, no dia 8, 7 da noite, estreia o programa "Os Tops da Bola", com apresentação de Weber Lima e Luciano Faccioli...
*    ... E as participações dos ex-jogadores Basílio, Zetti e César Sampaio. 
   

*Colaborou José Carlos Nery
 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Flávio Ricco