Topo

Coluna

Flávio Ricco


Fôlego incomum: "Éramos Seis" irá para a sua quinta versão

Marcos Ribas/BrasilNews
Glória Pires será a protagonista da quarta "Éramos Seis", agora na Globo Imagem: Marcos Ribas/BrasilNews
Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. colunaflavioricco@uol.com.br

Colunista do UOL*

2019-02-08T00:06:00

08/02/2019 00h06

São poucos os casos de novelas, entre as tantas realizadas da Tupi até os dias atuais, capazes de suportar uma nova versão.

Uma relação que contempla, se considerarmos o tamanho do volume imposto, alguns raros títulos, como "O Rebu", "Mulheres de Areia", "Escrava Isaura", "Gabriela", "Sinhá Moça", "Ti Ti Ti", "Saramandaia", "Guerra dos Sexos", "Cabocla"...

E "Éramos Seis", que agora, reforçando ainda mais sua posição nesta lista, irá se distinguir da grande maioria por chegar na Globo, no segundo semestre deste ano, à sua quinta produção, depois de Record, Tupi duas vezes, e SBT. 

A primeira, em 1958, foi adaptada por Ciro Bassini e Gessy Fonseca no papel de "dona Lola", sem regularidade de exibição. As três últimas, 1967, 1977 e 1994, respectivamente, tiveram Cleyde Iaconis, Nicette Bruno e Irene Ravache como protagonistas. Esta próxima, com adaptação de Ângela Chaves e direção de Carlos Araújo, já tem como certa e confirmada a escalação de Glória Pires.

Diante da sua exibição, antecipada para o segundo semestre deste ano, em vez do começo do próximo, houve uma completa reformulação no processo de trabalho.

A escalação do seu elenco agora passa a ter prioridade absoluta.

Outro detalhe

A imaginada homenagem a ser prestada a Nicette Bruno, porque foi ela a Lola da Tupi, não foi totalmente descartada, mas com a antecipação da novela ficou mais difícil de acontecer.

Nicette, ao longo desses próximos meses, estará se dedicando às gravações de "Órfãos da Terra", que irá anteceder "Éramos Seis".

Reprodução/YouTube
Record vai estrear em fevereiro o “Troca de Esposas”, com Ticiane Pinheiro Imagem: Reprodução/YouTube

Bem na fita 

O reality "Troca de Esposas", com Ticiane Pinheiro, estreia da Record no dia 14, foi pensado para formato de temporadas, a exemplo de outros em cartaz. 

Sua captação conta com câmeras supermodernas e, tudo indica, não ficará somente na primeira temporada. Está bem avaliado internamente.   

Cada dia mais

O Grupo Globo está acentuando bem o aproveitamento de todos os profissionais do jornalismo e esporte em seus vários veículos.

E um procedimento que irá se estender ainda mais nos próximos tempos. 

Programa especial

Geraldo Luís vai abrir a temporada, ao vivo, do "Domingo Show", neste ano, com um programa especial, gravado inteiramente em Brumadinho.

Trabalhos começaram já nas primeiras horas de quarta-feira e devem se encerrar só ao longo do dia de hoje.

Hebe Eterna

O Farol Santander, em São Paulo, dia 19, vai dar início à exposição "Hebe Eterna", nos andares 19º e 20º.  

Um trabalho que narra a trajetória de uma das maiores artistas do país. Entre outras coisas, os visitantes terão a oportunidade de realizar o sonho de sentar no sofá da Hebe.

Curiosidade

Em todas essas ações sobre Hebe -  documentário, filme e série na Globo, vale destacar que 80% das roupas utilizadas por Andréa Beltrão nas gravações são originais - pertenceram à artista, como também sapatos e joias. 

São bem elogiados os trabalhos de Carolina Kotscho(pesquisa e roteiro) e Maurício Farias, direção.

Mariana Vianna
Maria Clara Gueiros nas filmagens de “Ela Disse, Ele Disse”, Imagem: Mariana Vianna

Durona 

Maria Clara Gueiros vive Madalena, uma diretora de escola muito linha-dura, nas filmagens de "Ela Disse, Ele Disse", baseado no livro de Thalita Rebouças, que estão acontecendo no Rio de Janeiro.

O longa tem Duda Matte e Marcus Bessa nos papéis dos protagonistas Rosa e Léo, e Maísa Silva como a antagonista Júlia. 

Concorrência

Na quarta-feira, a CBF abriu os envelopes com novas propostas para mídia dos painéis, mais leds e direitos internacionais do Brasileirão 2019.

Não divulgou nada na hora. Todo o processo tem a auditoria da Ernest Young.

A propósito

A partir do momento em que a Conmebol chamou para ela a responsabilidade de gerar os jogos da "Libertadores", bem que ela poderia ter pensado em fazer isso com um mínimo de competência.

Até aqui, o trabalho apresentado na grande maioria dos jogos, está bem abaixo da crítica.

MMA

Jéssica Andrade, a Bate Estaca, um dos novos talentos do MMA feminino, será a protagonista do primeiro episódio da nova temporada da série "Nascidos para o Combate", que estreia segunda-feira, às oito da noite, no canal Combate.

Produzida pela Mixer, reúne quatro episódios semanais de 50 minutos cada.

Bate - Rebate

*    Depois de 3 anos na Record Itapoan, na Bahia, o diretor Fabiano Falsi está de volta a São Paulo para atuar no núcleo de reportagens investigativas. 
*    Depois do "The Four" e antes de um novo trabalho, Xuxa pretende passar um tempo fora do Brasil.
*    Cláudia Raia, como sempre, exagera um pouquinho, mas está aparecendo muito bem em "Verão 90".
*    "Dogville", em cartaz no Teatro Porto Seguro, em São Paulo, já é considerada um sucesso...
*    ... De bilheteria e crítica...
*    ... O espetáculo tem Mel Lisboa e Fábio Assunção em seu elenco.
*    A Netflix, presente em mais de 190 países, trabalha com novos planos de crescimento...
*    ... O objetivo é aumentar esse número de maneira bem importante.
*    Globo já começa a acelerar a produção de "Bom Sucesso"...
*    ... É a próxima na fila das 19 horas, de autoria de Rosane Svartman e Paulo Halm.

*Colaborou José Carlos Nery