Topo

Coluna

Flávio Ricco


Confirmado! Primeira contratação da CNN Brasil vem da BBC de Londres

Américo Martins foi escolhido para assumir a vice-presidência de Conteúdo da CNN Brasil - Valter Campanato/Agência Brasil
Américo Martins foi escolhido para assumir a vice-presidência de Conteúdo da CNN Brasil Imagem: Valter Campanato/Agência Brasil
Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. colunaflavioricco@uol.com.br

Colunista do UOL*

06/02/2019 00h06

Foi disparado, enfim, o processo de contratações da CNN Brasil. E o primeiro nome já é um conhecido da televisão brasileira, que por alguns anos ocupou a superintendência de Jornalismo e Esportes da Rede TV! e, depois, quase na sequência, veio a ser presidente da EBC. 

Passou também pelas redações da Folha e Jornal do Brasil. Trata-se de Américo Martins, convidado pelo CEO, Douglas Tavolaro, para assumir a vice-presidência de conteúdo da CNN brasileira. A CNN Brasil confirmou a contração de Américo por meio de comunicado nesta quarta-feira (6) e enalteceu o trabalho do jornalista. 

Segundo Douglas Tavolaro, CEO da CNN Brasil, a chegada do executivo será de fundamental importância nesta fase de implantação do canal. "A experiência jornalística do Américo Martins contribuirá com a dimensão do nosso projeto e com os desafios que temos pela frente. É um profissional talentoso, com grande conhecimento e alinhado com a linguagem que vamos adotar na CNN Brasil", destaca Tavolaro.

"Ajudar a lançar a CNN Brasil é um privilégio para qualquer jornalista. Trata-se de uma das marcas mais importantes e com maior credibilidade no jornalismo mundial. Este projeto é muito importante para a renovação da imprensa no Brasil e é um orgulho participar desse desafio", diz Américo.

Em duas ocasiões, uma antes e outra mais recentemente, o jornalista foi chamado para posições de comando na BBC de Londres, como a direção de Parcerias Globais e a própria Redação.

Assim que for possível se desligar totalmente da sua vida na Inglaterra, Américo irá se incorporar ao trabalho que Tavolaro já vem realizando, na montagem de toda estrutura deste novo canal de notícias.

Posto de observação

Vildomar Batista, alguém que durante muito tempo cuidou do "Hoje em Dia", na Record, e também dirigiu Gilberto Barros na Band, está em conversar para voltar e cuidar do novo programa das manhãs, que terá apresentação de Joel Datena.. 

Ontem, ele já foi visto circulando livremente pelos corredores da casa.

Reality da Cultura 

A TV Cultura também embarca na onda dos realities shows, com a estreia do "Cultura - O Musical", em abril. Em cada episódio, os participantes irão apresentar números selecionados pela produção. 

Entre as peças escolhidas, "Wicked", "A Noviça Rebelde", "West Side Story", "Les Misérables", "Evita", "Mamma Mia", entre outras. Gravações em março, no Teatro Franco Zampari, em São Paulo.

Logotipo

O Animal Planet, da Discovery, vai apresentar seu novo logotipo nesta sexta-feira.

Uma mudança que já aconteceu, em outubro, nos Estados Unidos e Reino Unido, mas que só agora irá se promover no Brasil e em outros 200 países. 

Na ativa

Geraldo Luís voltou a fazer gravações para o "Domingo Show" na segunda-feira.

Passou o dia na região de Campinas-SP. As informações que vêm de dentro da Record, indicam mudanças importantes na sua equipe. Mudanças que devem significar ou serem entendidas como reforços.

TV Paga 

O AXN, da Sony, foi o canal de séries mais assistido da televisão por assinatura no Brasil em 2018, de acordo com os dados consolidados do Kantar Ibope. 

Além disso, ocupou a quinta posição no ranking geral, em um cenário com canais infantis, esportivos e de filmes. O AXN também manteve a liderança entre a audiência feminina, classes ABC, acima de 18 anos.

De duas, uma

Ou o manual da boa conduta nem chegou a ser distribuído no esporte da Band, ou foi e ninguém está respeitando.

A baderna, que nunca deixou de existir, está ainda mais instalada nos seus programas esportivos. É de se lamentar.

Cláudia Barthel vai partir em uma expedição para a Antártida - Rede TV!
Cláudia Barthel vai partir em uma expedição para a Antártida
Imagem: Rede TV!

Expedição Antártida 

A convite da Marinha do Brasil, a jornalista Cláudia Barthel, da Rede TV!, partirá em uma expedição à Antártida, que começa dia 24 e vai até 15 de março.

Todos os registros da viagem, incluindo a rotina dos profissionais da marinha brasileira, serão exibidos em edição especial do programa "Documento Verdade".

Vai longe 

O SBT renovou contrato com atores de "As Aventuras de Poliana" até dezembro - lembrando que a novela estreou em 16 de maio de 2018. 

Pelo andar da carruagem, e colocando nessa conta os conhecidos truques de edição, tudo leva a crer que chegará fácil, fácil até 2020. 

Sessão de gala 

 "Besouro", produzido pela Mixer Films, terá uma "sessão de gala" no Pan African Film Festival, escolhido como de Melhor Filme em 2011. 

O Festival se realizará entre os dias 7 e 18, em Los Angeles, e este filme será exibido três vezes ao longo da programação nos dias 9, 14 e 18.

Aposta 

O Canal OFF repaginou a pista de skate bowl da Casa Flutuar, em Florianópolis, uma das mais disputadas do país, e fica agora responsável pela manutenção do espaço.

No local, irá promover ações com o seu elenco, pré-estreias e exibição de filmes do Cine OFF.

Sandra Bullock, atração do “Supercine”, da Globo - Manuela Scarpa/Brazil News
Sandra Bullock, atração do “Supercine”, da Globo
Imagem: Manuela Scarpa/Brazil News

Vencedores 

Nos três sábados que antecedem a festa do "Oscar 2019", o "Supercine", da Globo, terá uma programação especial, exibindo produções que levaram a estatueta. Começa neste próximo, com "Django Livre", vencedor de melhor roteiro original e melhor ator coadjuvante em 2013, com Christoph Waltz.

No dia 16, vai ao ar "Ela", que levou o prêmio de melhor roteiro original em 2014. Fechando a lista, dia 23, "Um sonho possível", vencedor da categoria melhor atriz em 2010, com Sandra Bullock.

Bate - Rebate

*    O escritor Mario Viana promove dia 16, a partir das 17h, na Casa das Rosas, em São Paulo o lançamento do livro "O Tio do Pavê e outras crônicas".    
*   O cantor Lucas Lucco gravou ontem, terça, participação na série "Os Roni", estreia do Multishow em 18 de abril. 
*    Luciano Huck, depois das férias, também já reiniciou as suas gravações na Globo.
*    Hoje, 21h30, tem "Libertadores" na Globo e SporTV...
*    ... Ainda pela prévia da competição, jogam Talleres e São Paulo na Argentina, em Córdoba.
*    As gravações do "MasterChef", iniciadas segunda-feira, na Band, seguem normalmente...
*    ... Como também os preparativos para a estreia de "O Aprendiz", com Roberto Justus.   
*    O canal Fox Sports completou ontem sete anos de atividades.
 
*Colaborou José Carlos Nery